PedroSmart Publicado Maio 11, 2010 Publicado Maio 11, 2010 (editado) Boas, fiz um sistema de co2 caseiro inicialmente com 2 garrafas, mas ao fim de 3 dias não fazia bolhas, o gás entrava uns 5 cm na coluna de água mas nao passava daí, tirei a 2 garrafa e passou a ir directo, desceu mais uns cms mas mesmo assim nao chegava ao difusor, entao imaginei que devesse estar a perder gás na junção da mangueira com a tampa da garrafa, entao pinguei umas gotas de super cola, e automaticamente o gás começou a descer e a sair pelo difusor, estou a usar o difusor da nutrafin, em serpentina, mas o que acontece é que está a sair bolhas a cada 3 ou 4 segungos, estou preocupado com o exesso de gás, em relação ao ph, queria saber se realmente é perigoso com esse intervalo de tempo e se devo por uma torneira o que implicará desmontar e perder o gás já feito... o Aqua tem 100 x 30 x40 ( 120 L Brutos) hoje vai ser a 2ª noite e tenho desligado o gás a noite, pq as plantas só usam o co2 quando está a luz acesa, isso foi o que li, acham que realmente vale a pena desligar ou não há drama de ficar durante a noite? fotos do aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&album=2323 Editado Maio 13, 2010 por PedroSmart Citar
popxunga Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Boas ... É frequente o pessoal ter 1, 2, 3 ou até mais bolhas por segundo ... por isso se a cada 3 ou 4 segundos sai uma bolha, acho que não há motivo para preocupação. Cumprimentos, Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
PedroSmart Publicado: Maio 12, 2010 Autor Publicado: Maio 12, 2010 Boas ... É frequente o pessoal ter 1, 2, 3 ou até mais bolhas por segundo ... por isso se a cada 3 ou 4 segundos sai uma bolha, acho que não há motivo para preocupação. Cumprimentos, Obrigado, já é uma ajuda, mas mais alguem tem alguma opnião? por ser só com uma garrafa não é preocupante? entretanto já se passou 1 dia nessas condiçoes e ninguem morreu nem está a babuja na superficie... fotos do aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&album=2323 Citar
$HMN$ Publicado: Maio 13, 2010 Publicado: Maio 13, 2010 (editado) Que plantas tens? Tens muitas? Se é um aquario plantado não te preocupes? No meu plantado de 52 tenho 1bps ou ás vezes 1 bolha por 2 segundos (não sei se se diz 0.5bps ???) e nunca tive nenhum problema e no meu de 110l tenho 1pbs ou 2bps mas atenção que este de 110l está densamente plantado e o de 52 está ainda em fase de desenvolvimento mas mesmo assim tem muitas plantas Resumindo:don't worry, be happylol Editado Maio 13, 2010 por $HMN$ Citar Hugo Nunes
PedroSmart Publicado: Maio 13, 2010 Autor Publicado: Maio 13, 2010 Que plantas tens?Tens muitas? Se é um aquario plantado não te preocupes? No meu plantado de 52 tenho 1bps ou ás vezes 1 bolha por 2 segundos (não sei se se diz 0.5bps ???) e nunca tive nenhum problema e no meu de 110l tenho 1pbs ou 2bps mas atenção que este de 110l está densamente plantado e o de 52 está ainda em fase de desenvolvimento mas mesmo assim tem muitas plantas Resumindo:don't worry, be happylol acho que tem umas boas plantas... dá uma olhada nas fotos. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&album=2323 Citar
Pedro Rosa Publicado: Maio 13, 2010 Publicado: Maio 13, 2010 Obrigado, já é uma ajuda, mas mais alguem tem alguma opnião? por ser só com uma garrafa não é preocupante? entretanto já se passou 1 dia nessas condiçoes e ninguem morreu nem está a babuja na superficie... Dependendo do numero de plantas até é muito pouco. Eu tinha +- 1 bolha por segundo e tive de aumentar para um pouco mais. Mantem-te atento aos peixes e aos pearling das plantas (não faz mal fazer, umas fazem mais do que outras mas já é um sinal se for muito). Dizes que fechas o CO2 caseiro? Não fechas a garrafa simplesmente, pois não? Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
PedroSmart Publicado: Maio 13, 2010 Autor Publicado: Maio 13, 2010 Dependendo do numero de plantas até é muito pouco.Eu tinha +- 1 bolha por segundo e tive de aumentar para um pouco mais. Mantem-te atento aos peixes e aos pearling das plantas (não faz mal fazer, umas fazem mais do que outras mas já é um sinal se for muito). Dizes que fechas o CO2 caseiro? Não fechas a garrafa simplesmente, pois não? Pedro. Não fecho a garrafa não, abro a tampa, e no dia seguinte aperto outra vez, e em 10 min já está a mandar outra vez, mas de qualquer forma, achas que vale mesmo a pena desligar a noite? não ha plantas a fazer pearling... Citar
