Lilyanna Publicado Maio 4, 2010 Publicado Maio 4, 2010 Já pesquisei, já li com atenção as respostas das pessoas que responderam no outro tópico, mas não encontrei nenhuma situação como a minha. Tenho dois troncos comprados numa loja de animais, são uns Mopani Dekoholz O problema é que comprei-os há 18 dias e continuam de molho porque continuam a deitar uma água castanha. Até quarta passada, ia mudando a água todos os dias. Era sempre o mesmo tom... como me diziam que era normal arrisquei por no aquario, na sexta acabei por ter de desmonta-lo e limpa-lo porque a água estava cada vez amis castanha e provavelmente ao fim de uma semana deixava de ver o que estava dentro da água. Como também me foi sugerido, fervi os troncos, o mais pequeno foi fervido 4x e sempre a deitar a mesma cor horrivel (castanho muito muito escuro com uns traços avermelhados) No domingo coloquei-os no alguidar com sal, 4 colheres de cha para cada litro. Ainda não mudei a água, mas ela tem a metade do tom castanho que tinha sem o sal. O que é que vocês recomendam para esta situação? Não faz sentido eu estar a aplicar um tratamento a estes troncos "tratados" como se eu os tivesse ido buscar ao campo.... Citar
alfapa Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 No ferver é que está o ganho... Quanto tempo é que os ferveste? Não conheço a madeira que estás a falar, mas os meus troncos fervem 1 a 2 horas.... descansam 1 a dois dias.. e voltam para a panela mais 1 hora. Por vezes ainda deitam cor ao fim desse tratamento. Se após esse tempo todo ainda tiverem cor, coloca-os num balde/alguidar e esquece-te deles durante 1 semana. Em todo o caso, o truque é muita água... repouso, mais água... até deixarem de deitar cor. PauloA Citar
Lilyanna Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 (editado) mas esses teus troncos são dos das lojas? porque tenho falado com uns amigos e os das lojas não é suposto serem assim, alguns nem essa cor têm segundo o que me dizem... a água da direita é do tacho onde a água o tronco está a ferver. a outra é do alguidar com a água e sal, não dá para ver mas tem um tom dourado... Editado Maio 4, 2010 por Lilyanna quote desnecessário. HRS Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 Por norma essa madeira não precisa de grandes tratamentos, sinceramente não sei, tiveste azar ou a madeira encontra-se a apodrecer..... a imagem do copo com a água mais clara é água de tratar o tronco com sal, já colocaste esse tronco tratado com sal em água a ferver para ver de que cor sai a água? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
alfapa Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 eu não vejo as fotos... não sei se foi das mexidas do HRS.... Em todo caso cada tronco é um caso. O que costumo fazer é lavar o tronco (da loja...) com uma escova, em que tiro tudo o que por lá estiver, desde restos de terra a restos de tronco/casca... Depois, água com ele. Normalmente evito o sal... os troncos das lojas, principalmente a madeira exótica já está mais que morta... e mais que seca. A partir dai, muita água e muita fervura. Em todo o caso mesmo que o tronco colore a água durante algum tempo é coisa normal... ou seja já tive troncos que mantiveram a água, tipo chá fraco, durante meses. É da madeira e os peixes gostavam... PauloA Citar
Lilyanna Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 já coloquei de novo a foto, espero que consigas ver agora, a água escura ainda está mais escura agora. isso de lavar o tronco também foi o que eu fiz. Lavei e depois meti-o num alguidar, ainda nem tinha filtro por isso eles passaram uma semana completa na água. já estão com sal, porque a água que deitavam ao fim de 10 dias não era essa cor que tu descrever mas uma cor quase tão escura como a que está no copo. não sei o que se passa nem como resolver a coisa. Citar
ricardo400 Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 pega no tronco e meteo no autoclismo, vais ver que passado alguns dias isso passa. Ja tive troncos durante um mes a coloriar a agua, mas com o tempo passa. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 Não, eu não mexi no link da foto, quando fui editar vi o link e copiei para uma janela do browser e abriu, pelos vistos não estava era bem inserido. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Lilyanna Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 pega no tronco e meteo no autoclismo, vais ver que passado alguns dias isso passa. Ja tive troncos durante um mes a coloriar a agua, mas com o tempo passa. não me parece que deixem fazer isso lool mas obrigada pela sugestão Um dos troncos este a ferver desde que iniciei este tópico até agora, teve este tempo todo com água e sal, e quando apaguei o fogão não consegui ver o tronco dentro do tacho, é normal? neste momento estão os dois aos sol para secar... vou leva-los à loja e ver o que dá. Segundo a mulher da loja, este género de troncos tem esta cor característica, que só passado muito muito tempo é que desaparece. Não podem ser fervidos nem serem colocados em água e sal. E pelo que ela disse são únicos que podemos colocar num aquário.... Dou por concluído o tópico com estes troncos esquisitos, não os recomendo a ninguém. Citar
ricardo400 Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 não me parece que deixem fazer isso lool mas obrigada pela sugestão lol, pq? è como teres uma garrafa ma dentro, nao estraga nada. E ainda poupas agua Segundo a mulher da loja, este género de troncos tem esta cor característica, que só passado muito muito tempo é que desaparece.Não podem ser fervidos nem serem colocados em água e sal. E pelo que ela disse são únicos que podemos colocar num aquário.... Dou por concluído o tópico com estes troncos esquisitos, não os recomendo a ninguém. manda a mulher dar uma volta ao bilhar grande, existem N tipos de madeira que se pode meter no aquario. Basta estarem dentro de alguns parametros.... Citar
Lilyanna Publicado: Maio 5, 2010 Autor Publicado: Maio 5, 2010 Afinal sempre deixaram, mas não cabe! lol A mulher era muito louca, e acredito piamente que se não tivesse andado por aqui a ler, a informar-me e a pedir opiniões do pessoal, ela me tinha feito a folha. Disse que eu tinha troncos a mais para o meu aquario... o que eu discordo, o meu aquario pode ter 60L mas é achatado tendo assim comprimento suficiente para ter os dois troncos, até dá pa ver pelas fotos... o aquario não parecia de forma alguma cheio de mais... também queria que eu comprasse um anti-cloro, uma coisa para os metas pesados, um condicionador para a água... e sempre que eu lhe dizia alguma coisa que tinha aprendido, tipo isso dos troncos, ela fazia uma cara horrível... nunca mais lá volto. D: Citar
Recommended Posts