Bruno Guerra Publicado Maio 3, 2010 Publicado Maio 3, 2010 Olá a Todos. A minha questão é a seguinte: Tenho um Filtro interno Projec Brio 2 200/600lh. O meu Aqua é de 70lt. Tenho 3 Mollys. 3 Espadas. 1 Guppy + 4 alvins. 2 limpa fundos e 1 limpa vidros. 8 Plantas (n sei o nome). Tinha uma bomba de ar ligada mais o filtro. Recentemente descobri, que é possivel ligar uma mangueira ao filtro para que este projecte oxigenio. Assim, retirei a bomba de ar, que fazia um barulho enorme. Fiz bem em retirar a bomba de ar ou não? Noto os peixes mais calmos e nas plantas existem muito mais bolhas arragadas ás plantas. Ou sera oxigenio a mais? Sera melhor por novamente a bomba de ar e deixar o filtro a fazer o seu trabalho, só filtrar?!! Um Abraço a todos. Citar Queen74
popxunga Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 (editado) Boas ... Acho que não fizeste mal; poupas energia, reduziste o ruído e o efeito é semelhante. Normalmente essas ligações aos filtros ou são reguláveis ou dão para ligar um tubo na ponta do qual se pode pôr (se não existir) uma válvula para controlar a admissão de ar. As bolhas que dizes estarem agarradas às plantas são projectadas pela saída de ar do filtro contra elas ? Se sim convém controlar isso. Cumprimentos, Editado Maio 4, 2010 por popxunga Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
Bruno Guerra Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 Boas ...Acho que não fizeste mal; poupas energia, reduziste o ruído e o efeito é semelhante. Normalmente essas ligações aos filtros ou são reguláveis ou dão para ligar um tubo na ponta do qual se pode pôr (se não existir) uma válvula para controlar a admissão de ar. As bolhas que dizes estarem agarradas às plantas são projectadas pela saída de ar do filtro contra elas ? Se sim convém controlar isso. Cumprimentos, Pois...é como dizes. As bolhas agarradas nas plantas são fruto da projecção da saida do ar atravez do filtro. E tenho notado...desde ontem, que os peixes vêm ao de cima «beber» ar/agua, até o limpa fundos anda a fazer isso. O que se poderá estar a passar????? Citar Queen74
Visitante Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 (editado) Tens o aquário montado a quanto tempo? 20 e poucos dias? Editado Maio 4, 2010 por Visitante Citar
Bruno Guerra Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 Tens o aquário montado a quanto tempo? 20 e poucos dias? Não Amigo. Já tem uns 5 mesitos. Fiz a ciclagem toda...Tpa's semanalmente (+-10lt). Realmente a unica alteração foi retirar a bomba, de ar e por o filtro a «bombar 2 em 1». Citar Queen74
Quo Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 (editado) estranho. que dimensão tem o aquario em CxLxA? e a quantidade de peixes e plantas que tens lá dentro. Podes colocar o filtro mais para perto da superficie para mover a tona de água. a bomba de ar é desnecessaria, a oxigenação farás pelas seguintes formas: superficie do aquario em cm^2 (depende do comprimentoxlargura do aquario) plantas existentes filtro criando ondulação na superficie da água. esse sinal pode também ser sinal que precisas de limpar o filtro (está entupido)... Editado Maio 4, 2010 por Quo Citar
Bruno Guerra Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 estranho. que dimensão tem o aquario em CxLxA? e a quantidade de peixes e plantas que tens lá dentro. Podes colocar o filtro mais para perto da superficie para mover a tona de água. a bomba de ar é desnecessaria, a oxigenação farás pelas seguintes formas: superficie do aquario em cm^2 (depende do comprimentoxlargura do aquario) plantas existentes filtro criando ondulação na superficie da água. esse sinal pode também ser sinal que precisas de limpar o filtro (está entupido)... Ora as medidas são: 60x40x35. Agora na hora do almoço reduzi a entrada do ar, o que faz com que aumente a «força/potencia» da circulação da água. Mas respondendo a tua ideia,posso mais logo ver o estado do filtro. Contudo fica a pergunta: Mesmo que o filtro esteja intupido/sujo...o ar que ele expele vem directamente do meio-ambiente para a água, não é?? Ou passa pelo filtro??!! Abraço Bruno Citar Queen74
