Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal

Vi um filme sobre pesca de discus no rio negro, e o pescador diz que para conservar os discus apos a sua pesca, aplica um pco de sal no recipiente onde estes ficam até a sua venda..

Tem por objectivo eliminar os parasitas dos discus e as suas doenças, de modo a que fiquem novamente com as suas cores caracteristicas, e de boa saude!

A minha questão é a seguinte: Será que se aplicar-mos uma colher de chá com sal, apos a TPA no aquario ( 1 para cada 50/75 ltos de agua ) conseguiremos prevenir o aparacimento de parasitas/doenças nos discus??

Fica a questão, até pq o sal é bem mais barato do que qualquer outro tipo de tratamento/medicamento utilizado para o efeito..

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Publicado:

O sal pode ser usado preventivamente em soluções 1 a 2g/L.

Pode ser usado para banhos de curta duração para tratamentos bacterianos/fungicos em soluções até 10g/L.

Para mim é dos melhores e mais baratos tratamentos que se podem fazer aos peixes... contudo há peixes que não toleram os sal, nomeadamente a maior parte das coridoras.

PauloA :(

Publicado: (editado)

Entao 300g num aqua de 300 lts n seria mau para os discus mas sim para as cory?

Cumps

André_aP

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.
Publicado:

Boas,

De facto já li sobre isso, inclusivé um criador de singapura. O sal pode funcionar como desparasitante, alem disso "conheço", um criador de singapura que utiliza sal em toda a água de discus, e que se dá muito bem com ela, alem de recomendar...

Pessoalmente só utilizo em casos de doença...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Nos meus eu coloco um pouco menos.. nomalmente ando pelos 0,2/L a 0,5g/L.... e mantenho as coridoras sem crises.

Convém é não adicionar tudo de uma vez... e observar os peixes. Pois alguns não gostam.

Os meus discos e escalares não se dão mal e não tenho doenças... a unica coisa que tenho de tratar com medicamentos são os nematodos...

PauloA :tapfoot:

Optimo!

Vou comerçar a aplicar aos pcos no meu aqua.. como os meus red alenquer ainda são pequenos ja ficam habituados :tapfoot:

Vamos ver em relação as cory..

Cumps

Andre_aP

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.
Publicado:

Ola,

Acabo de ler o tópico e fiquei interessado mas tenho uma pergunta, isto é aplicavel num plantado???

tenho usado azul de metileno, mas tenho a sensaçao que ainda anda coçadeira por lá em casa...

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:

Que tipo de sal voces usam??? Nao se poderá tambem utilizar bicarbonto de sodio para o mesmo efeito???

Deus, Pátria e Familia

excelente pergunta!!!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:
  gt_tesketa disse:
Que tipo de sal voces usam??? Nao se poderá tambem utilizar bicarbonto de sodio para o mesmo efeito???
  fxbrito disse:
excelente pergunta!!!

Não percebo a excelência da pergunta....

O sal actua pois os parasitas não toleram o sal (cloreto de sódio NaCl).

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) não tem qualquer efeito sobre os parasitas. O único efeito que tem é neutralizar a acidez da água... através de um processo já largamente explicado algures no forum...

A unica semelhança é terem os dois sódio (Na) na sua composição....

Quanto ao tipo de sal, o sal para cozinha mais barato que há no supermercado... ou então sal para os aqua marinhos....

PauloA :busted_red:

PS: contudo, posso estar errado....

Só a minha opinião.

o sal faz com que a pressão osmótica dentro das células e dos seres vivos aumente, fazendo com que a água saia das células, isto é bom porque as doenças são unicelulares (exceptuando os fungus) e logo que toda a água saia de dentro de si elas morrem.

alguns peixes conseguem controlar a pressão osmótica, existem peixes que não o conseguem fazer, como exemplo temos as corydoras e os plecos que pertencem á familia dos peixes gatos, quando introduzimos sal no aquário estes peixes não conseguem regular a pressão osmótica, podem até não morrer mas podem sofrer algum dano irreparável.

Na minha opinião só deve ser usado o sal em caso de necessária intervenção...caso contrário acho desnecessário...

devo dizer que por experiência pessoal só uso sal por 3 motivos...aumento de condutividade ou como tratamento necessário de parasitas externos...ou para infecções do foro interno.

Se querem manter os vossos peixes saudáveis e estamos a falar de discus principalmente...

o segredo é basicamente os TPa´s , alimentação e pouco mais...

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Paulo a excelencia da pergunta era no tipo de sal, já li por aqui que o sal de cozinha, nem todo serve...

Quanto a se usar em comunitario e casos especificos... já esta respondido.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:
  João Ferreira disse:
Se querem manter os vossos peixes saudáveis e estamos a falar de discus principalmente...

o segredo é basicamente os TPa´s , alimentação e pouco mais...

Esta tudo dito.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:
  Jorge Oliveira disse:
Já agora.A seguir a adicionar o sal,é preciso TPA no dia seguinte ?Ou quando se faz TPA ?Com que % ?

Boas

Depende, se fizeres a TPA depois de colocares o sal, vai remover agua com X % de sal e colocar agua sem sal, logo perdes o " racio " de mg por litro de agua.. o melhor mesmo seria fazer a TPA e calculares a % de sal a colocar, atenção aos peixes gato!

Cumps

Andre_aP

Publicado:

Creio que seja evidente se vamos fazer tratamentos a TPA deve ser feita antes.Não faz sentido ser logo após colocar-mos o medicamento,creio eu.

Eu gostava de saber era após adicionar o sal qual o procedimento seguinte...

Publicado:

Jorge...o procedimento seguinte é manteres o sal durante 3 a 5 dias sempre com os respectivos tpás e reposição do mesmo consoante a quantidade de agua que retiraste...

penso que seja isto que estás a perguntar...

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boa noite ainda vim aqui tentar esclarecer uma coisa mas não sei se faz sentido!

houve ai um colega que disse que seria num aquario de 300L \ 300g mas isso seria se fosse só vidro, porque com toda a decoração dentro do aquario talvez teremos que retirar mais um pouco de sal não ?

digo eu !! ou não será necessario !

cumps para todos !!