Recommended Posts

Publicado

ola a todos,

tenho uma duvida quanto a iluminação, montei um aquário de 90L, mas como não posso dispor de muito dinheiro, tenho que arranjar soluções mais económicas

Para iluminar o aquário arranjei uma calha daquelas que temos na cozinha, com balastro ferromagnético (marca vs são as iniciais), duas lâmpadas de 18w.. ou então uma 36w penso.

. Agora esse balastro é de lâmpadas t5 ou t8?

. Esse balastro suporta lâmpadas aqua-glo? isto dentro dos w possíveis do balastro ou precisa de um balastro electrónico?

. Os arrancadores influenciam alguma coisa nas lâmpadas t5 ou t8, qual é a influencia deles?

cumprimentos

Publicado:

Boas,

Ferro-magnético é para T8.

Desde que sejam T8 dentro dos watts permitidos pelo balastro, suporta qualquer uma.

Os arrancadores, fazem com que o consumo de luz aumente. entre outras coisas que não estou seguro, por isso não vou escrever.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Os arrancadores como o próprio nome indica serve para arrancar com o sistema ou por outras palavras acender a lâmpada, depois de acesa até podes tirar o arrancador que não interfere em nada ficando a lâmpada acesa na mesma.

Alfredo Garcia

Publicado:

Então pelo que percebi, balastro Ferro-magnético serve para t8 desde que os w permitam a lâmpada.

Bem já agora gostava de saber se a iluminação que neste momento tenho no aquario é adequada,

2 x 18w

aquario de 90L com 35 cm de coluna de agua, as plantas são de facil cuidado, foxtail e Hygrophila polysperma , substrato fértil da JBL

Também tenho cuba, mas não acredito que se aguente.

cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!