Tratar um Tronco


Lilyanna

Recommended Posts

Já pesquisei, já li com atenção as respostas das pessoas que responderam no outro tópico, mas não encontrei nenhuma situação como a minha.

 

Tenho dois troncos comprados numa loja de animais, são uns Mopani Dekoholz

 

O problema é que comprei-os há 18 dias e continuam de molho porque continuam a deitar uma água castanha.

 

Até quarta passada, ia mudando a água todos os dias. Era sempre o mesmo tom... como me diziam que era normal arrisquei por no aquario, na sexta acabei por ter de desmonta-lo e limpa-lo porque a água estava cada vez amis castanha e provavelmente ao fim de uma semana deixava de ver o que estava dentro da água.

 

Como também me foi sugerido, fervi os troncos, o mais pequeno foi fervido 4x e sempre a deitar a mesma cor horrivel (castanho muito muito escuro com uns traços avermelhados)

 

No domingo coloquei-os no alguidar com sal, 4 colheres de cha para cada litro. Ainda não mudei a água, mas ela tem a metade do tom castanho que tinha sem o sal.

O que é que vocês recomendam para esta situação?

 

Não faz sentido eu estar a aplicar um tratamento a estes troncos "tratados" como se eu os tivesse ido buscar ao campo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No ferver é que está o ganho...

Quanto tempo é que os ferveste?

 

Não conheço a madeira que estás a falar, mas os meus troncos fervem 1 a 2 horas.... descansam 1 a dois dias.. e voltam para a panela mais 1 hora.

 

Por vezes ainda deitam cor ao fim desse tratamento.

Se após esse tempo todo ainda tiverem cor, coloca-os num balde/alguidar e esquece-te deles durante 1 semana.

 

Em todo o caso, o truque é muita água... repouso, mais água... até deixarem de deitar cor.

 

PauloA :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas esses teus troncos são dos das lojas? porque tenho falado com uns amigos e os das lojas não é suposto serem assim, alguns nem essa cor têm segundo o que me dizem...

 

Foto0046.jpg

 

a água da direita é do tacho onde a água o tronco está a ferver. a outra é do alguidar com a água e sal, não dá para ver mas tem um tom dourado...

Editado por Lilyanna
quote desnecessário. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma essa madeira não precisa de grandes tratamentos, sinceramente não sei, tiveste azar ou a madeira encontra-se a apodrecer.....

 

a imagem do copo com a água mais clara é água de tratar o tronco com sal, já colocaste esse tronco tratado com sal em água a ferver para ver de que cor sai a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não vejo as fotos... não sei se foi das mexidas do HRS....

 

Em todo caso cada tronco é um caso.

 

O que costumo fazer é lavar o tronco (da loja...) com uma escova, em que tiro tudo o que por lá estiver, desde restos de terra a restos de tronco/casca...

 

 

Depois, água com ele. Normalmente evito o sal... os troncos das lojas, principalmente a madeira exótica já está mais que morta... e mais que seca.

 

A partir dai, muita água e muita fervura. Em todo o caso mesmo que o tronco colore a água durante algum tempo é coisa normal... ou seja já tive troncos que mantiveram a água, tipo chá fraco, durante meses. É da madeira e os peixes gostavam...

 

PauloA :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei de novo a foto, espero que consigas ver agora, a água escura ainda está mais escura agora.

 

isso de lavar o tronco também foi o que eu fiz. Lavei e depois meti-o num alguidar, ainda nem tinha filtro por isso eles passaram uma semana completa na água.

 

já estão com sal, porque a água que deitavam ao fim de 10 dias não era essa cor que tu descrever mas uma cor quase tão escura como a que está no copo.

 

não sei o que se passa nem como resolver a coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, eu não mexi no link da foto, quando fui editar vi o link e copiei para uma janela do browser e abriu, pelos vistos não estava era bem inserido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pega no tronco e meteo no autoclismo, vais ver que passado alguns dias isso passa. Ja tive troncos durante um mes a coloriar a agua, mas com o tempo passa.

 

não me parece que deixem fazer isso lool mas obrigada pela sugestão

 

Um dos troncos este a ferver desde que iniciei este tópico até agora, teve este tempo todo com água e sal, e quando apaguei o fogão não consegui ver o tronco dentro do tacho, é normal?

neste momento estão os dois aos sol para secar... vou leva-los à loja e ver o que dá.

 

Segundo a mulher da loja, este género de troncos tem esta cor característica, que só passado muito muito tempo é que desaparece.

Não podem ser fervidos nem serem colocados em água e sal.

E pelo que ela disse são únicos que podemos colocar num aquário....

Dou por concluído o tópico com estes troncos esquisitos, não os recomendo a ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me parece que deixem fazer isso lool mas obrigada pela sugestão

 

 

lol, pq?

è como teres uma garrafa ma dentro, nao estraga nada. E ainda poupas agua

 

Segundo a mulher da loja, este género de troncos tem esta cor característica, que só passado muito muito tempo é que desaparece.

Não podem ser fervidos nem serem colocados em água e sal.

E pelo que ela disse são únicos que podemos colocar num aquário....

Dou por concluído o tópico com estes troncos esquisitos, não os recomendo a ninguém.

 

manda a mulher dar uma volta ao bilhar grande, existem N tipos de madeira que se pode meter no aquario. Basta estarem dentro de alguns parametros....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal sempre deixaram, mas não cabe! lol

 

A mulher era muito louca, e acredito piamente que se não tivesse andado por aqui a ler, a informar-me e a pedir opiniões do pessoal, ela me tinha feito a folha.

Disse que eu tinha troncos a mais para o meu aquario... o que eu discordo, o meu aquario pode ter 60L mas é achatado tendo assim comprimento suficiente para ter os dois troncos, até dá pa ver pelas fotos... o aquario não parecia de forma alguma cheio de mais...

também queria que eu comprasse um anti-cloro, uma coisa para os metas pesados, um condicionador para a água...

e sempre que eu lhe dizia alguma coisa que tinha aprendido, tipo isso dos troncos, ela fazia uma cara horrível... nunca mais lá volto. D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.