Recommended Posts

Publicado

Queria fazer umas perguntas aos experts de criação de bettas.

Estou a tentar aumentar a natalidade dos bettas e estou a tentar usar 2 caixas da vodafone, e depois de ler alguns tutoriais, decidi fazer o seguinte:

1º retirar agua para as 2 caixas da vodafone do aquário comunitário q tenho e onde estão o betta macho e betta fêmea.

2º coloquei 10cm de agua em cada caixa

3º coloquei as caixas numa superfície plana de fundo preto

4º coloquei um candeeiro a dar luz para as duas caixas

5º rapidamente o macho mostra-se à femea e após meio dia continua a mostra as grandes bochechas q tem e nada de bolhas à superfície

6º como não havia nada à superfície tentei com um espelho 5 minutos, e o macho virou-se contra o espelho, deixei passar meio dia e nada bolhas às superfície

7º hoje quando fui ver os peixes estavam os dois colados ao fundo sem se mexer.

8º assustado com os peixes no fundo decidi retirar os mesmos para o aquário comunitário onde já estão mais arrebitados e acho que tinham era frio.

Agora as questões. Pelo que li algumas pessoas não colocam aquecedor nos bettas para procriarem e outras pessoas colocam a 27º

eu acho que os peixes estavam colados ao fundo com frio... talvez porque a agua arrefeceu.

Alguém costuma colocar aquecedores nos bettas nas caixas da vodafone?

Se sim, que género de aquecedor, e já agora se possível marca e modelo porque 10cm de agua não é muito e se a resistência do aquecedor tem que estar dentro de agua, convém o aquecedor ser pequenino.

Segunda hipótese era colocar o macho na caixa da vodadone e a fêmea dentro de uma garrafa cortada tudo dentro da mesma caixa... não segui essa hipótese porque podia stress-ar a fêmea devia ao pouco espaço.

Outra hipótese que tenho é colocar o macho num aquário de 50cm com 10cm de agua, com aquecedor de 100w no fundo e colocar a fêmea dentro de uma caixa da vodafone e dentro do aquário de 50cm assim em principio estavam os dois quentes.

Se tiverem outras formas de colocar o macho e a fêmea a procriarem indiquem-me para tentar, é a minha primeira vez.

Publicado:
  oeN disse:
Alguém costuma colocar aquecedores nos bettas nas caixas da vodafone?

o termostato de 25W chega, temperatura a 27º, ele tem umas ventosas, USA-AS :dancing: se nao queres que morram..

na minha opinião usa aquario com 9cm agua pq com esconderijos etc passa pra 10.

Macho sozinho 1 dia pra conhecer a casa, depois femea numa garrafa cortada com ele (ela fica protegida e ele ve na mesma, e alem disso é facil liberta-la)

Cumprimentos

Publicado:

boas,

bem, não sou nenhum expert, longe disso, mas gostava de te tentar ajudar:

apesar de se encontrarem bastantes bettas em aquas sem aquecedores, este é um peixe que se sente melhor em água quente, logo, em águas com temperaturas mais elevadas, vai ser mais saudável, vai se desenvolver mais, mais rápido e melhor, vai ter melhores cores, etc.

quanto ao aquecedor a colocar, ideal era um termostato, assim não tens de te preocupar com o controlo da temperatura, regulas e já está.

Em relação ao tamanho, desde de que caiba todo lá dentro (se for dos submersíveis), ou até à "zona de água" (normalmente indicada no manual das oinstruções de utilização ou no próprio termostato), podes usar qualquer um.

Os watts apenas servem por defeito, isto é, apenas se tiveres um aqua de 100 litros e um termostato de 50W é que vais ter problemas, porque não vai ser suficiente.

Se tiveres um aqua de 50L e um termostato de 100W, é na boa, a água não vai aquecer descontroladamente, apenas vai aquecer mais rápido, e não vão haver variações de temperatura.

acho que a hipótese do macho em 50L e a fêmea num cubo, tudo com aquecedor é a melhor, assim tinhas as águas quentes, o que facilitava a reprodução.

bom, espero ter conseguido ajudar, e boa sorte =D

logofino320x76.jpg

Publicado:
  29André disse:
acho que a hipótese do macho em 50L e a fêmea num cubo, tudo com aquecedor é a melhor, assim tinhas as águas quentes, o que facilitava a reprodução.

