stuxz Publicado Maio 9, 2010 Publicado Maio 9, 2010 (editado) Boas Pessoal, eu estou prestes a adquirir um aquario novo de 216L e tava a pensar comprar um aquecedor de 300W para o caso de no futuro se quiser mudar para um aquario um pouco maior nao precisar de comprar outro aquecedor(adicional ao que ja tenho de 100W no meu aquario de 60L), e aqui vai a minha duvida... será que um aquecedor de 300W vai aquecer demasiado a agua num aquario de 216L ? eu acho mesmo que aqueça um pouco mais do que a temperatura que eu regular sempre da para baixar um pouquito para a temperatura desejada, no entanto gostaria de tirar qualquer duvida... desculpem la a massada xD Obrigado. Cumprimentos Stuxz! Editado Maio 9, 2010 por stuxz Citar
João Paulo Viegas Publicado: Maio 10, 2010 Publicado: Maio 10, 2010 Olá e bem vindo ao forum. Todos os aquecedores estão providos de um sistema que desliga-os quando chegam à temperatura fixada pelo utilizador, tal como já deves saber. É preciso no entanto verificar se o mesmo (se a marca) tem algum sistema que desligue o aquecedor caso ele se avarie. No entanto porque não pensar de uma outra forma. Dizes que estás a pensar comprar um aqua de 200 e tal litros mas o aquecedor servirá para o futuro, porque não pensar já no aqua maior? Um aquecedor de 200 W servirá perfeitamente, pois o teu aqua com a decoração não irá ter 200 litro de água. A questão pode-se prender nos dias mais frios (e isso vai demorar a chegar, pois temos o bom tempo à porta) se o aqua estiver numa zona mais fria da casa. Boas escolhas. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
stuxz Publicado: Maio 10, 2010 Autor Publicado: Maio 10, 2010 Olá e bem vindo ao forum.Todos os aquecedores estão providos de um sistema que desliga-os quando chegam à temperatura fixada pelo utilizador, tal como já deves saber. É preciso no entanto verificar se o mesmo (se a marca) tem algum sistema que desligue o aquecedor caso ele se avarie. No entanto porque não pensar de uma outra forma. Dizes que estás a pensar comprar um aqua de 200 e tal litros mas o aquecedor servirá para o futuro, porque não pensar já no aqua maior? Um aquecedor de 200 W servirá perfeitamente, pois o teu aqua com a decoração não irá ter 200 litro de água. A questão pode-se prender nos dias mais frios (e isso vai demorar a chegar, pois temos o bom tempo à porta) se o aqua estiver numa zona mais fria da casa. Boas escolhas. ok, obrigado pela resposta mas nao opto por um aquario maior já porque tenho receio de a plataforma da minha casa nao aguentar visto que é uma casa um pouco velha e por questoes monetarias, vou optar por um de 200W obrigado pela sugestão mais uma vez Citar
Engbite Publicado: Maio 10, 2010 Publicado: Maio 10, 2010 (editado) ok, obrigado pela resposta mas nao opto por um aquario maior já porque tenho receio de a plataforma da minha casa nao aguentar visto que é uma casa um pouco velha e por questoes monetarias, vou optar por um de 200W obrigado pela sugestão mais uma vez Eu acho que estavas a pensar bem quando dizias que ias comprar um de 300W.... Isto é assim...um termostato tem de ter no MÍNIMO 1Watt por litro...ou seja correcto o que o João Paulo dizia...se só vai ter 200litros de água o teu aquário um de 200watts chegava, mas a conta da luz vai te sair mais cara porque o termostato vai estar quase sempre ligado...se comprares o de 300watts o termostato vai estar menos tempo ligado e a conta da luz sair mais barata ao fim do mês...outra vantagem é que quanto mais potente for o termostato menores são as variações da temperatura o que é bom, pois num aquário de 200litros é normal que no lado oposto ao termostato tenha sempre menos 1ºC... Espero ter-me feito entender... Cumps Editado Maio 10, 2010 por Engbite Citar
cidades Publicado: Maio 10, 2010 Publicado: Maio 10, 2010 Eu acho que estavas a pensar bem quando dizias que ias comprar um de 300W....Isto é assim...um termostato tem de ter no MÍNIMO 1Watt por litro...ou seja correcto o que o João Paulo dizia...se só vai ter 200litros de água o teu aquário um de 200watts chegava, mas a conta da luz vai te sair mais cara porque o termostato vai estar quase sempre ligado...se comprares o de 300watts o termostato vai estar menos tempo ligado e a conta da luz sair mais barata ao fim do mês...outra vantagem é que quanto mais potente for o termostato menores são as variações da temperatura o que é bom, pois num aquário de 200litros é normal que no lado oposto ao termostato tenha sempre menos 1ºC... Espero ter-me feito entender... Cumps É uma bela teoria essa de o de 300w consumir menos que o de 200w por estar menos tempo ligado, mas isso não funciona bem assim... Mas as diferenças são mínimas, se calhar apontava para meia dúzia de cêntimos no final do mês. Em resposta ao autor do tópico penso que não há problema nenhum em ter um ter um termostato de 300w num aquário de 200litros. Eu estou a usar um de 200w num aquário de 50 litros e o único cuidado que tive foi apontar a saída do filtro para o termostato para aquela zona não ficar mais quente. Com isto temperatura está homogénea em todo o aquário, seja a 1cm do termostato ou na outra ponta do aquário(testei com o termómetro) Cumprimentos Citar
