NFM Publicado Dezembro 12, 2004 Share Publicado Dezembro 12, 2004 Boas, Tenho um casal de discus recém formado que fez hoje a 2ª postura ( e provávelmente não se vai safar pois os plecos durante a noite tratam de "limpar" os ovos). Já estive para mudar o casal para um aqua de 30 litros mas achei que era pequeno e que a mudança podia strssar o casal. A alternativa é colocar uma divisória no aqua onde estão (comunitário). O que pretendia saber era a vossa opinião sobre a solução a adoptar. Já agora, e para o caso de vir a ter sucesso com alguma postura, tenho lido aqui no forum sobre o uso de Azul Metileno e Formol, alguém sabe como e onde adquirir? São produtos que fazem parte da composição de algum medicamento? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno bastos de Oliveira Publicado: Dezembro 12, 2004 Share Publicado: Dezembro 12, 2004 ola! tb tenho a mesma situação que tu. tenho dois aquas, um comunitario de 350l e um de 60l. no de 350l tinha 4 discus, dois azul turqueza e dois santarem. os 1ºs adquiri ja algum tempo e ja fizeram 2 posturas sem nada pois comem os ovos os outros ja vou no 2º dia e ja comeram alguns acho que naõ vai escapar nada. olha o melhor e colcares o casal num separado mas esse de 30 l e mt pequeno. o azul de metileno e para os ovos não fungarem mas ainda não achei onde comprar. abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomiguel Publicado: Dezembro 15, 2004 Share Publicado: Dezembro 15, 2004 Viva, Já estive para mudar o casal para um aqua de 30 litros mas achei que era pequeno e que a mudança podia strssar o casal O melhor é sem dúvida separar o casal. No entanto 30lt é muito pouco. Tenta arranjar um aquário maior (60lt-100lt). Quanto maior melhor. Aquários pequenos são mais difíceis de "controlar" e a àgua "estraga-se" mais facilmente. Para além disso torna-se apertado para os pais. A alternativa é colocar uma divisória no aqua onde estão (comunitário). O que pretendia saber era a vossa opinião sobre a solução a adoptar. A divisória pode funcionar. Existem membros do fórum que fizeram cirações através desse método. No entanto pode ser que no teu caso não venha a resultar. É mais difícil a manutenção desse espaço, os alevins ficam mais sujeitos a parasitas e não tens depois como os tratar. Já agora, e para o caso de vir a ter sucesso com alguma postura, tenho lido aqui no forum sobre o uso de Azul Metileno e Formol, alguém sabe como e onde adquirir? São produtos que fazem parte da composição de algum medicamento? Azul de metileno puro não sei. Agora podes arranjar medicamentos no mercado com azul de metileno (p.e. Costapur da Sera). Formalina encontras nas farmácias. Muitas não vendem. Eu, por exemplo, arranjei por encomenda e porque o jovem da farmácia era um tipo porreiro. Em vez de Formalina podes utilizar Praziquantel, sendo que este é o princípio activo de alguns comprimidos (Tenilvet, por exemplo). Eu prefiro usar a Formalina. Não "suja" a àgua e é incolor. Prefiro controlar os picos de amônia e nitritos com TPA's diárias. Cumprimentos, Nuno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NFM Publicado: Dezembro 15, 2004 Autor Share Publicado: Dezembro 15, 2004 obrigado pelas ajudas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Blacky9 Publicado: Janeiro 4, 2005 Share Publicado: Janeiro 4, 2005 Ola, azul metileno deves encontrar nas farmacias. Pelo menos eu encontrei, e verdade que ja foi a uns bons anos mas penso continua a existir nas farmacias Filosofar e facil, dificil e ficar simples Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Janeiro 4, 2005 Share Publicado: Janeiro 4, 2005 Olá! Se queres mesmo criar Discus vais ter de colocar o teu casal num aquario de 80 a 100 l para o efeito e essencialmente levares á "risca" o que te vou explicar . Num aquario de criação deves ter apenas c um cone , termostato , filtro de esponja ( já colonizado) com a mesma água do aquario aonde eles comecaram a desovar. Ao contrario do que diz o Nuno Miguel os aquarios de criação não devem ser muito grandes pois os alevins perdem-se se assim for . O ideal é um aquario de 80l , pois desta forma os pais podem recolher os alevins quando estes se perderem!Assim o aquario não deve ser muito grande , pois dificulta a acção dos pais, na recolha ! 24 horas depois de terem nascidos e comecarem a sair do cone para os pais, é fundamental deixares uma pequena luz de presença acessa . Toma atenção á quimica da água e temperatura em que estão a desovar . Em relação a uma divisoria , ja tentei varios tipos de material ao longo dos anos , sem grandes sucessos , placas de acrilico , vidro , esponja e o sucesso é relativo . Penso eu que devem mesmo estar num sitio isolado para o efeito ! Os quimicos que queres posso arranjar-te se vieres ter comigo , tenho tudo isso e muito mais do que pretendes , mas sinceramente não sei para que efeito os queres , espero que não seja para criar discus Pois não é preciso nem formol , nem verde malaquite , nem azul metileno para teres sucesso na proxima desova , ok! Lembra-te que o mais importante é a quimica da tua água . Mais duvidas contacta-me ou vai dando por aqui noticias para toda esta comunidade poder testemunhar como é facil criar Discus !! Mas sem inventar , nem ir atras de conselhos teoricos ! ! UM abraço HUGO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NFM Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Boas Vitor Hugo, Este sábado, se conseguir, passo aí na loja. Um dos membros do casal foi adquirido aí. Ontem nova postura (6ª) vamos a vêr se é desta. Coloquei uma divisória de acrílico no aqua e na 5ª postura os ovos ainda eclodiram mas, os pais foram mudando os alevins de sítio à medida que nasciam, mas no dia seguinte todos tinham desaparecido. Um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts