rop64050 Publicado Maio 9, 2010 Publicado Maio 9, 2010 Bem pessoal, vocês são os culpados pelo meu 1º salgado, porque tinha água doce durante muitos anos e comecei a ler os tópicos de salgados aqui no forum e fiquei entusiasmado. Eu já tinha aquele bichinho a mexer comigo para mudar para salgados, mas vocês deram o empurrão. Aqui fica o setup : Aquário - 90x50x38 ( pouca largura, mas era o que eu tinha da água doce ) Sump - 60x40x40, com quebra bolhas Bomba retorno - 1xSicce multi 1300 ( 1300 l/h) Bomba circulação - 2x sun sun JVP-101 ( 3000 l/h ) Escumador - TMC Skim V2 400 Calha - Aquaeden 2x39+3x1w(led) RM - 5Kg RV - 5Kg areão - 16KG Sal - Tropic Marin Calk- feito com garrafão 5lts com tubo e torneira a pingar para a sump. Movél DIY A rocha ainda deve ser pouca, mas quero começar devagar. Ficam aqui algumas fotos, aceito e peço criticas (construtivas) e peço ideias para o layout. Agora deixar maturar e depois vou colocando fotos . O aqua e sump levam 200l de água. Como podem ver, não tem coluna seca, tem duas saidas de esgoto, que fazem um pouco de barulho com a água a entrar , mas pronto, depois logo se vê. A sump também é um DIY. Vou ter corais moles e peixes claro. Citar
tina pinto Publicado: Maio 10, 2010 Publicado: Maio 10, 2010 Hola rop bem tenho um simples doce com kinguios que estao enormes, portanto minha opiniao é de simples observadora. que valentia a sua considerando o quanto é complexo esse sistema do salgado. qto tempo levou entre a idealizaçao e a realizaçao ? ja esta bonito e se segues assim ficara lindo. Parabéns tina Citar
rop64050 Publicado: Maio 10, 2010 Autor Publicado: Maio 10, 2010 Obrigado. Primeiro andei a ver preços, posso dizer que isto tudo ,sem contar com o aquário que já tinha, ficou em cerca de 500€. Não é material de primeira, mas para começar acho que chega e depois conforme for aprendendo a trabalhar com salgado, logo me dedico a outros niveis de equipamentos. Depois de saber os preços e ler muito aqui no forum, aconselhei-me com o proprietário de uma loja de aquariofilia aqui em Portimão e foi com os conselhos dele que fui montando este setup. Uma das dicas que vi aqui no forum, é que é preciso muita paciência e é verdade. No dia que fui comprar rocha viva, sempre pensei que já vinha com algas, etc, com alguma vida à vista. Mas afinal não, apenas está maturada e com bactérias que agora temos de esperar que se desenvolvam e criêm então um reef. Uma diferença que vi em relação à água doce, é que é mais emocionante, porque estamos sempre a ver se já apareceu algum vivo novo no aqua e temos de andar sempre em cima do acontecimento. Pode ser por ser novidade, mas penso que um aqua doce, as coisas acontecem mais depressa e o aqua fica logo com vida desde o 1º dia da montagem, compram-se as plantas, peixes e pronto , temos um aqua com vida. Isto não quer dizer que não é interessante e que não dá trabalho, claro que temos de ter cuidados e que é interessante ver o desenvolvimento e por isso tive água doce por muitos anos, mas o salgado é mais trabalhoso e emocionante e apenas estou a começar. Citar
rop64050 Publicado: Maio 12, 2010 Autor Publicado: Maio 12, 2010 O overflow faz um pouco de barulho ( água a cair no tubo ), à noite, incomoda apesar de estar na sala. Alguém conhece uma solução ? Obrigado Citar
rop64050 Publicado: Maio 14, 2010 Autor Publicado: Maio 14, 2010 Então pessoal, nem um comentário ? 140 visualizações. Gostava de ouvir opiniões , sobre o setup, layout. Vá lá. Eu sei que não é um setup lá grande coisa, mas merece ser comentado e agradeço toda a ajuda que puderem dar. O overflow está a fazer muito barulho , tipo queda de água e apareceu um tapete castanho/verde na rocha viva. As luzes floruscentes ( azul e branca ), acendem às 15h e apagam às 23h , ficando os leds moonlight até à 01h. Estou a adicionar Kalk pelo sistema gota a gota. Obrigado Citar