stuxz Publicado: Maio 12, 2010 Autor Publicado: Maio 12, 2010 ok, entao vou escolher o de 300w obrigado pela ajuda, muito esclarecedor ^^ Citar
cidades Publicado: Maio 12, 2010 Publicado: Maio 12, 2010 Mas mete o termostato numa zona com boa circulação de agua para conseguires ter uma temperatura o mais uniforme possível em todo o aquário. Cumprimentos Citar
Engbite Publicado: Maio 14, 2010 Publicado: Maio 14, 2010 (editado) É uma bela teoria essa de o de 300w consumir menos que o de 200w por estar menos tempo ligado, mas isso não funciona bem assim... Mas as diferenças são mínimas, se calhar apontava para meia dúzia de cêntimos no final do mês. Em resposta ao autor do tópico penso que não há problema nenhum em ter um ter um termostato de 300w num aquário de 200litros. Eu estou a usar um de 200w num aquário de 50 litros e o único cuidado que tive foi apontar a saída do filtro para o termostato para aquela zona não ficar mais quente. Com isto temperatura está homogénea em todo o aquário, seja a 1cm do termostato ou na outra ponta do aquário(testei com o termómetro) Cumprimentos "Grão a Grão enche a galinha o Papo."...já é velho o ditado...he he Mas faz diferença, por mínima que seja... Eu se tivesse um aquário de 200litros comprava 2 termostatos de 200W um para cada lado do aquário, neste caso como só quer comprar um termostato o que digo é para não comprar o termostato mínimo e sim comprar um bocado a cima , que por mínimas que sejam, há sempre vantagens. A minha explicação foi dada daquela forma pois estava a tentar ser simples e directo, mas a teoria não é minha e se quiseres comprovar o que digo basta ires a uma biblioteca e procurares livros sobre "Controlo Automático" , nesses livros procuras por "Sistemas On/Off" e depois de leres lá muita coisa que te pode ser útil vai haver uma altura em que diz..."Para diminuir as oscilações deste tipo de sistemas....e as vantagens são...". Eu não disse o que disse porque tenho um termostato de 200w num aquário de 50litros...he he...Para a próxima que resolveres criticar ou mandar a chalaça, convém que o faças com fundamento... Cumps Editado Maio 14, 2010 por Engbite Citar
cidades Publicado: Maio 15, 2010 Publicado: Maio 15, 2010 "Grão a Grão enche a galinha o Papo."...já é velho o ditado...he he Mas faz diferença, por mínima que seja...new_2gunsfiring_v1.gif Eu se tivesse um aquário de 200litros comprava 2 termostatos de 200W um para cada lado do aquário, neste caso como só quer comprar um termostato o que digo é para não comprar o termostato mínimo e sim comprar um bocado a cima , que por mínimas que sejam, há sempre vantagens. A minha explicação foi dada daquela forma pois estava a tentar ser simples e directo, mas a teoria não é minha e se quiseres comprovar o que digo basta ires a uma biblioteca e procurares livros sobre "Controlo Automático" , nesses livros procuras por "Sistemas On/Off" e depois de leres lá muita coisa que te pode ser útil vai haver uma altura em que diz..."Para diminuir as oscilações deste tipo de sistemas....e as vantagens são...". Eu não disse o que disse porque tenho um termostato de 200w num aquário de 50litros...he he...Para a próxima que resolveres criticar ou mandar a chalaça, convém que o faças com fundamento... Cumps Faz diferença sim, uma resistência de aquecimento sobre-dimensionada tem que consumir mais, é o meu caso e apenas dei o meu exemplo, que não é o melhor mas é apenas temporário porque vou se tudo correr bem trocar para um aquário de 250litros ainda este mês, para o autor do tópico ficar descansado ao usar um aquecedor um bocadinho maior que o necessário. Flame on me Estou certo que concordas comigo, sendo que o Watt é uma quantidade de energia e que são necessários x Watts para aquecer y litros de água. E também sabemos que quanto mais diferença térmica houver entre superfícies, mais transferência de calor existe(neste caso aquário e ambiente). Seguindo este raciocínio chego à conclusão que se tivermos um termostato num canto do aquário de 200watts a emitir calor a 70ºC, aquele canto vai rapidamente atingir uma temperatura mais alta que o resto do aquário e vai existir mais dissipação de energia para o ambiente do que se tivéssemos um de 100watts a emitir 50ºC. O ideal seria um termostato continuo e variável na potencia e não ON/OFF, o que temos mais perto disso é o termostato com menos potencia mas capaz de manter a temperatura desejada. O que consome mais um termostato bem dimensionado para a utilização que vai ter ou sobre-dimensionado? Eu aposto no que está bem dimensionado e liga mais vezes! Se estiver errado estás a vontade para me corrigir e se não te importares explicar muito resumidamente o porquê... Estamos sempre a aprender e eu como qualquer pessoa não sei tudo... Cumprimentos, e desculpem se a escrita não estiver organizada da melhor forma, cheguei agora a casa e estou a cair de sono. Citar
