Justdout Publicado Maio 11, 2010 Publicado Maio 11, 2010 Boas, Tenho um aquário a ciclar a uma semana e meia e ultimamente tem me aparecido algo que eu penso serem algas, uma espécie de fios presos as cabombas. Outro pormenor e o valor dos testes que realizei hoje No2 entre 0,5 e 1 mg/l nh4 entre 0,0 e 0,5 mg/l PH entre 7 e 7,5 kh 4º Alguém me sabe dizer se tenho mesmo algas e se estes valores são normais? Obrigado a todos Citar
João Paulo Viegas Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Olá e bem vindo. Terás que dar mais umas dicas: Tamanho do aqua? Colocas-te substrato? Iluiminação? Tempo de luz? Existe um subforum sobre plantas, dá uma vista de olhos sobre algas... Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Olá e bem vindo. Terás que dar mais umas dicas: Tamanho do aqua? Colocas-te substrato? Iluiminação? Tempo de luz? Existe um subforum sobre plantas, dá uma vista de olhos sobre algas... Tamanho do aqua? 80x40x40 com aproximadamente 110L uteis Colocas-te substrato? subestrato JBL aquabasis Iluiminação? 2 x 28 w t5 Tempo de luz? estavam ligadas 10 horas mas ja reduzi para 8 Filtro interno da aquatlantis biobox 2 650L/h brutos termostato 150w tenho 1 limpa fundos no aquario a uns 3 dias usei condicionador prime da seacheam ou la como e que se escreve Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Aquario novo com amonia e luz é claro que vais ter algas Tens plantas? Se tiveres começa a fertilizar. Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 (editado) Aquario novo com amonia e luz é claro que vais ter algas Tens plantas? Se tiveres começa a fertilizar. pelo que estive a ler as algas sao filamentosas verde. Também conhecida por hair-algae. tenho 3 cabombas, 5 echinodorus e 2 anubias nana Com fertilizante liquido??o que recomendam? Editado Maio 11, 2010 por Justdout Citar
Kaganisso Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Tamanho do aqua? 80x40x40 com aproximadamente 110L uteisColocas-te substrato? subestrato JBL aquabasis Iluiminação? 2 x 28 w t5 Tempo de luz? estavam ligadas 10 horas mas ja reduzi para 8 Filtro interno da aquatlantis biobox 2 650L/h brutos termostato 150w tenho 1 limpa fundos no aquario a uns 3 dias usei condicionador prime da seacheam ou la como e que se escreve Infelizmente,já vi muita gente com esse problema que ás vezes tem a ver com o sitio onde foi colocado o aquario! Se estiver num lugar que apanhe luz directa do sol, ou outra que não sejam só as luzes do aquario é normal que mais cedo ou mais tarde, aparecam algas! Fertilizante liquido-Da Seacheam-Flourish-5ml para 250l de agua!Mas tambem há outros! Por acaso tenho varios cá em casa para venda ,mas vivo na Madeira!!! Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Infelizmente,já vi muita gente com esse problema que ás vezes tem a ver com o sitio onde foi colocado o aquario!Se estiver num lugar que apanhe luz directa do sol, ou outra que não sejam só as luzes do aquario é normal que mais cedo ou mais tarde, aparecam algas! Fertilizante liquido-Da Seacheam-Flourish-5ml para 250l de agua!Mas tambem há outros! Por acaso tenho varios cá em casa para venda ,mas vivo na Madeira!!! O aquario nao apanha luz directa do sol mas o quarto tem muita claridade nao sei se isto pode ser a causa das algas Citar
inblack Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 (editado) Boas amigo Podes sempre por um peixe que te trate ai do sistema: crossocheilus siamensis Uns dois ou 3 dao te conta do problema mas tem em atençao que e um peixe q fica com mais ou menos 10cm de tamanho adulto e que poderá atacar camaroes. Cumps P.S. Vai fazendo umas trocas de agua que isso podera ser nitratos a mais Editado Maio 11, 2010 por inblack Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Comprei esta tarde fertilizante liquido da nutrafin. Devo fazer tpa mesmo com o ciclo a decorrer? Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Comprei esta tarde fertilizante liquido da nutrafin. Devo fazer tpa mesmo com o ciclo a decorrer? Acho que devias fazer um tpa para ajudar a repor o co2 na agua ou entãi fazer como um menbro aqui ja te disse, adciona flourish excel. Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Acho que devias fazer um tpa para ajudar a repor o co2 na agua ou entãi fazer como um menbro aqui ja te disse, adciona flourish excel. o da nutrafin nao serve? a loja onde fui nao tinha esse portanto trouxe este Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 o da nutrafin nao serve? a loja onde fui nao tinha esse portanto trouxe este O da Nutrafin serve penso que deve ser macros NPK, o flourish Excel não é nenhum fertelizante mas sim carbono de facil absorção pelas plantas que tem a virtude de matar as algas apesar de ser um feito secundario. Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 portanto pode ser falta de dioxido de carbono ? axam que devia investir num sistema de co2? caseiro ou dakeles de 20 euros que se vendem nas lojas? Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 A vida está cara, podes experimentar co2 caseiro, so tens de comprar tubo e uma pedra difusora de madeira, gastas uns dois euros fora o açúcar e o fermento e se quiseres o bicarbonato de sódio, uns 5 euros no maximo mais duas garrafas vazias de refrigerantes de 1,5 L ou 2 L Citar
Visitante Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Muito importante...tens de ter plantas, as plantas vão retirar da coluna de agua os nutrientes (amonia ou a amonia ou a amonia) que provocam as algas. Quem não quiser ter algas deve se preocupar em fazer crescer as plantas, ai está o truque. Citar
Justdout Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Muito importante...tens de ter plantas, as plantas vão retirar da coluna de agua os nutrientes (amonia ou a amonia ou a amonia) que provocam as algas.Quem não quiser ter algas deve se preocupar em fazer crescer as plantas, ai está o truque. mas eu ja tenho plantas, 3 cabombas 5 echinodorus e 2 anubias em relacao ao co2 comprado a 20 euros e igualmente eficaz que um caseiro? Citar
João Paulo Viegas Publicado: Maio 12, 2010 Publicado: Maio 12, 2010 (editado) Olá. Tens poucas plantas para a quantidade de água (com nutrientes) que tens no aqua. Faz TPA's pois se as plantas não conseguem consumir todos os nutrientes que o substrato está a libertar, as algas irão aproveitar. A solução de peixes deve ser a ultima opção, pois o aqua não está ciclado, ou seja, não estão garantidas as condições para existir vida aí. Calma. Lê mais como combater as algas (existe tópico sobre isso) e TPA's. EDIT: Deixa lá de parte os sistemas de CO2. Não tens plantas suficientes para investir agora nisso. Se as plantas necessitarem de CO2 então saberás. Pode ser que isto seja util: http://www.theaquatools.com/co2-calculations Editado Maio 12, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Justdout Publicado: Maio 15, 2010 Autor Publicado: Maio 15, 2010 Estoubastante preocupado com o meu peixe, os valores em vez de diminuirem estao a aumentar ph 7,5 kh 4 no2 1mg/l nh4 0.5 na loja disseram me que a causa deve ser a insuficiência do filtro interno, concordam? para um aquario de 138 litros que filtro externo recomendam? estive a pensar num fluval 205 ou ehein classic 2217 ou ehein ecco pro 300. tb vi uns sun sun que sao mais baratos podem me esclarecer? Citar
Visitante Publicado: Maio 15, 2010 Publicado: Maio 15, 2010 Mas esse aquário está montado a quanto tempo afinal? Citar
Visitante Publicado: Maio 15, 2010 Publicado: Maio 15, 2010 Desculpa, não vi que estava a ciclar, é normal esses valores, o aquário só tem 5 dias, coloca bactérias e da pouca comida, alem disso podes fazer uma tpa. Citar
Justdout Publicado: Maio 15, 2010 Autor Publicado: Maio 15, 2010 Desculpa, não vi que estava a ciclar, é normal esses valores, o aquário só tem 5 dias, coloca bactérias e da pouca comida, alem disso podes fazer uma tpa. 5 dias?????? o aqua tem 2 semanas Citar
Recommended Posts