Curva Publicado Dezembro 12, 2004 Publicado Dezembro 12, 2004 Boas. O meu aqua tem 100x40x50, aprox. 200 Lt., e tenho 2 filtros, um seco humido e outro mecanico. A minha ideia é fazer um sump por baixo do aqua e acondicionar todo o material neste sump, tal como oescumador o aquecedor o nitrato r., etc. Mas tenho umas duvidas: Posso ligar o meus filtros em serie? Por ex. O mec. puxa a agua do aqua, a saída do mec. vai para a entrada do sec. hum. e a saida do sec. humido vai para o aqua. é possivel? Como é que puxo a agua do aqua para o sump e como é que levo novamente a agua para o aqua? Vou ter de usar 2 bombas com a mesma capacidade? (será possivel haver 2 bombas q debitem EXACTAMENTE a mesma quantidade de agua por hora), ou só uma? Também sei que posso usar a gravidade para puxar a agua, e uma bomba para a empurrar para o aqua, mas será seguro em caso de falha de energia electrica?
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Olá, A resposta é simples - ou compras um overflow ou furas o aquário de lado ou por baixo colocando uma coluna seca. O sistema das duas bombas não é viável e os filtros não servem para nada (apenas servem para acumular nitratos e não têm nenhum benefício) - vende-os e compra mais rocha viva!
Jpbp Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Só tens duas hipoteses, ambas apenas com uma bomba: 1 - Sump por baixo do aquario - bomba no sump a bombar para dentro do aquario - água a sair do aquario para o sump por gravidade (através de furo ou de overflow no aquario) ou 2 - Sump acima do aquario - bomba dentro do aquario a bombar para o sump - água a sair do sump para o aquário por gravidade (através de furo ou de overflow no sump) Qualquer das alternativas é segura em caso de falha de corrente desde que, no caso de furo, este seja feito lateralmente ao nivel do nivel normal da água. Abraços
Recommended Posts