Recommended Posts

Publicado

boas, li algures aqui pelo forum que se fazia TPA´s coms agua mineral de garrafão porcausa do ph ect. aminha duvida é:

a agua mineral é bem melhor que a da rede(torneira)?

o que ganho com o facto de fazer tpa´s com agua mineral?

é que eu trabalho num lugar que posso arranjar disso ao pontapé...

:P

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Publicado:

Viva,

Sobre a agua da rede podemos ficar a saber que:

"Muitas pessoas usam água da torneira no aquário; é mais barata e fácil de usar. Infelizmente (para os aquariofilistas), as companhias da água adicionam químicos à agua de modo a torná-la segura para beber (e.g., cloro, cloramina para matar as bactérias). Mais recentemente, preocupações acerca da água em velhos tubos de chumbo provocou que se começasse a adicionar químicos que aumentam o pH à água (porque o chumbo dissolve-se menos em água alcalina). Consequentemente, a água da torneira tem de ser especialmente tratada antes de ser utilizada com segurança em aquários de peixes.

Outro problema potencial tem a ver com as variações nas propriedades químicas do fornecimento de água ao longo do tempo (e.g., mês a mês). Algumas zonas não têm água suficiente, vendo-se assim obrigadas a comprar água a zonas vizinhas em tempo de escassez. Se essa água tiver propriedades químicas diferentes (e.g. dureza), a química da água da torneira vai também variar. Como exemplo comum, altos níveis de bactérias são um problema maior no Verão do que no Inverno, especialmente em climas quentes. Em consequência, não é invulgar as companhias usarem mais cloro nos meses de Verão para manter as bactérias sob controlo. Até mesmo os factores como o tempo local podem ter impacto; fortes chuvas podem ter como causa uma baixa na dureza do seu fornecimento de água à medida que os reservatórios locais se enchem.

Em geral o cloro e a cloramina são os dois aditivos que causam maiores problemas. Note que estas duas substâncias são MUITO DIFERENTES"

O porquê de utilizar agua de garrafão é para mtas vezes não se passar por isto. No entanto eu tenho a possibilidade de utilizar a agua da torneira uma vez qe a minha vem com o PH ideal. Apenas tens que ter atenção ao tempo de repouso da agua e o seu tratamento. 48h no minimo para a agua repousar antes de ser colocada no aqua. Ou então ha elementos quimicos que controlam os valores do cloro e cloramina para ser "safe" utilizar a agua.

Se a tens ao pontapé e de facto é boa a água ... eu não pensava 2x

Abraço

João

Publicado:

ora ai está o que cria saber...

obrigado joao foste um boa ajuda

:)

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Publicado: (editado)

boas! eu usava muito agua do garrafão o que me poupava trabalho mas custava uns euros! quando reparei tinha o ph baixissimo e tive de subi-lo com bicarbonato (pois o ideal para as minhas especies é o ph neutro ou seja 7) desde então uso agua da companhia a qual deixo repousar e assim consigo manter o ph pois sai da torneira um pouco acima de 7 e não tive problemas e continuo a não te-los! pelo menos no que toca ao ph...

moral da historia escolhe uma agua que tenha um ph que te agrade e usa essa! tens aguas que vão desde os 5 aos 9 e picos! pode ser que essa que andas ai aos pontapés seja boa!

abraços

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!