Recommended Posts

Publicado

Boas,

já algum tempo estou aqui inscrita mas nao costumo vir mtas vezes ca.

 

Agora ando com uma questao a baralhar-me a cabeça e depois de muito ler ainda nao sei o que se passa!!

 

Tenho dois escalares que andavam a comecar a agredir um dos discus, numa loja falaram-me que os escalares podiam estar a querer acasalar, por esse motivo e porque um tem a barriga bem gordita, por isso troquei de aqua.

 

No entanto estao á 4dias num aqua sozinhos, com a mesma agua que tinham no outro aqua, temperatura 26graus e um difusor e o fltro claro, tambem coloquei o cone que se usa muito com os discus, MAS... nao acontece nada!!

 

Mas mesmo nada de nada, nem poem ovos, nem andam á guerra!

ainda pensei que focem do mesmo sexo, mas se assim foçe eles estariam sempre á guerra certo?

 

no entanto um deles ficou com duas pintas brancas na boca (no "labio" inferior)

 

Podem-me ajudar???

Obrigado

Rute Marques

Publicado:

Como sei que "gostam" aqui vao umas fotitas:

 

Estas sao as duas pintas que falei que apareceram ao escalar:

gallery_23064_2316_489564.jpg

 

Aqui está o ou a :);) barriguda/o:

gallery_23064_2316_249115.jpg

 

gallery_23064_2316_738298.jpg

 

Aqui estao os dois:

gallery_23064_2316_288330.jpg

 

 

Esqueci-me de dizer que é sempre o escalar mais claro que come primeiro, o outro ve e so depois é que vai comer!!

 

P.S.: Peço desculpa por ter escrito de forma abreviada no texto a cima, mas so de pois é que li as "Regras".

 

Obrigado

Rute Marques

Publicado:

Olá Rute,

 

As fotos estão mesmo mázinhas....

As pintas parecem que são duas feridas de "bicar" no cone ou noutra superficie.

Quanto a ser fêmea, é possivel, embora das fotos não se tire nada.

 

Quanto a serem casal, os casais têm um ritual, lutam entre si e depois lutam com os outros de modo a criar um espaço só para eles e para a postura.

 

Quanto a tempos... dá tempo ao tempo... cada casal é um caso e as posturas nem sempre são rápidas...

 

Quanto à temperatura, para acasalar e porem ovos deve ser um bocadinho mais alta, lá pelos 28/29C.

 

PauloA :D

Publicado:

Olá .

 

 

Segue os conselhos do Paulo, e na minha opinião mais um. Limpa o aqua e deixa só vidro, que vais ter menos problemas com os pequenotes :)

 

Depois é Tpa's com fartura e comidinha da boa :(

 

Cump's

Publicado:

Hummm ok secalhar estou a querer que seja rapido demais pela imensa curiosidade!!

ja aumentei a temperatura!!

Vou esperar mais um tempo se houver alguma "noticia" aviso:D

 

Obrigado

Rute Marques

Publicado:

Boas,

Venho com outro dado,

ambos os escalares têm o ovipusitor de macho ou melhor espermaduto! :)

plo menos igual ao que demonstra neste link http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

 

A questao é que eles continuam a nao dar outros sinais de serem ambos machos, como por exemplo guerrilhas!

poderam ser ambos machos e nao andarem á guerra??

 

secalhar seria boa ideia tentar arranjar uma femea para tirar a "prova dos 20", nao? :huh:

 

Obrigado

Rute Marques

Publicado:

Eu apostava mais em duas fêmeas... por causa das barrigas...

 

Mas se puderes arranjar umas fotos de lado...

 

PauloA :P

Publicado:

Pois visto por esse ponto é verdade! mas e em relação ao "espermaduto"? é que é mesmo igualzinho ao que está no doc. pequenino e fininho!

 

aqui vao algumas fotos

 

gallery_23064_2316_1069348.jpg

 

gallery_23064_2316_289153.jpg

 

gallery_23064_2316_371305.jpg

 

gallery_23064_2316_180134.jpg

 

gallery_23064_2316_350738.jpg

 

gallery_23064_2316_973336.jpg

 

 

Já agora qual é a estirpe do escalar mais escuro??

Obrigado pela ajuda :)

Publicado:

Um é smoke outro é Zebra.

 

As fotos de cima dá pouco para ver...

 

Consegues tirar da parte de baixo?

 

PauloA :dance:

Publicado:

Com esta maquina é um pouco complicado porque nao é muito boa, mas ambos sao iguaizinhos aos machos que estao no documento que ja mencionei em cima!

Publicado:

E eu a culpar a "fotografa" :wacko:

 

Enfim, podem ser machos, normalmente os machos só têm uma coisa muito pequena, pouco mais que a ponta dum alfinete.

 

Podem é tbm estar bem alimentados... e dai as barrigas grandes!

Arranja uma fêmea emprestada (ou comprada) e logo vês.

 

PauloA :dance:

  • 1 mês depois...
Publicado:

Olá , principio errado, apesar de se darem bem não significa casal, muitos escalares devido á falta de um cardume para se escolherem como casais durante a adolescencia desenvolvem afetividade , que ao ser adulto ás vezes demonstram inclusivé sinais de limpar o cone etc, mas são ou 2 machos , ou 2 fêmeas . Os machos é fácil ver , porque como os machos de outras especies em cio, ao lutarem, mostram o apendice de reprodução que parece um pequeno cone a acabar em bico , muito mais pequeno do que a fêmea . As fÊmeas só durante a desova expoem o ovopositor, daí começaste mal , para defenir um casal necessita-se de mais individuos juntos. Soluções , para tirar a prova dos nove , 30% de mudança de água , FRIA , serve como estimulante á desova , sendo sazomais como selvagens , ainda guardam a informação dos parentes selvagens , água fria significa degelo , água limpa e fertil para haver mais alimento no rio, sendo assim eles interpretam como , altura para desovar , vem alimento com fartura para as nossa crias, sim a temperatura vai cair cerca de 4 graus , se tiveres a água a 28/29 , vais receber uma surpresa se forem casal, e sim melhor ser um aqua em vidro, porque a manutenção de um casal é importante , Usar metileno (anti-fungos) e ou folha de amendoeira da india , previne os ovos fungarem, e muitas mais coisas para que se tenha uma desova com sucesso. Se vires que não desova , separa-os , e tenta depois de uns dias a mesma rotina , 3 dias sem muda , 30% de água fria ... senão for assim , duvido que tenhas casal e deves comprar mais escalares , 2 our 3 , para que se definam sexualmente, imagina se cresceres só a ver mulheres, e nada te indica que existe outro genero sexual, os teus instintos baralham , eles funcionam assim... se forem 2 fÊmeas tudo bem, mas te garanto se foram 2 machos a coisa vai complicar com outros membros da especie de diferente sexo , aí vais ver quem é quem ... um abraço. Passei por isso com 2 machos e começaram a odiar-se quando adultos , eram "casal" , será que reagiram mal quando descobriram a verdade sexual com outros membros adultos, fica a experiencia , porque criei alguns milhares de Escalares , e vendia casais comprovados , significa que só depois de uma desova e com alevins , se sabe que tens casal, nada dá 100% certeza que as diferenças que se falam dão garantias de casal, esse um dos pormenores dos escalares , assim como dos discos, até existem alguns indicios, mas casais , são eles que se escolhem e mesmo assim só depois de ver crias a nascer ;) ... um abraço

 

Jose Palma

  • Votar + 1