André na minha opiniao esse do cubo nao devia de ser pq ao tirar o cubo vai stressar o macho e vai comer os ovos e alem disso femea nao pode estar a vista depois :dancing:

Cumprimentos

Publicado:

vamos lá ver, o cubo só serviria para colocar a fêmea antes do acasalamento, por isso, depois seria colocada noutro sítio qualquer.

a parte de ao retirar stressar o macho, isso já não sei, mas podes ter razão

logofino320x76.jpg

Publicado:

Nem cheguei a ler tudo...mas se queres arriscar a morrer algum dentro do cubo para acasalarem continua...caso não queres que morram, não faças isso, arranja um aqua..

Publicado:

obg a todos pelas respostas. em relação ao cubo dentro do de 50l

eu ia deixar o cubo dentro do aquário até os bettinhas nascerem... logo não ia tirar nem stressar ninguém.

apenas ia por a fêmea dentro do cubo, depois tirava-a para junto do macho e por último movia-a para o aqua comunitário. O macho ficava com as crias e com o cubo tudo dentro do de 50l.

Em relação ao termostato de 25w, estive este fim de semana a ver 1 e tem o mesmo tamanho do meu de 100w. Acontece q se meto o de 100w a resistência não fica toda dentro de agua no cubo, e pode dar o berro (acho eu). Por isso perguntei por marcas e modelos. É q termostatos grande tenho um estava a pensar era num mais pequeno tipo que coubesse no cubo da vodafone.

Em relaçã oa macho e a femea estarem no fundo do aquário podia ser da agua estar fria ou existe outra explicação?

Publicado:

Eu tenho um de 50W num cubo vodafone. É pequeno, e cabe lá perfeitamente. Aqui a uns tempos havia no continente uns termostatos muito pequenos, de 15W, que eram perfeitos para nanos, mas ja nao sei se ha

logofino320x76.jpg

Publicado:
  29André disse:
Eu tenho um de 50W num cubo vodafone. É pequeno, e cabe lá perfeitamente. Aqui a uns tempos havia no continente uns termostatos muito pequenos, de 15W, que eram perfeitos para nanos, mas ja nao sei se ha

qual a marca e modelo do teu?

Publicado:

Boas!

Em primeiro lugar a reacção dos teus bettas foi perfeitamente normal. O peixe betta é um peixe de água quente. Muito provavelmente o facto de o macho não ter feito ninho e após algum tempo tanto ele como ela terem ficado apáticos, deveu-se à descida de temperatura.

Agora vamos à reprodução de bettas.

Ora bem, é possível fazer criação de bettas num cubo Vodafone!? Não posso dizer que não, pois já fiz duas e em ambas a taxa de sucesso foi altíssima. No entanto hoje sei que não é o mais indicado (já sabia antes, mas comprar mais um aquário estava fora do meu orçamento), e por isso procurei uma solução mais viável e menos dispendiosa que comprar um aquário. E encontrei. Neste momento uso uma caixa de arrumações, que leva aproximadamente 30 litros de água. Mandei fazer umas divisórias em acrílico opaco e posso fazer até 3 criações ao mesmo tempo. Tu no entanto tens um aquário de 50 cm inutilizado, por isso podes usar esse aquário e no lugar de colocares um cubo da Vodafone lá dentro para a fêmea, porque não colocas dentro de uma garrafa (é mais pequena, mas quando removeres não vai causar tantos distúrbios nem diferença no nível de água), também podes mandar cortar uma divisória à medida em acrílico ou vidro para fazeres unicamente a separação, depois é só retirar. Removes a garrafa assim que libertas a fêmea no aquário e no fim da desova removes a fêmea.

Não esquecer que a temperatura deve estar entre os 27ºC ou 28ºC e não deve sofrer grandes alterações usa tampa no aquário ou seja lá o que for que vás utilizar para a reprodução deles. Quanto ao termostato, colocas na horizontal, pois dentro desse aquário cabe pela certa. (Estou a assumir que neste momento já nem te lembras que querias fazer criação num cubo Vodafone, se tens sítio melhor, para quê usar um cubo!!!???) Coloca musgo de java, fetos de java, anúbias e plantas flutuantes se possível lá dentro.

P.S.1. Também podes fazer numa caixa de arrumações como eu e quando tiverem maiores passas para o aquário, mas arriscaste a poder perder os bettas na mudança. É preciso muito cuidado com os alevins betta, pelo menos até às +-5 semanas.

P.S.2. Ser paciente e ter muita vontade e gosto por bettas são as exigências mínimas para fazer criação. Não tenhas pressa, por vezes a pressa estraga tudo.

Publicado:
  oeN disse:
qual a marca e modelo do teu?

o meu é um Cascade Heater 50W

logofino320x76.jpg