kanguru Publicado Dezembro 13, 2004 Publicado Dezembro 13, 2004 Boas, Até á data, só tinha um problema com algas, aqueles pontos verdes que aparecem nos vidros e plantas, além de ter injecção de CO2 lá vou lutando com elas. Tenho um aquario comunitário onde estão 3 discus, um dos quais apresentava uma infecção nas guelras, ou seja, respirava com um opérculo quase fechado. Após tirar umas dúvidas com um membro, coloquei o prazinquantel nas medidas correctas e instalei um filtro externo novo em folha, mantendo o antigo (filtro biológico dentro do aquário) a trabalhar. Resultado após dois dias: começaram a aparecer algas filamentosas, meio brancas nas folhas, por sinal bem feias de se ver. O que poderá ser a causa deste aparecimento se os níveis de água ainda estão iguais?
Miguel Camarinhas Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Boas! Espero não estar a cometer um erro ao dizer que uma das causas para o aparecimento das algas filamentosas será uma corrente forte, nesta situação. No entanto aguarda mais respostas de pessoal mais entendido, eu também tive um rende-vous com as filamentosas, demorei bastante tempo a perceber o que estaria na origem de tal situção, cheguei à conclusão que era o espectro de luz ser o incorrecto. Mas como disse aguarda mais respostas. Abraços. Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro
kanguru Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 Obrigado pela resposta, mas diz-me um coisa, também tens filtro externo, como deve ser óbvio, no aquário o fluxo de água que sai pelos furos do tubo está virado para baixo ou na horizontal? No meu caso está na horizontal a cerca de 2,5cm da superficie da água, e como tenho um panorãmico esta colocado ao lado esquerdo e aproveitando a curvatura do vidro da frente faz corrente até ao lado esquerdo. O sitio onde apareceram as filamentosas foi ao centro por baixo das lampadas, onde a corrente já não é tão forte.
Miguel Camarinhas Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Boas! Sim tenho filtro cannister com uma corrente bastante forte, mas no meu caso foi no aqua todo e não só em alguns locais. Aguarda então mais algumas respostas, aliás no meu caso foi o espectro das lampadas ser incorrecto aliado também à forte corrente, tinha todos os valores de água correctos. Abraços. Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro
Puer Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Talvez seja uma bactéria... um bactéria que viva e se desenvolva no conctato com as plantas. Não sei se isso é possível e se haverá mesmo algum medicamento para tal. o estranho é as algas serem brancas. Mas afirmo que não sei... ___________
Recommended Posts