Recommended Posts

Publicado

Boas,

tenho um aqua de 50x25x25 que vou montar com Cristal Reds.

Dado que gostaria de o plantar, e tendo em consideração que os camarões sobressaem em substratos escuros, que substrato seria o indicado?

Por outras palavras, existe algo que seja aconselhável para plantados, em tons escuros e que não condicione as condições da água?

Isto porque julgo que os CRs são algo sensíveis, certo?

Obrigado pela atenção!

Publicado:

ADA AquaSoil (Amazonia, Amazonia II, Africana e Malaya) - depende dos gostos e/ou do pH e durezas pretendidos.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Na última camada podes usar um substrato inerte como por exemplo basalto triturado, a cor preto é fantástica para fazer realçar a cor dos camarões. É o que uso no meu aquário.

Quanto às camadas de substrato interiores tens muitas possibilidades à escolha que já não passam pela estética mas sim pelo seu desempenho nas plantas.

Publicado: (editado)
ADA AquaSoil (Amazonia, Amazonia II, Africana e Malaya) - depende dos gostos e/ou do pH e durezas pretendidos.

Não sabia que esses substratos alteravam o ph e kh. Sempre a aprender...

De qualquer forma, não tenho grandes exigências nesse aspecto.

Obrigado pela dica. Vou ver preços!!! :bad-words:

Na última camada podes usar um substrato inerte como por exemplo basalto triturado, a cor preto é fantástica para fazer realçar a cor dos camarões. É o que uso no meu aquário.

Quanto às camadas de substrato interiores tens muitas possibilidades à escolha que já não passam pela estética mas sim pelo seu desempenho nas plantas.

Percebo a ideia! E fotos desse aqua? Arranja-se?? ;)

Já agora, esse basalto triturado é coisa cara ou em conta?

Não é que vá precisar de muito mas fiquei curioso.

Eu no aqua de crystal reds uso Flourite Black Sand.

Ob pela sugestão. Agora é tempo de ir ver preços! bigsmile

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Aqui fica o substrato de que te falo:

153.jpg

Foi apanhado num antigo estaleiro de reparação de estradas , ou seja custo zero.

Mas claro para alimentar as plantas convem ter algo mais nutritivo por baixo.

Publicado:

ehehehehe mas foi um bocadinho arriscado, não?

Tinhas a certeza k não seria tóxico?

De qualquer forma, parece-me bem fixe!

Publicado:

Olha que nem por isso, o basalto é uma rocha bastante segura em todos os aspectos, esteja trituturado ou inteiro. O unico problema que podia existir era haver algum bocadito de alcatrão que fosse misturado, mas durante a lavagem do areão verifiquei tudo ao pormenor.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Pois eu reestruturei o meu aquário onde tinha CRS´s e RED´s. Tirei tudo. Agora só tenho CRS´s. O único substrato que utilizei foi ELOS TERRA SMALL e até agora 5 estrelas.

RPBG

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Publicado:

Boas,

Eu vou iniciar a montagem de um novo aqua para inverts com Ada Amazonia I e ja tenho o areão inerte negro para a superficie.

Apos falar com alguns amigos e ver nos aquas a funcionalidade do ADA achei que seria a melhor opção.

Atenção que o ciclo do Ada é complicado pela excessiva libertação de amonia.

No entanto sendo para CRS opta sempre por substratos escuros pelas cores e etc.

Ao nivel da agua, o ADA altera realmente o PH baixando assim como as durezas da agua.

Digamos que enquanto ele tiver propriedades para isso não tens que te preocupar com o PH :)

Abraço

João

Publicado:
Boas,

Eu vou iniciar a montagem de um novo aqua para inverts com Ada Amazonia I e ja tenho o areão inerte negro para a superficie.

Não coloques o inerte, coloca apenas o Amazonia.Os crs gostam de andar a comer no ada, não vale apena misturares os dois.

Cump

Fábio