Quo Publicado Maio 5, 2010 Share Publicado Maio 5, 2010 Já algum de vocês tentou dar surumi (delicias do mar/palitos do mar) aos vossos peixes. Quais serão as vantagens e desvantagens deste alimento. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 12, 2010 Share Publicado: Maio 12, 2010 Já algum de vocês tentou dar surumi (delicias do mar/palitos do mar) aos vossos peixes. Quais serão as vantagens e desvantagens deste alimento. Boas nunca experimentei, mas vendo a informação nutricional e fazendo as contas, deu-me 24,6% de Proteínas 4,5% de Lípidos 70,8% de Hidratos de Carbono (HC) Ora: as Proteínas deve ser compor 15 a 30% (herbívoros) até 40 % para carnívoros sedentários e até 45 a 50% para carnívoros muito activos ou peixes juvenis e alevins. os Lípidos devem ser entre 3% (para herbívoros) a 8% (para carnívoros) os HC devem compor até 40% devendo a restante composição ser rica em fibras, no caso dos herbívoros também tenho as minhas dúvidas quanto aos corantes vermelhos usados na composição das delicias do mar... Não serão prejudiciais quando em excesso? Pelo exposto não me parece ser uma alimentação completa para os peixes, pode talvez entrar em composição de pastas, devido especialmente ao sabor. ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 13, 2010 Autor Share Publicado: Maio 13, 2010 é um bom esclarecimento. obrg. a parte vermelha removeria-se... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 13, 2010 Share Publicado: Maio 13, 2010 A utilizar como ingrediente de pasta, (ou até como guloseima ocasional), eu pessoalmente removia, pelo sim pelo não... Mas também há casos de alimentos de marca contendo corantes como ingrediente, nomeadamente para garantirem uma coloração mais viva dos peixes. No caso das pastas acho que esses corantes são geralmente de origem animal (a quitosina derivada das cascas de camarão) ou vegetal (o caroteno presente nas cenouras), podendo existir outros que desconheço. ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Maio 13, 2010 Share Publicado: Maio 13, 2010 Já agora, eu dou gamarus aos meus peixes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 19, 2010 Share Publicado: Maio 19, 2010 Já agora, eu dou gamarus aos meus peixes Eu também, tinha uma vez daquelas embalagens para tartarugas, e comecei a dar-lhes para terem mais variedade, e eles adoram... ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 19, 2010 Autor Share Publicado: Maio 19, 2010 também dou gammarus mas nao me inspira muita confiança... que tal camarões congelados daqueles descascados pequenos para fazer arroz de marisco? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Maio 19, 2010 Share Publicado: Maio 19, 2010 Quo gostava de dar isso, gostava de saber se é bom e quanto custam? Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 19, 2010 Autor Share Publicado: Maio 19, 2010 por acaso comprei mas nao reparei no preço. Ainda nao dei aos peixes. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 19, 2010 Share Publicado: Maio 19, 2010 também dou gammarus mas nao me inspira muita confiança... que tal camarões congelados daqueles descascados pequenos para fazer arroz de marisco? Os camarões têm cerca de 90% de humidade 10% proteínas e 0,5 de gorduras, se retirar-mos a água (humidade) dá cerca de 90% de proteínas e 4,5% de gorduras, é bom mas deve ser complementado com fibras e hidratos de carbono (por exemplo cereais em pastas) O gamarus secos têm: 44% proteína, 6% gordura; 6,5% fibra; 25% cinza 14% humidade, e cálcio 5% - retirada a humidade dá cerca de 49% proteínas, 7% gordura, 7% fibra, 28% cinza e 6% cálcio a gordura está um pouco acima, mas pouco... uma vez mais é uma questão de variedade na dieta, para evitar excessos. Quanto ao preço acho que é à volta de 5€ uma embalagem de 25g de gamarus secos... ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 21, 2010 Autor Share Publicado: Maio 21, 2010 (editado) por acaso comprei gammarus a metade desse preço. penso que a duvida do tugz era o camarao congelado. nao acredito que o gammarus seco tenha mais nutrientes que camarao fresco. até porque nem tudo se resume a esses nutrientes, há outros, nomeadamente vitaminas que se perdem na comida seca. mas tb em congelado nao sei até que ponto preserva varias das vitaminas. mesmo assim. além de que os meus nao curtem gammarus assim por diante. pelo menos estes que tenho. Já larvas vermelhas... ui até voam do aquario, ja fiquei molhado à custa disso. como é logico camaroes e outras coisas quaisqueres sao apenas "treats" para os peixes, e nao a sua comida de base. eu gosto de variar a comida deles, já tenho varios tipos de comida (flocos, larvas vermelhas, minhocas tubifex, waffers de algas, vegetais congelados, gammarus), mas queria algo mais, parece que falta algo. Editado Maio 21, 2010 por Quo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 25, 2010 Share Publicado: Maio 25, 2010 Boas, ... nao acredito que o gammarus seco tenha mais nutrientes que camarao fresco. até porque nem tudo se resume a esses nutrientes, há outros, nomeadamente vitaminas que se perdem na comida seca. mas tb em congelado nao sei até que ponto preserva varias das vitaminas. mesmo assim. os dados para o camarão congelado tirei-os daqui: Tabela de composição de alimentos quanto aos gamarus foram dados tirados da embalagem eu limitei-me a retirar percentagem de humidade (água) e a obter assim o valor dos nutriente por peso seco (água é água... e só contribui para o volume final... neste caso os Gamarus até têm menos) além de que os meus nao curtem gammarus assim por diante. pelo menos estes que tenho. Já larvas vermelhas... ui até voam do aquario, ja fiquei molhado à custa disso. A minha experiência é variada desde aqueles que os adoram... Gouramis, guppys, platys... até aos que os ignoram completamente bettas, só lá vão quando têm fome e mesmo assim sem grande convicção e os que lhes são indiferentes danios, barbos tigre, escalares, etc... Larvas vermelhas só dou das congeladas, e também adoram (todos sem excepção), mas sempre associei ao facto de serem mais parecidas com alimentos vivos do que os gamarus por serem desidratados e flutuarem... como é logico camaroes e outras coisas quaisqueres sao apenas "treats" para os peixes, e nao a sua comida de base. eu gosto de variar a comida deles, já tenho varios tipos de comida (flocos, larvas vermelhas, minhocas tubifex, waffers de algas, vegetais congelados, gammarus), mas queria algo mais, parece que falta algo. concordo com a tua ideia, já que também a pratico, mas os camarões podem ser algo mais do que treats em composição de pastas, dada o járeferido elevado conteúdo proteico, ainda que deva ser devidamente equilibrado com outros ingredientes... ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 30, 2010 Autor Share Publicado: Maio 30, 2010 (editado) dei camarão e um bocado de surimi para eles experimentarem há dias, e correu bem. Mas agora dei mexilhão congelado cozido e também correu lindamente, eram os peixes todos loucos a tentar roubar uns aos outro. por acaso consigo mexilhão gratis. =D este congelado é caro, mas como vem nas misturas para arroz de marisco e a gente está um pouco farta de mexilhão, pois é muito vulgar aqui, tirei o mexilhão e pus num saquinho à parte no congelador para deixar aos peixes. não vou investir no surimi so dei para experimentarem, vou sim no mexilhão. Editado Maio 30, 2010 por Quo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Maio 30, 2010 Share Publicado: Maio 30, 2010 (editado) Delicias de Mar, Camarões para arroz de marisco e a maioria dos alimentos processados congelados têm todos conservantes, nomeadamente nitratos em grandes quantidades... Cuidado lá com o que dão aos vossos bichos, não poluam a água. Da mesma forma fiambre também não deve ser dado aos peixes, pois está carregadissimo de nitratos, que actuam como conservantes nas carnes de conserva que temos á venda nas grandes superficies. Camarão só deve ser dado daquele que é comprado congelado e cru, e mesmo aí convém fazer teste de nitratos após a alimentação dos peixes, pois algumas marcas também metem conservantes nos seus camarões para cozer. Carne crua, pode também ser dada, mas cuidado que se ficar no fundo bocados, a amónia vai subir. Vegetais, pode-se dar, desde que se tenha cuidado de se dar vegetais bem lavados, e que não sejam de culturas tratadas com pesticidas, e herbicidas. Novamente vegetais conservados não servem, por causa dos nitratos, e neste caso, o Bisphenol A, e os Ftalatos provenientes das embalagens (mas se forem gente responsável não irão comprar alimentos de conserva em embalagens de metal/plástico) Uma boa regra para os complementos "caseiros" para os peixes, é não utilizar nada processado industrialmente, por mais pequena que seja esse processamento. Editado Maio 30, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts