O meu primeiro aquario


Recommended Posts

Viva,

 

Sou novo nestas andanças e por esse motivo gostava de partilhar convosco o meu primeiro aquario e fazer umas perguntinhas para esclarecer algumas duvidas existenciais.

 

O aquario que comprei trazia o kit completo (Luz + Filtro + Movel), como pelo que li no forum por vezes o kit não é o mais aconcelhavem em termos de litragem / filtros optei por comprar um filtro há parte e mais algumas coisinhas que descrevo mais em baixo.

 

Estou a tentar fazer um aquario de água quente.

 

Por agora configuração é a seguinte:

 

Aquario da Aquapor com 80 x 30 X 40 (Largura x Fundo X Altura) na caixa diz 80 Litros;

Filtros (Ambos internos):

1 - Filtro do kit: Aquapor AQ - 300 ( na caixa diz que é de 5W tem output de 300 L/H e que dá para 80L);

2 - Filtro que comprei em separado: Penn-plax Cascade 400 ( para aquarios de 60 a 150 Litros e 400 LPH);

 

Termo (aquecedor)

- EHEIM Jager 100W - Diz que aquece de 100 a 150 Litros, sendo o aquario de 80 Litros penso que chega;

 

 

Foto do Aquario:

 

DSC05662.JPG

 

No fundo coloquei aquela areia grossa ou pedra pequenina que se compra nas lojas de animais.

Comprei tambem a rocha mas parece-me que seja de plastico, caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

 

Depois de colocar a areia e encher com água coloquei os filtros a trabalhar e coloquei 30 ml de Aquasafe, no pacote do aquasafe dizia que era 5 ml por cada 10 Litros logo para 80 precisava de 40 ml mas como não enchi o aquario e também não tinha os 40ml coloquei o conteudo todo o pacote que era de 30ml.

 

As perguntas que tenho são as seguintes:

 

1 - Tendo em consideração o tamanho do aquário acham que a configuração inicial é relativamente boa?

2 - Para colocar peixes sei que tenho que esperar algum tempo, quando sei que posso colocar peixes no aquario? Tenho que esperar 2 a 3 semanas ou mais ou menos tempo dependendo do pH da água.

3 - Pelo que li no forum o tempo de espera está relacionado com a geração das bactérias necessárias para a eliminação dos dejetos dos peixes, mas como sei que essa colónia de bactérias se criou? Durante este tempo devo de efectuar TPAs?

4 - Ao colocar o Aquasafe a água ficou azulada, isto desaparece?

5 - Sei que existem peixes que devemos ter no aquario para que este se mantenha bem de "saude" logo que tipo de peixes posso ter neste aquario tendo em conta a dimensão? Procurei no forum algum tópico que me desse esta informação mas não encontrei, se me pudessem indicar algum tópico com esta info agradecia.

6 - Como podem ver na foto nao tenho plantas nem substracto para plantar, deveria ter ou com as TPA's devidas posso evitar ter plantas? Sei k o próximo passo será um plantado mas por enquanto queria comecar sem plantas caso fosse possivel.

7 - Tenho os filtros de um lado do aquario e o termo/aquecedor do outro mas no guia deste dizia que devia estar ao pé do filtro, é melhor para que a agua quente se misture mais depressa com a fria ou tanto faz?

 

Desde já muito obrigado,

Texugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Tendo em consideração o tamanho do aquário acham que a configuração inicial é relativamente boa? O setup é muito bom para iniciantes, tens filtragem a mais. A filtragem á hora deverá ser entre 3 a 5 vezes a litragem do aqua. qual a potencia de iluminação?

2 - Para colocar peixes sei que tenho que esperar algum tempo, quando sei que posso colocar peixes no aquario? Normalmente através do teste da amónia...Tenho que esperar 2 a 3 semanas ou mais ou menos tempo dependendo do pH da água. O ph não influencia o ciclo do azoto, se não queres gastar dinheiro em kits de testes, espera 4 semanas e depois vais colocando os peixes a pouco e pouco.

3 - Pelo que li no forum o tempo de espera está relacionado com a geração das bactérias necessárias para a eliminação dos dejetos dos peixes, mas como sei que essa colónia de bactérias se criou? Já respondi lá atrás... As bactérias transformam os dejetos em nitratos.Durante este tempo devo de efectuar TPAs? Não é obrigatório, mas podes fazer 15/20% semanal.

4 - Ao colocar o Aquasafe a água ficou azulada, isto desaparece? Se colocaste muito não desaparece sem tpa's, se colocaste a quantidade correcta a água ficará "normal".

