Travessas á francesa?


Recommended Posts

Ola

 

No meu aquario de 90 cm tenho de por um sistema para impedir o abaulamento do vidro de tras, mas as normais travessas á francesa são um bocado inesteticas.

 

A pergunta é será que eu metendo alguma coisa (tinha pensado num perfil em T em aluminio) colado na parte de fora, fará o mesmo serviço?

 

Aceita-se ideias

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de não ser má ideia...a questão é que tens de escolher um perfil com uma certa rigidez já que os perfis mais usuais são demasiados fininhos e não são para trabalhar nesse sentido...antes de comprares tenta verga-lo com bastante força...se dobrar, provavelmente nao te vai resolver o problema...

 

Depois tens a questão do....o aluminio faz força contra o que? provavelmente tens de meter uma "borda" á volta de toda a parte de cima do aquario...para o aluminio da frente fazer força contra o de trás o que, pelo que sei, no teu caso como é panoramico, é um grave problema...

 

Por isso ou escolhes um perfil forte e grosso...ou então uma travessa bem colocada mesmo no topo...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Tenho 2 aquários de (1,5X50X60), +/- 400 l. há mais de 5 anos com um travejamento em aluminio tipo T colocado no cimo do aquário ou seja se o vidro de tráz e frente medem 1,5 m. o perfil tem +/- 0,5 m. quer atráz quer à frente, estes por sua vez estão ligados com tiras pequenas (3) que fazem que o perfil da frente se reforce com o perfil de tráz.

Seria aconselhavel que fosse de aluminio mas daquele que é uzado em aguas marinhas. Este aluminio tem nome próprio um certo numero. Já li isso no sub-titulo de Eq. e Man. dos nossos amigos dos Salgados.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de alumínio, convém ser em aço inox, é muito mais resistente. O alumínio vai continuar a permitir o abaulamento, pois é frágil em relação à pressão da água.

 

As travessas francesas são inestéticas, mas se são usadas é por alguma razão..... Qualquer que seja o material que coloques como segurança na parte exterior do aquário nunca será tão fiável como a segurança interna, isto porque o centro de pressão é executado internamente e não no exterior. Se fosse assim tão simples, já não existiam travessas de segurança no mercado.

 

Já tivemos oportunidade de falar em relação a este assunto e, na minha opinião, acho que deves colocar uma francesa no vidro de trás do aquário. Depois de cheio não se vai reparar, a transparência do vidro não o permite.

 

No entanto, não há nada como experimentar e já sabes como é que há-des fazer para testar.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.