Quo Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 (editado) não passa pelo filtro. vai logo directo para a água. Apenas o virem respirar à superficie não só pode indicar uma falta de oxigenio, mas mais provavelmente um filtro entupido por detritos de peixe. que peixes e quantos tens lá dentro. e que plantas tens. deve-se limpar o filtro em agua retirada do aquario e nunca com agua da torneira, deve-se lavar levemente apenas para desentupir Editado Maio 4, 2010 por Quo Citar
Bruno Guerra Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 não passa pelo filtro. vai logo directo para a água. Apenas o virem respirar à superficie não só pode indicar uma falta de oxigenio, mas mais provavelmente um filtro entupido por detritos de peixe. que peixes e quantos tens lá dentro. e que plantas tens. deve-se limpar o filtro em agua retirada do aquario e nunca com agua da torneira, deve-se lavar levemente apenas para desentupir Pois...provavelmente pode ser filtro entupido. Porque falta de O2 não me parece, quanto muito, excessoo de O2, se é que isso é possivel. Vou fazer um Tpa mais logo, lavar o filtro e ver o que dá. De qualquer forma, um obrigado pelas respostas. Bruno Citar Queen74
Visitante Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 O envenenamento por nitritos provoca a subida dos peixes a superfície em busca de mais oxigénio na agua dai a minha pergunta. Se tiveres testes de amonia ou nitritos efectua o teste mas era boa ideia limpar o filtro que pode estar cheio de detritos. Citar
Bruno Guerra Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 Bom vamos ao relatorio. Fiz o Tpa, mais ou menos 12%. Limpei o filtro que por sinal (para meu espanto) estava bastante «encardido», julgo ter a ver um pouco por ter deixado o meu filho mais velho a dar comer aos peixes. (tenho de culpar alguem. loooool). Por outro lado, quando desliguei a bomba de ar na semana passada, tive a brilhante (idiota) ideia de mudar a posição do filtro, ou seja passou a estar virado para a frente do aquario, ao invez de estar virado para o lado. Portanto so uma pequena parte do aqua é que devia ter circulação de ar e agua. Posto isto...vamos aguardar para amanha e ver resultados, mas confesso que não estou a ver dias felizes aqui. Pergunta: Devo fazer Tpa's com mais regularidade até melhoras, ou é melhor não estressar mais os pobres bichos. PS. nao tenho medidores de Nitratos nem nada disso. So PH Um Abraço Bruno Citar Queen74
Bruno Guerra Publicado: Maio 5, 2010 Autor Publicado: Maio 5, 2010 Bom, hoje quando sai de manha parecia estar td mais ou menos. Quando cheguei a casa há tarde, levei uma amostra da água á minha loja fornecedora para a analisarem. O Ph esta 7.5 o No2 esta bom (nao tomei nota do valor), enfim....em principio o TPA e lavagem do filtro de ontem, resolveram a coisa. Noto que já não vão tantas vezes á suprifice beber «ar». É curioso como umas simples alterações podem dar cabo de tudo. De qualquer forma um obrigado a tds e até breve. Mas bomba de ar....realmente...não vale a pena...não sei, digo eu!!!!! Citar Queen74
popxunga Publicado: Maio 5, 2010 Publicado: Maio 5, 2010 Boas .... Pois estas coisas são mesmo assim... Por vezes uma alteração aparentemente sem importância acaba por produzir resultados inesperados. Ah ... mais um conselho: Não ponhas comida em demasia e avisa quem dá de comer aos bacalhau Obrigado pelo teu feedback .... Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
Recommended Posts