Jcsmr Publicado Maio 14, 2010 Publicado Maio 14, 2010 Boas Preciso de ajuda vou montar um aqua de 200*50*60 e quero bem plantado. é mesmo nocessario substracto fertilizado ou chaga o sitema de CO2 e fertelizante? quanto de luz e de que tipo? OBgd.
Ruy M. Publicado: Maio 22, 2010 Publicado: Maio 22, 2010 (editado) Presumo que queiras colocar plantas, mas que especies? È possivel ter plantas sem fertil, mas ficas mais dependente da fertilização e co2, então se for optares por plantas exigentes... Se tiveres dinheiro disponivel para uma fertilização constatnte avança sem o sub fertil! Eu na minha opinião acho sempre preferivel gastar uns trocos num bom sub fertil, ficas sempre com uma melhor base e não se fica tão dependente da fertilização. Editado Maio 23, 2010 por Ruy M.
Azor Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Boas Preciso de ajuda vou montar um aqua de 200*50*60 e quero bem plantado. é mesmo nocessario substracto fertilizado ou chaga o sitema de CO2 e fertelizante? quanto de luz e de que tipo? OBgd. Se é mesmo necessário o substrato fertil?... Não! Agora na minha opinião é mais fácil manter um aqua com substrato fertil, principalmente no inicio quando as plantas são recém-plantadas... Em relação á quantidade de luz e tipo depende das plantas que irás lá colocar, mas assim por alto eu diria que se conseguires uma relação de 1:0.5 já não era mau ou seja aprox. 300W com T5 por exemplo... Cumps ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Luís Fortunato Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Olá. Agora na minha opinião é mais fácil manter um aqua com substrato fertil, principalmente no inicio quando as plantas são recém-plantadas... E podes explicar o porquê de afirmares isso? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Diogo HC Matias Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Se é mesmo necessário o substrato fertil?... Não! Agora na minha opinião é mais fácil manter um aqua com substrato fertil, principalmente no inicio quando as plantas são recém-plantadas... Realmente Eu concordo que se monta facilmente um aquário sem substrato fértil, no entanto acho-o importante e acima de tudo útil!
Azor Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Olá. E podes explicar o porquê de afirmares isso? Cumprimentos Luís Fortunato Eu falo pela experiencia que tive... quando montei o meu primeiro plantado utilizei substrato fértil e no inicio como não tinha grande experiencia com fertilizantes foi uma grande ajuda pois nem tive de fertilizar... á medida que fui aprendendo alguma coisa sobre o assunto e comecei a fertilizar com fertilizantes liquidos já as plantas estavam em total crescimento e bem saudáveis... ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Luís Fortunato Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Olá de novo. As plantas quando são acabadas de plantar têm o sistema radicular (vulgas raízes) num estado lastimável. Até que as plantas consigam absorver nutrientes pelas raízes de uma forma 'normal' ainda demora algum tempo. Daí que seja mais fácil para as plantas absorver nutrientes pela via foliar (folhas) quando são acabadas de plantar. Por isso, ao escreveres: "mais fácil", não concordo... Se tivesses escrito "menos trabalhoso", aí sim poderia concordar. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ruy M. Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 Começou a polémica! São opiniões! Mas não confundam quem quer ser esclarecido. Eu tenho 2 aquas um sem fertil e outro com, pessoalmente acho mais facil ter substrato Fertil, especialmente se for de qualidade. Mas é perfeitamente possivel não ter sub fertil e ter um excelente plantado, porém é vital proceder a uma boa fertilização. O grande inconveniente é que para aquas a partir de 200litros, a dependencia exclusiva da fertilização pode sair caro, por isso é que acho que se deve colocar fertil em aqua de grande litragem. O problema do sub fertil é que se fizeremos asneira as algas não nos irão largar, sendo mais dificil resolver o problema; devido a isso aconselho sempre a colocar menos quantidade do que aquela que é indicada. No fundo vai tudo dar ao mesmo, os nutrientes vão ter que ir lá para de alguma forma, o meio é que é diferente. Na verdade mais tarde ou mais cedo a fertilização é necessária. O que normalmente discutimos aqui são apenas os diferentes pontos de vista em relação á questão. Espero ter sido esclarecedor, abraço a todos!
Luciano Bandeira Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Essa questao de iluminação, plantas, realmente é muito complexa, depende do que você vai ter (flora, substrato, etc) e aconselho que leia bastante antes de projetar seu setup. Para essa altura é recomendado utilizar HQI de 5000k a 8000k pois é nessa faixa que as plantas mais aproveitam para realizar a fotossíntese mas é interessante por questões tanto de estética (que é meio relatico pois algun preferem o aqua mais azulado tipo marinho, outros amarelado estilo plantado mesmo, outros mais vermelho, etc) e para que cada planta principalmente as vermelhas que necessitam dos tons vermelhos para manter sua coloração bem vermelha. Como o seu é bem comprido se for utilizar HQI terá de ser duas para que não fique partes sem iluminação. No meu aqua utilizo: 2 x t5 red 14w 2 x t5 blue 14w 4 x t5 Yellow 14w 1 x t5 Marine 21w 1 x t5 pink 21w 1 x HQI 150w 5000k CO2 Caseiro laterita + bassalto ph 7.0 a 7.2 (depende do CO2 pois como não consegue controlar sua produção que no inicio é forte depois dimunui no final da garrafada) dh 4 t 25º nh 0 1 atman hf 800 + 1 atman hf 600 + 1 jebo 508 Setup: 1.00x0.60x0.60 So com as t5 já se vê a fotossintese acontecendo (as bolhinhas de O2 subindo moderado ) mas quando a HQI é acionada (funciona com timers simulando a luz do dia, 25% cedo, 50% intermediario, 100% meio dia, 50% e finalmente 15% a noite e deixo uma lampada que vai desligando durante a moite simulando a lua com 5% de iluminação até amanhecer ), mas como ia dizando a HQi quando funciona parece que tem várias bombas de ar dentro do aqua ... subindo bolhinhas por todo lado.... muito legal. As lampadas Full a fotossintese do lado esquerdo o CO2 e mais a direita as pequenas bolhas de O2, na foto foi logo no inicio do processo, tem vezes que sobe tanta bolha que mais parece que o aqua ta é fervendo ... rsrs Abs.
Recommended Posts