Recommended Posts

Publicado

Tenho o PH da água com valores excivamente altos para os peixes que tenho ( ph=7,:shock: já tentei tudo para baixar o valor ( trocas parciais de água de 30% e 50%), produtos químicos sem resultado.

O que posso ou devo fazer para conseguir o mais rápido possível baixar o valor do PH??

zmcm

Publicado:

1º que tudo não deves baixar o pH assim com tanta rapidez, isto porque variações bruscas de acidez/alcalinidade provocam mais efeitos negativos que manutenção de pH sempre igual, por mais alto que seja o valor.

Penso que a melhor maneira de alterar o pH para baixo é realmente através da ácidos, que compras em qlq loja de animais. Depois tens de tentar mantê-lo assim, seja através da adição de CO2, ker através de produtos que mantenham o pH ou através de turfa.

Com esse pH não deve haver problema para a maioria dos peixes.

Já agora...o pH da água da tua torneira é de quanto? É que se sair a 7,0 é normal que não te baixe o pH...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

obrigado pela dica!

o PH da torneira está a sair a 6,5 sensivelmente! por isso n percebo porque mesmo mudando 50% da água o PH se mantém nos 7.8!

zmcm

Publicado:

Olá boas

Para teres o PH dentro do aqua a niveis de 7.8 é pq há lá qq coisa que faça subir o PH, não terás por exemplo pedra calcária? areão fertelizado? areão calcario? ou outros elementos que te elevem o PH da água.

O PH da torneira é optimo, as dicas do disel são muito boas. :shock:

Cumpts.

António Azevedo

Publicado:

enche um garrafão com água da torneira e mede o ph uns 3 dias depois de ela estar a repousar no garrafão. talvez o problema não seja com o teu aquário.

boa sorte

Publicado:

Boas,

Cá em casa a agua sai da torneira com um Ph=7, passadas umas horas o Ph estabiliza em 8,5. Para o baixar uso CO2 caseiro, mas se não tens plantas não te aconselho.

Já agora alguem me sabe explicar o porquê desta subida de Ph?

Será algum produto que colocam para tratamento da agua que depois evapora?

Publicado:

Olá João

Bem não sendo um expert na água, lembro-me que ás vezes quando abrimos a torneira e colocamos a água para um copo ás vezes esta aparece ou com "bolhas" na superficie e ás vezes aparece com uma ligaira cor branca, isto deve-se a materiais em suspensão que andam na água e que depois se deixar-mos o copo quieto essas substancias acabam por se depositar no fundo do copo, portanto acho que no teu caso se passa algo semelhante, ou seja após a sedimentação das substancias em suspensão o PH poderá subir, è mera teoria.

Cumpts.

António Azevedo

Publicado:

É qualquer coisa como a pré-oxidação que é feita nas estações de tratamento com o cloro. Conforme o cloro vai desaparecendo, o efeito de oxidação diminui assim como a quantidade de iões e o ph sobe.

Acho que é isto :)

Publicado:

Olá a todos!

Desculpem a minha pergunta tão ignorante.

Mas como se calcula/mede-se o ph? :) E como se faz subir e descer?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

o ph medese com um ph teste que se vende nas lojas :)

procura no foro deve ter como desser e suvir o ph

xau um abraço

Publicado:

Olá nissam200sx!

Percebi so um pouco do aparelho de mediçao mas o resto passou-me ao lado.Mas como esse aparelho funciona diz-me todos os pormenores.

Qaunto ao descer e subir continu-o em stand-bye

Adeus

mini :)

Diogo Oliveira

Publicado:

o kit tras uma proveta e un likido metes agua na proveta o meu e da sera e mete-se 5ml de agua e quatro gotas do likido e depois avana-se e vese de que cor fica e compara-se no papel que ven junto la ten as kores e o ph o meu ta a 7.0 :)

Publicado:

Olá nissan200sx

Obrigado pela resposta e pela atençao.

Agora ja percebo.

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Adeus

mini

:)

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá

para medir o PH usa-se um reagente que em contacto com a água altera a cor e assim podes saber qual o valor do PH.

na aquariofilia usa-se uns teste que se podem adquirir em qualquer loja da especialidade, ou então nas grandes superficies tipo Continente e assim.

existem fundamentalmente dois tipos de teste:

- Um em que tu tens que adicionar o reagente a uma quantidade de água.

- Outro que são umas fitas que já tem o reagente e que se pode medir também o KH, GH, Nitritos e Nitratos (apenas para referir os mais completos)

Quase todas as marcas têem um conjunto deste e a questão da firma que os produz é apenas uma questão de gosto ou de dinheiro.

Quanto a mim nesses testes o que conta são duas coisas

1º - número de teste que é possível fazer com uma embalagem (ou seja relação uso/preço)

2º - qual o intervalo de medição (por exemplo PH5-9, PH4-10, e se têm as casas decimais ou não)

O Sr. Takashi Amano têm na sua empresa uma outra tecnica (e corrigam-me se eu estiver errado) que consiste em por um reagente num recepiente tipo balão e assim podes sempre saber qual o PH da água.

Eu não tenho €€€ suficientes para o material da ADA - Aquarium Design Amano, mas pode ser que algum dia o tenha :)

Quanto a subir e descer o PH, existem muitas tecnicas, desde a quimicos até a filtragem com materiais especificos.

Num dos livros mais antigos que eu tenho (de 197?) dizem que se pode deitar Bicarbonato de sódio directamente na água do aquário para subir o PH, ams eu não confio muito nisso :)

espero que agora tenhas ficado mais esclarecido

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Olá Sergio Leal!

Quando tiver o meu aquário, vou ao continente e compro um kit de medição de ph.

Obrigado a ti também pela atençao para comigo.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá Minidiogo

Para a medição já foram dadas muitas dicas, depois pode haver necessidade de ajustar o PH dependendo do tipo de peixes que se tem no aqua, para fazer esses acertos quer para cima quer para baixo pode-se utilizar productos quimicos tambem á venda nas lojas o PH plus para subir e PH - para baixar.

Eu pessoalmente não gosto de utilizar estes quimicos, prefiro utilizar matérias naturais que tem um tempo de reacção mais lenta o que faz com que os peixes não se sintam mal com a alteração progressiva do PH.

Nunca se deve mudar mais de 0,2 na escala assim por explo. se tiveres um PH de 7.8 e se quiseres baixar o PH este nunca deve baixar mais do que 7.6 e assim sucessivamente.

Os produtos naturais variam assim para fazer subir o PH usa-se rocha calcária e outras pedras á base de calcario, e para descer usa-se troncos ou turfa (que se pode colocar em filtros externos).

Penso ter ajudado

Cumpts.

António Azevedo

Publicado:
Num dos livros mais antigos que eu tenho (de 197?) dizem que se pode deitar Bicarbonato de sódio directamente na água do aquário para subir o PH, ams eu não confio muito nisso :)

O Bicarbonato de sódio serve para estabilizar o ph(tampão), não para o subir ou descer. Mas alguns peixes sem escamas não gostam do bicarbonato de sódio e é preferivel usar carbonato de cálcio.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!