5 - Sei que existem peixes que devemos ter no aquario para que este se mantenha bem de "saude" logo que tipo de peixes posso ter neste aquario tendo em conta a dimensão? Vê aqui (www.aquahobby.com) Procurei no forum algum tópico que me desse esta informação mas não encontrei, se me pudessem indicar algum tópico com esta info agradecia. Tens que ter emconta algumas variáveis para colocares os peixes, mas acima de tudo e se vires algum peixes no site que mencionei e que se possa manter num aqua com as medidas do teu e os parametros de água que terás; e que gostes, a partir daí podes juntar outros peixes que possam co-habitar em harmonia.

6 - Como podem ver na foto nao tenho plantas nem substracto para plantar, deveria ter ou com as TPA's devidas posso evitar ter plantas? As plantas embelezam um aquário, mas também consomem os nitratos resultantes dos dejectos dos peixes, para além de produzirem oxigénio também ele essencial para a fauna... É uma questão de escolha... Sei k o próximo passo será um plantado mas por enquanto queria comecar sem plantas caso fosse possivel.

7 - Tenho os filtros de um lado do aquario e o termo/aquecedor do outro mas no guia deste dizia que devia estar ao pé do filtro, é melhor para que a agua quente se misture mais depressa com a fria ou tanto faz? Com a potencia que o termo tem, é indiferente a localização...

Espero ter ajudado, quando comecei também tinha muitas dúvidas... Depois a experiencia e a ajuda deste fórum fizeram com que aprendesse muita coisa... Continua, a persistencia é uma virtude. Vais cometer erros que depois farão aumentar os teus conhecimentos e a vontade de chegar mais além e aprender mais. Mas aconselho-te antes de tomar decisões a planear e a definir o objectivo que persegues ou desejas... Boa aquariofilia... Qualquer outra dúvida que tenhas, e queiras saber a resposta, basta perguntar.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito obrigado pelas respostas e pelo insentivo.

 

A Iluminação é da Aquapor: Modelo Starpor de 50Hz e 18w.

 

Estive a investigar mais um pouco e em relação aos testes necessários penso que seria melhor comprar um medidor de pH electrónico.

Sabem indicar-me um modelo de medidor de pH electrónico que não seja de topo nem muito rasca, algo mediano para alguem que está a comecar e ja agora onde o posso encontrar na net.

 

Muito Obrigado,

Texugo

Editado por texugoFelix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vais encontrar nenhum medidor de pH electrónico que não custe largas dezenas (por vezes centenas) de euros...Acho que é um desperdício de dinheiro...Compra uns de gotas que saem a pouco mais de 5 euros e funcionam perfeitamente...

 

Só queria acrescentar umas coisas ao que já te disseram. É melhor não fazeres TPAs antes de teres peixes, pois estarás a deitar bactérias já criadas fora. Só deverás fazer a primeira TPA com a introdução de peixes...

 

Arranja umas plantitas...Fica mais bonito. Existem algumas fáceis que não necessitam de substrato ou muita luz, tal como anúbia, egéria, cabombas...É só procurares no fórum por plantas fáceis...

 

Já agora, para fazeres o ciclo, convém colocares um floco de comida todos os dias.

 

Não sei se já leste, mas na minha assinatura está um manual para iniciantes. Lê que é um instante e ficarás a perceber muitas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=153861

 

ve esse topico e ve o tipo de plantas que podes usar no teu :P

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As perguntas que tenho são as seguintes:

 

1 - Tendo em consideração o tamanho do aquário acham que a configuração inicial é relativamente boa?

2 - Para colocar peixes sei que tenho que esperar algum tempo, quando sei que posso colocar peixes no aquario? Tenho que esperar 2 a 3 semanas ou mais ou menos tempo dependendo do pH da água.

3 - Pelo que li no forum o tempo de espera está relacionado com a geração das bactérias necessárias para a eliminação dos dejetos dos peixes, mas como sei que essa colónia de bactérias se criou? Durante este tempo devo de efectuar TPAs?

4 - Ao colocar o Aquasafe a água ficou azulada, isto desaparece?

5 - Sei que existem peixes que devemos ter no aquario para que este se mantenha bem de "saude" logo que tipo de peixes posso ter neste aquario tendo em conta a dimensão? Procurei no forum algum tópico que me desse esta informação mas não encontrei, se me pudessem indicar algum tópico com esta info agradecia.

6 - Como podem ver na foto nao tenho plantas nem substracto para plantar, deveria ter ou com as TPA's devidas posso evitar ter plantas? Sei k o próximo passo será um plantado mas por enquanto queria comecar sem plantas caso fosse possivel.

7 - Tenho os filtros de um lado do aquario e o termo/aquecedor do outro mas no guia deste dizia que devia estar ao pé do filtro, é melhor para que a agua quente se misture mais depressa com a fria ou tanto faz?

 

Antes de mais, como é que compras "pedras" mas depois achas que são de plástico lol? Toque...Peso...não sentiste nada, lol? Esta nunca tinha ouvido :P

 

Passando ao resto:

 

1 - Traz algumas coisas não necessárias. Esses filtros tiram-te alguma litragem ao aquário, para nem falar da fraca eficiência quando comparados com os externos. Ainda para mais tens móvel, devias considerar SEM DÙVIDA esta opção. Actualmente são muito silenciosos, não te preocupes.

