Paulo Lisboa Publicado Maio 3, 2010 Publicado Maio 3, 2010 Boas, o meu irmão deu-me um aqua com 50 x 25 x 25 (o que dá cerca de 30 litros). Estou a pensar fazer dele um aqua para camarões. Já tenho um com Reds e acho aquilo um espanto. Há sempre qq coisa para ver! Neste estava a pensar meter Cristal Reds e outras espécies compatíveis. E plantas, pois claro Para além de ainda ter de ir inventar uma calha para ele, ando aqui às voltas com a decisão do filtro a usar... Se, por um lado não me agrada a ideia de ter um filtro dentro do aqua a ocupar o já pouco espaço, por outro não estou a ver onde vou 'encaixar' um filtro externo no local onde vou colocar o aqua. Para além disso, um externo seria sempre mais caro que um interno... E também acho que os de mochila já não serão propriamente adequados para um aquário deste tamanho. No Maxmat há uns Elite internos para aquas de 50 a 75 litros por cerca de 20 a 25 euros que podiam ser uma opção a considerar mas tenho receio que sejam subdimensionados. Que me dizem? No meu lugar que fariam? Obrigado pela atenção! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
TAZ Publicado: Maio 3, 2010 Publicado: Maio 3, 2010 Filtro de mochila, tens varios Eheim Liberty por exemplo, tem regulação de caudal, e se vais colocar camarões podes sempre colocar uma esponja no tubo de aspiração para impedir os juvenis de serem sugados, o que é mais dificil de fazer num interno. Na minha opinião para um aqua dessa litragem são os filtros mais indicados, se bem que há quem use externos, como por exemplo o Eheim 2211, mas na minha opiniãoi não se justifica. Os Eheim Liberty tem 3 "tamanhos" eu tive um 2041(150) que faz 570l/H, que deve andar a volta desse preço, num aqua de 25 litros e tinha sempre a agua impecavel, apenas troquei as esponjas de filtração biologica por Substract pro. Espero ter ajudado. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Paulo Lisboa Publicado: Maio 3, 2010 Autor Publicado: Maio 3, 2010 (editado) Obrigado pela resposta. Estive a ver preços e realmente parece ser algo semelhante. Confesso que tenho algumas dúvidas relativamente à capacidade/eficiência de filtragem destes tipo de filtros (de mochila). Por outro lado, tenho dois montados no meu aqua de Reds (que é mais pequeno que este que irei montar) e a coisa vai bem. Quanto à esponja, compreendo o que dizes. Até agora tenho usado meia de senhora mas a esponja poderá ser mais adequada no que diz respeito à manutenção. É que limpar a meia de senhora sem 'desmontar' os elásticos que a seguram ao tubo do filtro não é tarefa fácil Vou pensar seriamente nesta solução que recomendas. Próximos passos: idealizar solução para iluminação e escolher substrato! Cumpts!!! Editado Maio 3, 2010 por plisboa Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
TAZ Publicado: Maio 4, 2010 Publicado: Maio 4, 2010 O meu é exactamente esse, em relação a esponja tens própria da Eheim que encaixa no tubo e para limpar é simples alem de que cria microorganinmos que os camarões adoram, os meus passavam "horas" agarrados a esponja a comer.Podes confiar na filtragem, pelo menos como eu tinha o meu que é manter a esponja azul larga(filtragem mecanica) e adicionares ceramicas ou substrato pro ou alguma coisa do genero.No meu aqua de 25lts acho que tinha o caudal para ai a meio ou pouco mais. Espero ter ajudado. Cumps José Ferreira Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Paulo Lisboa Publicado: Maio 4, 2010 Autor Publicado: Maio 4, 2010 Uma dúvida, essa esponja de que falas já vem com o filtro? AB! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
TAZ Publicado: Maio 5, 2010 Publicado: Maio 5, 2010 Não, compra-se a parte vem numa caixa com duas se bem me lembro, vou ver se encontro a caixa e depois comfirmo-te e dou-te a referencia. por acaso acho que ainda tenho as duas mas tenho que ver(procurar). Cumps José Ferreira Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Paulo Lisboa Publicado: Maio 10, 2010 Autor Publicado: Maio 10, 2010 A coisa vai lenta pois a calha está esgotada e ainda nem sequer comprei o filtro nem o areão... Para já fiz limpeza ao aquário e está a fazer teste para ver se não tem fugas. Já leva 24 horas e tudo está ok. Aqui ficam duas fotos dele, já no lugar onde ficará definitivamente. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts