Gonçalo Sousa Publicado Maio 11, 2010 Publicado Maio 11, 2010 Estou a abrir este tópico com alguma tristeza e porque não sei o que fazer. hoje recebi uma encomenda de peixes, 3 ao todo. Microrasboras galaxy. vinham bem acondicionados e parecia tudo bem, mas um deles estava a mexer-se muito pouco. demorei mais a fazer a adaptação para tentar não forçá-lo a mudanças muito bruscas, mas o que é certo é que ele estava no fundo do saco a respirar ofegantemente. os outros dois estão a nadar pelo aquário sem qualquer problema enquanto o 3º ainda está no saco.. não sabia o que fazer então deitei umas gotas de acondicionador e uma gota de vitaminas para tentar recupera-lo. já desde as 12h que está ali, ainda está vivo, mas a respirar muito aceleradamente. não sei o que possa fazer mais, será que o devo matar para terminar o sofrimento, ou ainda haverá algo que possa tentar fazer para o salvar? agradeço qualquer ajuda Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Esse peixe ja devia de estar fora do saco, arranja um recipiente qualquer e coloca um pouco de agua do aquario e coloca o peixe. Se poderes e tiveres coloca uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para aumentar a oxigenação da agua. quote name='Gonçalo Sousa' date='May 11 2010, 09:07 PM' post='938582'] Estou a abrir este tópico com alguma tristeza e porque não sei o que fazer. hoje recebi uma encomenda de peixes, 3 ao todo. Microrasboras galaxy. vinham bem acondicionados e parecia tudo bem, mas um deles estava a mexer-se muito pouco. demorei mais a fazer a adaptação para tentar não forçá-lo a mudanças muito bruscas, mas o que é certo é que ele estava no fundo do saco a respirar ofegantemente. os outros dois estão a nadar pelo aquário sem qualquer problema enquanto o 3º ainda está no saco.. não sabia o que fazer então deitei umas gotas de acondicionador e uma gota de vitaminas para tentar recupera-lo. já desde as 12h que está ali, ainda está vivo, mas a respirar muito aceleradamente. não sei o que possa fazer mais, será que o devo matar para terminar o sofrimento, ou ainda haverá algo que possa tentar fazer para o salvar? agradeço qualquer ajuda Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Esse peixe ja devia de estar fora do saco, arranja um recipiente qualquer e coloca um pouco de agua do aquario e coloca o peixe.Se poderes e tiveres coloca uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para aumentar a oxigenação da agua. não tenho mais aquário nenhum .. tenho medo de se o tirar do saco fazer pior, porque a agua não vai manter-se na mesma temperatura.. e tambem não tenho nenhuma bomba de ar infelizmente.. que posso fazer mais? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Ed_boy Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 A água dentro do saco já está a ficar sem oxigénio. Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 mas está aberto, as trocas gasosas deviam estar facilitadas, não ? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 tenho mesmo que tentar arranjar solução para ele.. tá a sofrer.. Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Não tens um tupaware que leve 2 ou 3 litros de agua? Um garrafão de 5 L de agua em que cortes o topo? Qualquer coisa serve logo que não tenha produtos de limpeza. O peixe ja veio doente ou ficou doente durante a viagem por estar mais fraco e tens de colocar agua nova e descartar a antiga, os peixes respiram a agua e essa agua deve ter o teor de oxigenio muito baixo devido a viagem alem que deve ter amonia, ou te despachas ou o peixe morre. Isto não quer dizer que o peixe não morra na mesma. Citar
KTMZQW Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 A água dentro do saco já está a ficar sem oxigénio. Eu tenho um hospital que uso como quarentena, mas quando não posso ou para outras pessoas faço da seguinte forma: se tens medo de o tirar do saco (não sabendo que saco é, mas presumindo que é minimamente apropriado) vai acrescentando a pouco e pouco água do teu aquário Acrescentas um copo com água (para se definir +/- uma medida) a cada 10 ou 15 minutos até encher o saco. Depois de cheio vais tirando 1 copo de água no mesmo intervalo de 10 a 15 minutos e repões com mais água do aquário durante um período de pelo menos 30 minutos a uma hora. Se o saco estiver a boiar na água do aquário a questão da temperatura não se coloca Assim minimiza-se o stress tanto pela agitação da nova casa como por uma brusca diferença nos parâmetros da água, aclimatizando-se de forma calma e natural. Se o fizeres com a luz apagada ainda melhor Boa sorte Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 amónia já não tem, já adicionei produtos para eliminar a amónia e outros para proteger a mucosa dos peixes. arranjei a caixa de esferovite onde vinham, enchi com agua do aquário e meti em cima do aquecedor para tentar manter a temperatura constante. o que posso fazer mais? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