Pedro Rosa Publicado: Maio 13, 2010 Publicado: Maio 13, 2010 Não fecho a garrafa não, abro a tampa, e no dia seguinte aperto outra vez, e em 10 min já está a mandar outra vez, mas de qualquer forma, achas que vale mesmo a pena desligar a noite? não ha plantas a fazer pearling... Eu tive uma semana CO2 caseiro e nunca o parei, mas controlei o PH (com testes!) todos os dias às noite e de manhã. CO2 à noite pode baixar muito o PH. Agora, com botija, desliga com as luzes... e tenho as plantas a comecarem a fazer pearling Era um desejo tornado realidade Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
bbranco Publicado: Maio 13, 2010 Publicado: Maio 13, 2010 olá pedro No fundo, o no. de bolhas por segundo até é irrelevante!...Interessa saber sim é a quantidade de CO2 dissolvida na coluna de agua e isto depende de: tamanho do aqua, tipo de difusor, localização do mesmo, circulação da agua, agitação da superfície, etc, etc, etc. Ora a melhor maneira de saber a concentração de CO2 é com um drop checker, que basicamente é 1 dispositivo que "lê" a concentração do mesmo e te dá 1 escala de cores, dependendo da concentração. Ou arranjas um de vidro, fancy ou podes construir um, não é dificil (google it). até podes ter isso a 10 bolhas por segundo e não ser suficiente (imagina que isso está de "escape livre" por exemplo) Até saberes a eficiencia do teu sistema, não podes avaliar a quantidade a ser injectada. Há umas tabelas em que cruzando o ph com o kh teoricamente de dá a concentração de co2, mas não te fies muito nisso, porque há outros factores (para além do co2) que influenciam o ph e te vai dar conclusões erradas. Abraço Bruno #FFFFFF Citar
PedroSmart Publicado: Maio 15, 2010 Autor Publicado: Maio 15, 2010 olá pedro No fundo, o no. de bolhas por segundo até é irrelevante!...Interessa saber sim é a quantidade de CO2 dissolvida na coluna de agua e isto depende de: tamanho do aqua, tipo de difusor, localização do mesmo, circulação da agua, agitação da superfície, etc, etc, etc. Ora a melhor maneira de saber a concentração de CO2 é com um drop checker, que basicamente é 1 dispositivo que "lê" a concentração do mesmo e te dá 1 escala de cores, dependendo da concentração. Ou arranjas um de vidro, fancy ou podes construir um, não é dificil (google it). até podes ter isso a 10 bolhas por segundo e não ser suficiente (imagina que isso está de "escape livre" por exemplo) Até saberes a eficiencia do teu sistema, não podes avaliar a quantidade a ser injectada. Há umas tabelas em que cruzando o ph com o kh teoricamente de dá a concentração de co2, mas não te fies muito nisso, porque há outros factores (para além do co2) que influenciam o ph e te vai dar conclusões erradas. Abraço Bruno #FFFFFF Ok Bruno já deu pra ter uma idéia geral em relação ao co2, parece que o que é certo é que não é uma ciencia exacta, e que cada aquario é um caso, no meu caso andei a desligar o co2 a noite e já a 2 dias que fica ligado tambem a noite, tenho medido o ph de manha e a noite e parece que não houve grande alteração, as plantas estão verdinhas e os peixes parece que andam bem... obrigado a todos pelas dicas e se quiserem acrescentar qualquer coisa estejam a vontade pq estamos smp a aprender. Pedro Citar
vspereira Publicado: Maio 16, 2010 Publicado: Maio 16, 2010 (editado) Boas, fiz um sistema de co2 caseiro inicialmente com 2 garrafas, mas ao fim de 3 dias não fazia bolhas, o gás entrava uns 5 cm na coluna de água mas nao passava daí, tirei a 2 garrafa e passou a ir directo, desceu mais uns cms mas mesmo assim nao chegava ao difusor, entao imaginei que devesse estar a perder gás na junção da mangueira com a tampa da garrafa, entao pinguei umas gotas de super cola, e automaticamente o gás começou a descer e a sair pelo difusor, estou a usar o difusor da nutrafin, em serpentina, mas o que acontece é que está a sair bolhas a cada 3 ou 4 segungos, estou preocupado com o exesso de gás, em relação ao ph, queria saber se realmente é perigoso com esse intervalo de tempo e se devo por uma torneira o que implicará desmontar e perder o gás já feito... o Aqua tem 100 x 30 x40 ( 120 L Brutos) hoje vai ser a 2ª noite e tenho desligado o gás a noite, pq as plantas só usam o co2 quando está a luz acesa, isso foi o que li, acham que realmente vale a pena desligar ou não há drama de ficar durante a noite? fotos do aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&album=2323 Boas. Pelo que tenho lido, desde que n te baixe o PH em demasia e ligando à noite as bolhas de ar, não terás problemas. Além disso tb me parece q o CO2 q está a sair será pouco... Aguardemos por mais opiniões! Editado Maio 16, 2010 por vspereira Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
Recommended Posts