SenaOnFish Publicado Maio 8, 2010 Publicado Maio 8, 2010 (editado) Decidi mergulhar em grande novamente no mundo de aquariofilia tropical mas algo me diz que entrei mal. Isto porquê... decidi comprar um bom filtro externo (JBL 900), resistência de 200w, substrato de boa marca, areão xpto, uns troncos naturais, medidores de tudo e mais alguma coisa... mas investi pouco no próprio aquário (da AquaPor) de 100L (100x30x40)cm. Posso dizer-vos que o aquário juntamente com o móvel foi tão caro como o filtro externo. Adiante... Montei o aquário e logo no segundo dia plantei 4 Anubias, 2 Fetos de Java e uma bola de musgo (poucas para começar devagar... tenho colocado bactérias benignas mas ainda é cedo, não deve haver muitos nutrientes para as plantas). Contudo, verifiquei que o meu aquário tinha uma lâmpada T5 de origem com uma mísera potência de 21W (insuficiente considerando a regra 0,5 a 1 W.L, ou será que a 40cm de altura é suficiente?). 1ª Pergunta: É comum ou é praticável trocar o balastro e o suporte estanque da tampa do meu aquário por um duplo para colocar pelo menos duas lâmpadas? A resposta de um electricista e de três vendedores é não. O balastro está isolado e comercialmente não há peças sobresselentes da AquaPor. Parece que estou entalado com este sistema se não sacrificar a tampa. Estou a pensar mandar fazer uma placa de acrílico ou de vidro para substituir a tampa e colocar um reflector em cima do aquário com a potência indicada. Como solução a curto prazo fui substituir a lâmpada de origem feita na china e um vendedor aconselhou-me a Extra Reef da HAILEA (39W segundo o site): http://www.aquanurt.com.pl/okno_ara.php?n=...ik_logowania_z= Chego a casa e noto que a luz é AZUL, venho à net e deparo-me com a existência da Supra Red (que contém também o espectro vermelho, essencial também para o crescimento das plantas). 2ª Pergunta: Foi uma boa compra? Não deveria ter adquirido a Supra Red para estimular o crescimento das minhas plantinhas? Ou este azul também é bom para os futuros peixes que terei? O que acham? Grande bem haja pela atenção, Cumprimentos, Gonçalo Costa Editado Maio 8, 2010 por SenaOnFish Citar
SenaOnFish Publicado: Maio 8, 2010 Autor Publicado: Maio 8, 2010 Vou reformular a questão dado a inexistência de resposta (poderá ser por causa do testamento). Uma luz azul tem a capacidade de ajudar as plantas a fazerem o que elas precisam? (Fotosíntese, crescer, etc...) Ou o espectro vermelho é indespensável? Não particularizem plantas... refiro-me de um modo geral. Obrigado. Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2010 Publicado: Maio 8, 2010 (editado) Olá. Primeiro de tudo... tens uma lâmpada de 21W, ou seja, uma T5 HE (High Efficiency) e alguém vendeu-te uma de 39W T5 HO (High Output)??? Isso é meio caminho andado para te estragar a lâmpada e balastro... pelos vistos, quem te vendeu isso não sabe muito do assunto. Lá por as lâmpadas terem comprimentos iguais, não significa que sejam iguais... Outras coisas menos importantes: Se só tens uma lâmpada actualmente, usa uma temperatura de côr entre os 5500 e os 8000 K. As plantas agradecem e os teus olhos também. Não sei como é essa calha de que falas, mas duvido muito que não consigas alterá-la... uma coisa é não quereres perder a garantia, outra coisa é não se conseguir de todo fazer qualquer tipo de alterações. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Resposta à tua pergunta entre vermelho e azul... poupem-me, as plantas crescem praticamente com qualquer espectro. Dizerem que X ou Y promove melhores crescimentos, ou contém os comprimentos de onda essenciais para o seu crescimento é treta. Cinjam-se a temperaturas de côr entre os 5000 e os 10000 K e acabou... Editado Maio 8, 2010 por Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
SenaOnFish Publicado: Maio 8, 2010 Autor Publicado: Maio 8, 2010 poupem-me, as plantas crescem praticamente com qualquer espectro. Thanks, tiraste-me o peso da consciência. Citar
Recommended Posts