Recommended Posts

Publicado

Boas pessaol do forum

Espero que me possam ajudar

Estive com um aqua de 50l durante algum tempo para ganhar experiencia com os peixes, mas neste só tinha plantas artificiais.

Agora comprei um aqua de 240l, e iniciei uma plantação.

Coloquei um tipo de "areão vulcanico já fertilizado" e coloquei lá algumas plantas, uma rochas também vulcanicas e um tonco.

A minha duvida é a seguinte:

A minha sala tem bastante luz, mas o aqua não apanha luz directamente do sol, quantas horas tenho de ter a iluminação do aqua ligada?

É obrigatorio o uso de co2?

Se não utilizar o CO2 as plantas vão morrer?

Quando comprei o aqua o dono da loja disse-me que o fertilizante que já vinha no areão dava para cerca de 3 meses, isso é verdade? outenho de utilizar outro tipo de fertilizante.

Já estive a ler sobre o assunto, mas estou muito confusa, sem saber o que fazer, por favor ajudem-me. :)

Publicado:

Pessoal a minha iluminação é a seguinte:

1 lampada de 90 cm, 30W, 4900 kelvins da Sera Plant Color ( na parte de trás do aqua)

1 lampada de 90 cm, 30 W, 6000 kelvins da Sera brilliant day light (na parte da frente do aqua)

acham que é sufeciente para um aqua de 200l ?

Publicado:

Olá Tiquinha,

Não deve ser, dependerá também das plantas que lá estiverem mas isso dá um rácio de 0.3w/l o que não é nada.

A iluminação deverá estar ligada entre 8 a 10h diárias.

Publicado:

então para a quantidade de agua que tenho quantos w devo ter.

e em relação ao co2 ninguem me sabe dizer nada? :wink:

Publicado:

Olá,

Tudo (iluminação, co2 e fertilização) depende do que lá colocar, depende do numero e exigência das plantas.

Por isso não existe resposta mágica para a sua última pergunta (quantos W para a litragem). Repare que para só iluminar peixes só precisa de uma luz, se tiver só meia dúzia de anúbias a sua iluminação chega, o mesmo se tiver valisnérias) agora o rácio dependerá da exigência das plantas.

Para algumas plantas não será preciso CO2 por isso a resposta à sua pergunta varia....

É obrigatorio o uso de co2?

Depende das plantas.

Se não utilizar o CO2 as plantas vão morrer?

Algumas sim outras não, depende das plantas.

Qualquer fertilizante (substrato fértil) tem um tempo de vida limitado, pois dependerá da quantidade de nutrientes que as pessoas utilizam e isso novamente dependerá do tipo de plantas e da quantidade.

O ideal é indicar claramente o que tem, Nome das plantas, quantidades, se possível uma fotografia ajuda muito.

• 1 mês depois...
Publicado:

Essa questao de iluminação, plantas, realmente é muito complexa, depende do que você vai ter (flora, substrato, etc) e aconselho que leia bastante antes de projetar seu setup.

outra coisa não percebi no topico o setup de seu aqua... somente a capacidade total.

No meu aqua utilizo:

2 x t5 red 14w

2 x t5 blue 14w

4 x t5 Yellow 14w

1 x t5 Marine 21w

1 x t5 pink 21w

1 x HQI 150w 5000k

CO2 Caseiro

laterita + bassalto

ph 7.0 a 7.2 (depende do CO2 pois como não consegue controlar sua produção que no inicio é forte depois dimunui no final da garrafada)

dh 4

t 25º

nh 0

1 atman hf 800 + 1 atman hf 600 + 1 jebo 508

Setup: 1.00x0.60x0.60

So com as t5 já se vê a fotossintese acontecendo (as bolhinhas de O2 subindo moderado ) mas quando a HQI é acionada (funciona com timers simulando a luz do dia,

25% cedo, 50% intermediario, 100% meio dia, 50% e finalmente 15% a noite e deixo uma lampada que vai desligando durante a moite simulando a lua com 5% de iluminação até amanhecer ), mas como ia dizando a HQi quando funciona parece que tem várias bombas de ar dentro do aqua ... subindo bolhinhas por todo lado.... muito legal.

As lampadas Full

dsc03467d.jpg

a fotossintese

do lado esquerdo o CO2 e mais a direita as pequenas bolhas de O2, na foto foi logo no inicio do processo, tem vezes que sobe tanta bolha que mais parece que o aqua ta é fervendo ... rs

dsc03468o.jpg

dsc03472.jpg

Quanto ao fertilizante durar alguns meses, tenho um colega que possui um plantado ja faz uns 3 anos sei la e nunca precisou colocar outro fertilizante no substrato... e so utiliza laterita, de vez em quando de 3 em 3 meses utiliza potássio quando as plantas comecam a apresentar alguma deficiencia pois a laterita so possui ferro em sua composição. uma pequena dose de potassio e as plantas bombam de novo, isso acintece comigo tbm. Quando minhas plantas não estáo brm utilizo uma pequena dose de potassio pois tbm so tenho laterita no substrato.

Mas é bom ler bastante sobre plantas pois nem sempre o problema pode ser potassio por exemplo como no meu caso, vai depender dos sintomas que a planta apresentar, filtragem , fauna... etc... etc... etc.

Aquarista tem de está sempre em dia com a leitura de varios topicos de todos os aspectos (fauna, flora, doencas, algas, etc).

Abs.