baigodes Publicado Maio 17, 2010 Publicado Maio 17, 2010 ola a todos, tenho uma duvida quanto a iluminação, montei um aquário de 90L, mas como não posso dispor de muito dinheiro, tenho que arranjar soluções mais económicas Para iluminar o aquário arranjei uma calha daquelas que temos na cozinha, com balastro ferromagnético (marca vs são as iniciais), duas lâmpadas de 18w.. ou então uma 36w penso. . Agora esse balastro é de lâmpadas t5 ou t8? . Esse balastro suporta lâmpadas aqua-glo? isto dentro dos w possíveis do balastro ou precisa de um balastro electrónico? . Os arrancadores influenciam alguma coisa nas lâmpadas t5 ou t8, qual é a influencia deles? cumprimentos Citar
Nuno Dinis Publicado: Maio 17, 2010 Publicado: Maio 17, 2010 Boas, Ferro-magnético é para T8. Desde que sejam T8 dentro dos watts permitidos pelo balastro, suporta qualquer uma. Os arrancadores, fazem com que o consumo de luz aumente. entre outras coisas que não estou seguro, por isso não vou escrever. Citar ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
PDI Publicado: Maio 17, 2010 Publicado: Maio 17, 2010 Os arrancadores como o próprio nome indica serve para arrancar com o sistema ou por outras palavras acender a lâmpada, depois de acesa até podes tirar o arrancador que não interfere em nada ficando a lâmpada acesa na mesma. Citar Alfredo Garcia
baigodes Publicado: Maio 18, 2010 Autor Publicado: Maio 18, 2010 Então pelo que percebi, balastro Ferro-magnético serve para t8 desde que os w permitam a lâmpada. Bem já agora gostava de saber se a iluminação que neste momento tenho no aquario é adequada, 2 x 18w aquario de 90L com 35 cm de coluna de agua, as plantas são de facil cuidado, foxtail e Hygrophila polysperma , substrato fértil da JBL Também tenho cuba, mas não acredito que se aguente. cumprimentos Citar
Recommended Posts