74505_1491224032 Publicado Maio 10, 2010 Publicado Maio 10, 2010 Boa noite foristas! Gostava de vos perguntar, se alguém já passou pela mesma situação ou se me consegue explicar o que se passa com o meu filtro. Tenho um aquário de 120L para uma tartaruga, e uso o filtro Eheim Classic 2215. Uso 3 esponjas das azuis e um saco de substrato. Ultimamente, por motivos que me superam, por vezes acordo e vejo a água do aquário completamente "turva". Não sei explicar muito bem, a água não fica escura, nem parece muito suja, mas simplesmente não consigo ver nada dentro do aquário, é como se tudo tivesse desfocado. Já limpei o filtro depois disto acontecer, até substituí as esponjas, mas não consigo fazer com que isto passe. Já cheguei a mudar a água 2x numa semana, o que num aquário de 120L não é fácil. Se alguém tiver ideias sobre o que pode estar a acontecer eu agradecia que as partilhassem! Cumprimentos, Hugo PS.: A minha tartaruga tem 1 ano aprox. A carapaça tem à volta de 10cm mas ainda nunca medi, estou a dizer por alto. E eu sempre mudei a água de 2 em 2 semanas, e sempre se manteve praticamente limpa. Citar
Allistor Publicado: Maio 11, 2010 Publicado: Maio 11, 2010 Que mudas de água costuma fazer? Parcial ou total? Não tenho experiencia com esse filtro mas no meu aqua de 120l (que por acaso também é aqua de tartarugas banana rock ) uso o filtro Fluval 305 e a agua mantém-se sempre em boas condições. Lembre-se que também deverá fazer de 6 em 6 meses troca da cerâmica. Mas essa troca tem de ser parcial de modo a que não perca a colónia de bactérias. Parece-me que no seu caso em concreto é algum problema com a colónia de bactérias até porque isso me acontecia quando eu não tinha filtro externo. Espero ter ajudado. Qualquer duvida disponha Citar
74505_1491224032 Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Olá Allistor, obrigado pela resposta. Eu vou entao informar-me sobre a colónia de bactérias, confesso que é um assunto que nao sei muito ainda. Normalmente faço trocas de água aí de 50% da água. Mas das últimas vezes fiz mesmo 100% porque a água ficava logo "turva", então mudei-a toda a ver o que acontecia. Não ajudou. Há algo que eu possa fazer para apurar melhor o problema e corrigi-lo? Se precisar de mais informação fique à vontade! Cumprimentos, Hugo Citar
74505_1491224032 Publicado: Maio 11, 2010 Autor Publicado: Maio 11, 2010 Já agora, podia-me explicar a parte da mudança de cerâmica? obrigado. Hugo Citar
Allistor Publicado: Maio 12, 2010 Publicado: Maio 12, 2010 (editado) isto aqui é a dita cerâmica que suponho que o teu filtro contenha: é ai onde o teu aquario cria as bactérias que "matam" o xixi de tartaruga ao fazeres a mudança por completa da agua provavelmente aniquilaste a tua colónia de bactérias Agora se estivesse no teu caso mudava 50% da ceramica antiga por nova e utilizava um tratamento de aceleração de criação de bactérias que facilmente se encontra em lojas de aquariofilia. Utilizei um mesmo muito bom uma vez só que não o vi mais à venda. E comprei outro para ajudar a manter a colonia de bacterias mas este ultimo já não é tão bom. É uma questão de experimentares Quanto ao fazer testes para poder corrigir... penso que não há hipóteses: é amonia a mais só pode. Digo eu... Editado Maio 12, 2010 por Allistor Citar
Allistor Publicado: Maio 13, 2010 Publicado: Maio 13, 2010 Já encontrei o nome do produto de criação de bactérias que eu tinha dito que é muito bom. Chamasse SERA ammovec: Boa sorte Citar
74505_1491224032 Publicado: Maio 13, 2010 Autor Publicado: Maio 13, 2010 Já encontrei o nome do produto de criação de bactérias que eu tinha dito que é muito bom. Chamasse SERA ammovec: Boa sorte Vou hoje à loja tratar disso tudo! Obrigado Alastair, eu depois meto aqui os resultados Citar
74505_1491224032 Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Ainda não vi melhoras.. Já estou a fazer o tratamento para criaçao das bactérias há uma semana, e aumentei o volume de substrato no filtro.. Não tenho mudado a água, mudei apenas um terço nos primeiros dias, sugestão do senhor da loja.. Vou continuar a esperar.. Citar
norby Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Boas, A ceramica nao tem desgaste nao precisa de ser mudada/substituida. Se desejares limpa-la podes ferve-la que fica nova outra vez! Mantenho ceramicas em 2 patamares de meu Fluval FX5 e nunca usei esse precedimento, limito-me a passa-las por agua (retirada do aquario claro!) nas manutençoes mensais do filtro. Em relaçao aos Tpa´s se for usada uma mangueira o processo fica bastante facilitado. Faço Tpa´s quinzenais de cerca de 150l e na realidade nao é nada de complicado... Em relaçao á agua se alimentares a tartaruga num outro recipiente vais anular logo uma parte de lixo e residuos, para ficares só a contar com os cocos e xixis. Nao sei a capacidade litragem/hora do filtro mas eventualmente, face ao potencial poluidor das tartarugas, poderas necessitar de um mais potente. Pessoalmente e para alem do filtragem mecanica (esponjas) e biologica (ceramicas) tambem faço filtragem quimica (carvao activo). 1 1 Citar
74505_1491224032 Publicado: Maio 28, 2010 Autor Publicado: Maio 28, 2010 Olá Norby! A filtragem máxima do filtro julgo serem 620L/h. Continuo sem notar qualquer diferença na água. Devo começar a mudá-la? A pouco e pouco? Aceito todas as sugestões, porque tinha esperança que isto tivesse funcionado, mas agora volto a ficar preocupado.. Obrigado! Citar
Allistor Publicado: Maio 28, 2010 Publicado: Maio 28, 2010 Epah isso tá mesmo estranho tens o aqua cheio ou a meio? Esse filtro não é uma maravilha para tartarugas mas ainda assim acho que não deveria ser tão mau. Será que podias postar umas fotos do aqua e do filtro? Estranho mesmo! Chegaste a experimentar o produto de aceleração de criação de bacterias? Citar
74505_1491224032 Publicado: Junho 5, 2010 Autor Publicado: Junho 5, 2010 Olá foristas! Norby, Allistor, o aquário já está (quase) totalmente clarinho .gif' class='bbc_emoticon' alt=':thumbup3:' /> .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Deve ter sido só uma questão de tempo até se formarem novas bactérias! Obrigado pelas vossas sugestões, ajudaram-me imenso. Comecei a notar consideráveis melhorias no tom da água quando comecei a alimentar a tartaruga noutro recipiente, e hoje já está muito clarinha. A partir de agora vou ser extramemente cauteloso para não retirar muita água nas TPAs. Obrigado por tudo mais uma vez! Hugo Citar
Allistor Publicado: Junho 5, 2010 Publicado: Junho 5, 2010 Cuidado só ao estar a trocar a tartaruga de recipiente pois mudanças de temperaturas por vezes podem ser fatais. Opte por dar os sticks um a um e não muitos assim já suja menos. Espero que consiga manter o seu aqua saudavel por muito tempo Citar
Recommended Posts