JISAS Publicado Maio 15, 2010 Publicado Maio 15, 2010 Boas Pessoal. gostava de saber se se pode usar pedras de xisto (provenientes de rio) nos aqua de água quente e qual o tratamento a aplicar antes da introdução e se alguém souber, qual o efeito no PH da áqua (se tiver algum). Obrigado. Citar
29André Publicado: Maio 15, 2010 Publicado: Maio 15, 2010 Boas, se forem xistos, não há problema, tal como os basaltos. Este tipo de rochas não vai alterar o pH do teu aqua, que é a principal preocupação a ter quando escolhes uma rocha. Depois disto, há rochas do tipo calcário, e outras, que possuem calcite, e que vão alterar o pH do aqua, tornando-o mais ácido. O tratamento a dares à rocha, é lavares bem, remover todo o tipo de sujidade visível, depois uns 15 minutos mergulhada em água a ferver, e está pronta para colocar no aqua. Por norma, todas as rochas apanhadas em cursos de água são boas para colocar no aqua, mas só para ter a certeza coloca uma foto da dita, que logo te esclarecemos melhor. Citar
JISAS Publicado: Maio 16, 2010 Autor Publicado: Maio 16, 2010 (editado) Obrigado pela dica. como tenho um rio perto de casa apanhei umas quantas, umas tenho a certeza que são xisto, mas outras nem por isso (têm uma espécie de cristais tipo quartzo) e tava preocupado com a situação do PH. assim que tiver fotos meto aqui, qualquer informação adicional é sempre bem vinda. Editado Maio 16, 2010 por JISAS Citar
JISAS Publicado: Maio 18, 2010 Autor Publicado: Maio 18, 2010 Como podem ver a maior parte da constituição da pedra é xisto, mas aquelas partes brancas nao consigo identificar. ... já agora ... há algum problema em usar granitos ou mármores? Citar
Quo Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 por acaso ja apanhei pedras desse genero, o que está no meio é muito provavel que seja mármore. A questão de alterar o pH é mais nas zonas de Lisboa e algarve onde o terreno é de sedimentação. a questão com as tuas pedras são algas e protozoários. Logo precisas de passar por sal, lavar e escovar a pedra e colocar no microondas por uns minutos, deixando esturricar. 1 1 Citar
claudia santos Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 Como podem ver a maior parte da constituição da pedra é xisto, mas aquelas partes brancas nao consigo identificar. ... já agora ... há algum problema em usar granitos ou mármores? Olá Pelo brilho (apesar da rocha estar molhada, seca via-se melhor) o veio branco parece-me quartzo branco… Citar Claudia Santos ><((((º> ............ ><((((º>
Quo Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 (editado) quartzo ou marmore, a pedra nao tem problemas de pH, MAS devido à proveniencia (rio): terá algas (algas verdadeiras - as piores) protozoarios (como o ictio, sem conhecimentos como tratar em condições, mata peixes) e outros microorganismos. pode-se usar, mas têm que ser tratadas. Editado Maio 18, 2010 por Quo 1 1 Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 Olá O mármore é uma rocha calcarea que altera os parâmetros da água e como tal, em alguns biótopos não se podem utilizar. Cumprimentos Citar
pimenta Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 Olá O mármore é uma rocha calcarea que altera os parâmetros da água e como tal, em alguns biótopos não se podem utilizar. Cumprimentos Boas Não é dificil veres... Faz o seguinte.. coloca um pouco de vinagre na pedra se ferver não serve para o aqua... ou seja se ferver trata se da reação quimica de calcários na pedra logo altera os valores de ph. Cmptos Citar Pimenta " A solução para a poluição é a diluição "
JISAS Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Boas Não é dificil veres... Faz o seguinte.. coloca um pouco de vinagre na pedra se ferver não serve para o aqua... ou seja se ferver trata se da reação quimica de calcários na pedra logo altera os valores de ph. Cmptos Já fiz o teste e não houve reacção. Obrigado a todos pela ajuda. Citar
edi_mod Publicado: Fevereiro 27, 2012 Publicado: Fevereiro 27, 2012 o vinagre têm que ter algum nível minimo de acidez? qualquer vinagre dá para fazer o teste ás pedras? Citar
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas As pedras têm que estar secas para fazer o teste do vinagre. Comp: Àlvaro Silva Citar
Catarina Gonçalves Publicado: Maio 8, 2013 Publicado: Maio 8, 2013 Olá! sou nova nisto de ter aquários de agua quente e não sei muito bem o que por dentro do aquario (pedras, plantas, etc.. ) Pus plantas naturais (que pelo que sei são daquelas que não tem grandes cuidados) e pus também pedras vulcânicas que trouxe dos açores... e uma que encontrei na praia. estou a agir correctamente? Citar
joaoreis00 Publicado: Maio 8, 2013 Publicado: Maio 8, 2013 Olá! sou nova nisto de ter aquários de agua quente e não sei muito bem o que por dentro do aquario (pedras, plantas, etc.. ) Pus plantas naturais (que pelo que sei são daquelas que não tem grandes cuidados) e pus também pedras vulcânicas que trouxe dos açores... e uma que encontrei na praia. estou a agir correctamente?. ferves-te as pedras antes de as meteres no aquario?! se ferves-te agiste bem. Citar Feedback
solracarbono Publicado: Março 24, 2015 Publicado: Março 24, 2015 pessoal sei que nao é o sitio certo mas sou novo ca no forum, como é que posso ver as imagens que os utilizadores publicam ? Citar
Pitchu Publicado: Março 29, 2015 Publicado: Março 29, 2015 pessoal sei que nao é o sitio certo mas sou novo ca no forum, como é que posso ver as imagens que os utilizadores publicam ? Provavelmente estas ja não estão disponíveis pois o alojamento neste site passou a ser pago e as imagens foram removidas. Digo isto por experiência própria pois tb tenho imagens no mesmo site e qd fui a ver estavam apagadas,solução enviei mensagem para eles uma vez que o teor das imagens era de teor informativo dado que eram de foruns. A primeira resposta foi que teria que me tornar membro e pagar as cotas ao que respondi que na altura do upload das mesmas o alojamento era grátis e que não tinha intenção de me tornar membro. Foram céleres e disponibilizaram-me as imagens ....todas ainda hoje estão disponíveis e continuo com o meu acesso ativo. Ou seja estas devem ter sido mesmo apagadas.. Citar
alexander Publicado: Janeiro 6 Publicado: Janeiro 6 Bom dia, coloquei unas pedras calcaria no aquário e a água ficou branca. Tem alguma forma de tratar essas pedras pra coloca no aquario e não alterar o ph?? Como tratar calcário pra colocar no aquário e não alterar o ph??? Citar
Alvaro Silva Publicado: Janeiro 6 Publicado: Janeiro 6 Boas Alexander Bem vindo ao Fórum. Nãp têm como,pedra cálcaria é sempre cálcaraia, não conheço nada que impeça as pedras de deixar-em de o ser. Bom Ano Saudações Citar
Recommended Posts