nunocas Publicado: Maio 15, 2010 Publicado: Maio 15, 2010 Então pessoal, nem um comentário ? 140 visualizações.Gostava de ouvir opiniões , sobre o setup, layout. Vá lá. Eu sei que não é um setup lá grande coisa, mas merece ser comentado e agradeço toda a ajuda que puderem dar. O overflow está a fazer muito barulho , tipo queda de água e apareceu um tapete castanho/verde na rocha viva. As luzes floruscentes ( azul e branca ), acendem às 15h e apagam às 23h , ficando os leds moonlight até à 01h. Estou a adicionar Kalk pelo sistema gota a gota. Obrigado Boas, Tens aqui um bom projecto. A úncia coisa que alterava era o layout, se reparares as rochas estão muito ao monte tens que fazer umas alteraçõezinhas por exemplo, fazer umas grutas, plataformas pontes pois tens que pensar que mais tarde vais ter aí peixes e eles vão querer andar à vontade e sentirem-se mais no seu ambiente natural, para tal fazes as tais grutas para eles circularem por entre as rochas, dá uma espreita no layout do pessoal aí do fórum, inspira-te e boa sorte com o aqua. Abraços Nuno Ramos Citar
rop64050 Publicado: Maio 16, 2010 Autor Publicado: Maio 16, 2010 Obrigado pelo conselho. Estive a ver alguns e alterei o layout da rocha. O que acham agora ? Citar
nunocas Publicado: Maio 17, 2010 Publicado: Maio 17, 2010 Boas Já está muito melhor e com um ar muito mais natural, está muito giro mesmo. Tem só atenção à inclinação de algumas rochas-ponte, pois se quiseres de futuro pôr corais nelas não convem muito estarem inclinadas. Continua assim com o teu projecto e verás que terás resultados fantásticos!!! Abraço Citar
afundo250 Publicado: Junho 12, 2010 Publicado: Junho 12, 2010 Oi Rop, Sim senhor, gosto muito do novo layout do teu aquário, está à maneira! Quantos kilos de aragonite é que tens aí? A questão do barulho da queda de água é também algo que me intriga, eu estou a pensar em fazer uma coluna seca, etambé, aí faz esse tipo de barulho, tu tens um tipo de overflow, sei que para colunas secas há o tal durso, que faz com que o barulho desapareça... Escuta, a ver se me esclareces uma coisa que me está a dar cabo da maramita: Imagina que falta a elctricidade em casa, a bomba de retorno que está na sump deixa de enviar água para o aquário, certo? Então depois a sump não inunda com a água que continua a vir da coluna seca??? Há-de haver alguma coisa que previna que algo assim aconteça... Eu que não sei... Tenho dúvidas a dar com um pau, agora no fim do mês vou buscar o escumador, bomba de retorno (não sei qual é que preciso) e as bombas de circulação. Vamos lá a ver...! banana rock Abraço Rui Citar
rop64050 Publicado: Junho 12, 2010 Autor Publicado: Junho 12, 2010 Depois do aqua e sump estarem com água, é preciso testar para evitar esse problema quando falta a luz. Quando a luz falta, o retorno desliga e suga a água do aquário até entrar ar na saida do retorno. Ou seja, enchemos o aqua e a sump, ligamos a bomba retorno e vamos acrescentando água, até estar a sair água pelo esgoto e entrar na sump. Depois de estar a circular a água, desligamos a bomba e esperamos que a sump vá enchendo até perto do limite máximo na sump e se for preciso vamos retirando água até a bomba deixar de sugar água , quando isso acontecer a água deve estar a cerca de 2 cm do topo da sump . Depois ligamos a bomba de retorno e deixamos o sistema normalizar e quando isso acontecer , fazemos uma marca na sump no lado onde está a bomba de retorno e essa marca será a nossa guia para não deixarmos a água na parte do retorno passar essa marca. Não sei se me expliquei bem, mas foi assim que fiz e quando falta a luz, a minha sump enche até cerca de 2 cm do limite e não deita água fora. quando fores montar o sistema, se quiseres manda pm ou email ( rop64050@sapo.pt ) e terei todo o prazer em ajudar. Quanto ao barulho, já me falaram em colocar duas torneiras na saida do esgoto, a dificuldade está depois em regualr o fluxo, para que o retorno não meta mais água que o esgoto consegue tirar, senão enchemos demais o áqua. Citar
Recommended Posts