Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

É o meu primeiro post neste forum, que tenho andado a explorar e me parece bem interessante.

Não sou propriamente um iniciado dado que já tenho o aquário de 50l, de agua doce naturalmente, também estou muito longe de ser entendido. Este pequeno aquário que tenho apenas tem 2 plantas alguns tetras (neste momento 4xnegro, 4xcardinal e 4xneon).

No entanto coloco aqui esta mensagem para saber a vossa opinião sobre um novo aquário que pretendo montar, espero ser este o local correcto.

Ando a pensar num aquário comunitário com as seguintes caracteristicas:

- Aquário: Aquatlantis, Ambiance 120, 120*40*55 de 230 litros uteis;

- Ilumunação 2x30w T8;

- Filtro: Estou indeciso entre o Eheim Profissional 3 2073 (1050l/h; massa filtrante de 5) ou o 2075 (1250 l/h; massa filtrante de 6.5), acham que o 2073 é suficiente ou vale a pena ir para 1250 l/h? Será demais?

- UV: Jebo 11w, com derivação na linha do filtro para reduzir o caudal que passa na UV (na vossa opinião antes ou depois do filtro, nunca tive um UV)

- Aquecedor Eihem 200w

- Fauna e Flora ainda não pensei muito bem mas como vai ser comunitário vai ter um pouco de tudo, sendo que gosto muito de várias espécies de tetras.

- O que me recomendam de areão e subestrato?

Aproveito para fazer mais uma pergunta, com acelaradores biológicos pode dispensar-se o periodo para estabelecimento de bactérias num aquário novo? Nunca utilizei esse tipo de produto, vale a pena?

Já tenho algum equipamento do aquário mais pequeno que posso aproveitar tais como bomba de ar bomba para trocas de água e alguns produtos.

Aguardo a vossa critica.

Editado por xandecool
Publicado: (editado)

Olá e bem vindo ao forum.

Parece-me que agora é chegado o momento do passo seguinte, não é?

As duvidas são sempre muitas...

O aquário parece-me porreiro, se bem que a iluminação (se investires em plantas) é curta.

A filtragem, costuma-se dizer, que nunca é demais, no entanto terás que ter atenção se existirão espécies de peixes que não gostarão de tanta agitação ou se as plantas que colocares começarem a "voar" lá dentro. O preço justifica o investimento na diferença? Podes sempre reduzir o caudal...

O aquecedor, há quem diga que mais é bom, no entanto parece-me suficiente.

Os tetras são fixes, se bem que deverás ter atenção à constituição dos cardumes, pois pessoalmente um ou dois cardumes são porreiros, mais do que isso... não sei... se bem que já gostei mais de comunitários.

Quanto ao areão e substrato, tudo depende do que vais avançar:

Plantado?

Então algo bom é sempre um bom investimento. Terás que ter atenção também à iluminação, pois não te adianta ter um substrato xpto quando não tens iluminação.

Poucas plantas?

Apostaria sempre num substrato.

Os aceleradores são optimos para um arranque na montagem de um aqua. Demora-se menos tempo, no entanto, penso que as hipoteses da coisa correr mal aumentam (principalmente no aqauriofilista iniciado), no entanto e como não é o teu primeiro aqua, acho que podes investir nisso, metendo os peixes apenas quando tiveres valores exactos sobre a tua água.

Boa sorte e fotos disso...

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Tenho um igual e estou muito contente com o produto em si e com a qualidade e acabamentos da aquatlantis (tenho 2 desta marca); no entanto acho que deves rever o seguinte:

- Iluminação - Onde o comprares pede para vir equipado com 2x54w T5 (em vez das 2x30w T8); ficas muito melhor servido e não pagas mais por isso pois é opcional.

- Termóstato - Dependendo da tua casa, pondera um de 300W, não vás necessitar de elevar a temperatura no inverno para uns 29/30ºC (para combater o íctio por exemplo) e depois não tens aparelho para isso.

Boas compras. :P

Publicado:

Obrigado pela vossa opinião.

Realmente já tinha verificado que a iluminação é insuficiente. Estou a pensar fazer plantado qb. Não sabia que existia a possibilidade de vir com lampadas T5.

Em relação ao aqueceder com mais 4 ou 5 euros compra-se de 300w.

O que me dizem do UV, antes ou depois do filtro externo?

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!