 

2 - O pH é importante, sim mas não é sequer o mais importante aqui. O mais importante aqui chama-se ciclo do azoto, que consiste em 3 nomes: Nitritos, Nitratos e Amónia. Todos terão um pico, um de cada vez. Findo este processo que sim, pode e deve durar o tempo que mencionaste, já consegues colocá-los no aquário. Mas um ou dois de cada vez. Procura por "ciclo do azoto".

 

3 - Parte foi respondido no ponto acima. Não faças TPA's. Antes, vai medindo a água com os 3 testes em cima descritos. Paciência é a palavra-chave.

 

4 - Sim. Quase instantâneo. De futuro, recomendo-te a colocares o aquasafe no bidon onde estiver a água a entrar no aquário (quando fizeres TPA's).

 

5 - Podia transformar este num testamento mas digo-te apenas: APRENDER. Portanto devias ir para peixes de fácil manutenção tais como Guppies, Platies, Corydoras, entre muitos outros.

 

6 - Começar sem plantas não faz muito sentido. Pois a simbiose de um aquário comunitário de água doce normalmente não se realiza sem elas. Não digo que faças já 1 mega plantado mas aconselho-te (porque ainda tens isso muito no inicio) a:

 

- Vazar o aquário

- Comprares substrato fértil (AKADAMA, SERA, ELOS, há muitos)

- Colocares o substrato por baixo do areão

- Comprares umas plantinhas de fácil manutenção. Se quiseres, até aqui na secção de vendas do fórum, pois sai mais em conta.

- Comprares (ou se não quiseres) fazeres um sistema de CO2 caseiro tendo em conta as dimensões do teu aquário.

- Comprar FILTRO EXTERNO. Para esse aquário nem sai caro. Novamente podes valer-te da secção de vendas do fórum, se o orçamento não for muito.

 

Ias ver como isso ficava mesmo giro e relaxante. Um regalo para os olhos.

 

7 - Ele acaba por a aquecer uniformemente, sobretudo tendo uma potência superior á litragem existente. No entanto podes experimentar ver quanto tempo demora a ficar nos 25º (por ex.) e depois colocar o dito termostato ao pé do filtro, e comparares os tempos.

 

Cumps

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos,

 

Muito obrigado por todas as respostas e principalmente ajudas.

Passados alguns dias cá estou eu de novo para vou dar mais algumas noticias deste meu novo hobbie.

 

Depois de pensar um pouco sobre o assunto resolvi colocar umas plantinhas no meu aquario, pena que já tinha o aquario cheio e então não ficaram bem orientadas, ou seja foram colocadas como deu mas acho que não ficou mal claro que não se pode comparar com nenhum dos aquarios espostos aqui pelo forum mas como costumo dizer este é o meu :)

 

Coloquei as plantinhas na segunda feira, comprei-as numa loja em Coimbra, numa loginha muito simpatica no Gira Solum que basicamente se dedica a aquariofilia, concerteza que o pessoal aqui do forum que é de Coimbra conhece esta loja. Foi a primeira vez que fui lá e adorei o atendimento do Sr Jose, não está interessado em Vender mais sim em servir e aconcelhar bem quem lá vai. Quando comprei as plantas pedi plantas com alguma resistência pelo facto de não ter substracto fertil mais própriamente só areão grosso.

 

Na Terça-feira durante o dia estava por aqui a investigar no forum e num dos repy's ao meu topico verifiquei um que seguia para um topico que ensinava a fazer um CO2 caseiro ao que claro pus as mãos á obra. Quando fui comprar a pedra difusora e a valvula de retorno, novamente na loginha mencionada anteriormente, foi-me apresentada um garrafa já com um preparado ao qual só precisava de juntar umas bactérias... um pouco puxado-te... mas como da para duas vezes 45 dias comprei. O problema é que tenho ideia que aquilo deveria estar sempre a deitar bolinhas, posso estar errado, e nunca vejo nenhuma. Já verifiquei a valvula de retorno e tá bem montada só me resta pensar que a pedra difusora não é bem apropriada para isto uma vez que também existem difusores de CO2 apesar de serem bem mais carotes. Será que é melhor comprar o difusor de CO2? E para que serve um contador de bolhas de CO2?

 

Agora algumas fotos acabadinhas de tirar

DSC05664.JPG

 

DSC05665.JPG

 

DSC05666.JPG

 

DSC05667.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desenterra a anubia e amarra as pedras ou troncos ou irá morrer e apenas 1 concelho

 

quannto ao layout ainda ta fraquinho mas com tempo e experiencia irás alterando :)

 

cump..

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.