Joao Bello Publicado: Maio 16, 2010 Publicado: Maio 16, 2010 Provavelmente é igual dado que apesar de o que é menos quente ligar menos tempo gasta mais durante esse tempo e vice versa.... Por exemplo para aquecer a água 1 grau precisamos de 1000W Ou seja enquanto o de 300W está ligado 4 segundos e gasta 1200W o outro de 200W está ligado 5 e gasta 1000W logo o de 300W gasta mais.... Abraços Citar
claudemiro Publicado: Maio 17, 2010 Publicado: Maio 17, 2010 Boas O unico problema nesse aquecedor é em caso de avaria este poder "cozer" os peixes, de resto podes usa-lo perfeitamente. O melhor no teu aqua seria dois de 200w, um em cada lado. Não tinhas o risco que falei e mantinhas a temperatura constante em todo o aquario. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 Olá Em caso de avaria e o termostato colar, qualquer um aquecerdor irá cozer os peixes no aquário se não nos apercebermos do aumento de temperatura. Quanto mais potente for o aquecedor mais rápido o aquário ultrapassará o limite ideal de temperatura com risco sério para os seus habitantes. Utilizando-se dois aquecedores no mesmo aquário aumentamos o risco de acidentes pois a probabilidade de avarias é superior. Apesar disso é muito difícil e muito improvável que os dois termostatos tenham a mesma reacção às variações de temperatura pois é praticamente impossível calibrá-los para os mesmos valores. Assim será sempre preferível utilizar apenas um deles, mesmo que com uma potência aparentemente baixa. O que irá acontecer será ele manter-se ligado por períodos mais longos do que se fosse um com potência superior. Cumprimentos Citar
cidades Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 Olá Em caso de avaria e o termostato colar, qualquer um aquecerdor irá cozer os peixes no aquário se não nos apercebermos do aumento de temperatura. Quanto mais potente for o aquecedor mais rápido o aquário ultrapassará o limite ideal de temperatura com risco sério para os seus habitantes. Utilizando-se dois aquecedores no mesmo aquário aumentamos o risco de acidentes pois a probabilidade de avarias é superior. Apesar disso é muito difícil e muito improvável que os dois termostatos tenham a mesma reacção às variações de temperatura pois é praticamente impossível calibrá-los para os mesmos valores. Assim será sempre preferível utilizar apenas um deles, mesmo que com uma potência aparentemente baixa. O que irá acontecer será ele manter-se ligado por períodos mais longos do que se fosse um com potência superior. Cumprimentos Viva, é comum os termostatos colarem? Cumprimentos Citar
KenzoPT Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 será que um aquecedor de 300W vai aquecer demasiado a agua num aquario de 216L ? Aquece exactamente à temperatura que queres, chega é lá muito mais depressa e ficará ligado por menos tempo sempre que a temperatura baixar. Eu tenho um aquario de 200 litros com um aquecedor externo Hydor de 300w e funciona muito bem, nem se nota qualquer alteração na temperatura da água. O único incoveniente, tal como aqui já foi dito, será no dia que o aquecedor colar/avariar, terás menos tempo de resposta antes que a água aqueça demasiado, dai ser aconselhavel aquecedores equivalentes com o volume do aquario, mas tanto pode acontecer com um de 100w tal como com um de 300w. Citar Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009
José Manuel Martins Sousa Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 Olá Cidades Não é muito comum, eu diria até que é pouco comum, felizmente. A mim já me aconteceu uma vez, e foi muito mau. Abraço Citar
cidades Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 Olá Cidades Não é muito comum, eu diria até que é pouco comum, felizmente. A mim já me aconteceu uma vez, e foi muito mau. Abraço Acredito O único problema que tive foi um deixar de aquecer, partiu o regulador e eu afinei com uma chave de fendas mas aquilo não ficou bem vedado e entrou agua.. A agua baixou de 26ºc para 21ºc durante a noite... passados uns dias tinha peixes doentes. No caso de ter colado era bem pior, saia peixe cozido. Cumprimentos Citar
Recommended Posts