29André Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 mas está aberto, as trocas gasosas deviam estar facilitadas, não ? não, se não há perturbações na superfície da água, as trocas gasosas vão ser mínimas. Daí se usarem as bombas de ar, que ao perturbar a superfície vão promover as trocas gasosas. Concordo com a ideia de que a água tem demasiados componentes tóxicos, quanto tempo demorou a viagem? Citar
29André Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 amónia já não tem, já adicionei produtos para eliminar a amónia e outros para proteger a mucosa dos peixes. arranjei a caixa de esferovite onde vinham, enchi com agua do aquário e meti em cima do aquecedor para tentar manter a temperatura constante. o que posso fazer mais? em cima do aquecedor? a que temperatura está a água? Citar
KTMZQW Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 mas está aberto, as trocas gasosas deviam estar facilitadas, não ? Não necessariamente. Se tens simplesmente um saco com água sem pedras difusoras, sem nada a criar agitação de superfície e tendo em conta que é um saco e deve levar talvez meio litro, então o oxigénio na água vai-se esgotando na mesma Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 em cima do aquecedor?a que temperatura está a água? sim, está a manter-se na mesma temperatura, 26ºC . Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Não necessariamente. Se tens simplesmente um saco com água sem pedras difusoras, sem nada a criar agitação de superfície e tendo em conta que é um saco e deve levar talvez meio litro, então o oxigénio na água vai-se esgotando na mesma tambem é verdade. por isso já o passei para a caixa e tenho tado a trocar alguma dessa agua para tentar renovar o oxigenio Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Não aproveites a agua do saco, tens renova-la toda, isso de andar a meter quimicos anti aquilo e anti aquoloutro ainda faz pior ao peixe. Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Não aproveites a agua do saco, tens renova-la toda, isso de andar a meter quimicos anti aquilo e anti aquoloutro ainda faz pior ao peixe. montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde Tambem não é preciso tanto, basta agua limpa e mais nada, nada de quimicos. Citar
KTMZQW Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Com calma isso vai lá, esses Danios são pequeninos mas resistentes. Corrijam-me se estiver errado: um Microrasbora não é para viver em água até aos 25º? Ainda vou ler internet fora mas penso que eles vivem bem em águas entre os 22 e 24º e alcalinas Citar
KTMZQW Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 (editado) montei um sistema de renovação constante, sai do aquário, entra na caixa e sai da caixa para o balde Vai dar ao mesmo no que referi acima. O que o Ismenio referiu é mais que correcto, não aproveites a água do saco mas ao mesmo tempo não mudar bruscamente dessa para água "nova" ou do aquário Edit: se ele ainda está vivo é porque é um tough guy, dá-lhe mais meia hora de renovação da água e depois aquário para s juntar aos outros Tendo em conta as horas q são depois deixa-os sossegar noite fora Editado Maio 11, 2010 por KTMZQW Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Vai dar ao mesmo no que referi acima. O que o Ismenio referiu é mais que correcto, não aproveites a água do saco mas ao mesmo tempo não mudar bruscamente dessa para água "nova" ou do aquário mas a agua é sempre igual, a que estava na caixa inicalmente é a que está no aquário. só crio é renovação da agua. ele já se está a mexer. parece que está a resultar bem Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
29André Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Boa, solta-o no aquário daqui por algum tempo Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 ele já está a conseguir nadar já anda bem pela caixa. levou com uma gota de vitaminas mesmo em cima e começou a nadar . secalhar era algum facto da agua do saco que o estava a atrofiar. o que interessa é que agora está bem . vou aguardar mais uns minutos depois passo-o para o aquário, até porque está a ser dificil manter a temperatura constante e edepois torna-se pior a emenda que o soneto Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
29André Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 É isso mesmo, quanto a mim estás a tomar a opção correcta Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Não te esqueças de uma coisa, a agua para os peixes é mais que um bem essencial, é a diferença entre a vida ou a morte, não se trata agua poluída com químicos, o melhor e renovar sempre o maximo de agua possivél em caso de doença ou de agua com parâmetros impróprios Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Não te esqueças de uma coisa, a agua para os peixes é mais que um bem essencial, é a diferença entre a vida ou a morte, não se trata agua poluída com químicos, o melhor e renovar sempre o maximo de agua possivél em caso de doença ou de agua com parâmetros impróprios sim, eu estou de acordo com isso, mas não adicionei químicos quaisquer, nem é proporções desmedidas, até porque o resultado é que o pequenote se salvou grande susto que me pregou, mas felizmente já está a nadar com os outros dois. agora é rezar para que amanha não existam recaídas Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Recommended Posts