AquaLung [ACTUALIZADO - Novo Layout]

Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas,

Tem espalhados já por alguns tópicos algumas imagens do meu aqua, mas fica aqui uma apresentação mais oficial. Este é o primeiro aqua que monto e só será o único devido a falta de espaço e 't€mpo'! ;) ehehe

O nome de AquaLung vem do nome dado ao primeiro dispositivo que permitia incursões no meio aquático sem estar ligado a superfície e a sua tradução a letra será, como é óbvio, Pulmão Aquático. O que traduz na perfeição o conceito que quis aplicar neste aqua, um espaço com um aspecto natural e aonde os seus habitantes possam 'respirar saúde'. Fiz o melhor que soube e que conseguia dentro da minha disponibilidade, criatividade e disponibilidade financeira e acho que até ficou bem. :P

Passando ao que interessa...

Setup:

Aquário 60*30*30 54L

- Filtro Eheim 2213 Plus

- Termo. Eheim Jager 100W

- Iluminação Lâmpada ppl 55W Phillips + Moonlight

- Bomba Ar Sera

- Substrato Tetra complete substrate + Areão negro inerte

- Hardscape Tronco + Rochas claras

Fauna: A completar

- 2 Corydoras Aeneus

- 2 Corydoras Albinas

- Casal Mikrogeophagus Ramirezi (macho german blue, fêmea German Blue)

- 10 Neocaridina Heteropoda sp. var red & var wild (vieram 10 no total a maioria todos Red, creio que continuam cá os 10 nunca os vejo todos juntos e ainda são pequenos)

- 6 Planorbis Corneus Blue

- 5 Tetras Cardinais (EDITADO)

Em relação à fauna gostava de colocar alguns peixes que fossem bastante activos e que andassem na metade superior do aqua para animar um pouco mais o aqua, estou aberto a sugestões. Tentei neons comuns mas quando os coloquei no aqua começaram a desenvolver um doença que segundo entendi afecta apenas os neons e parentes mais próximos, conclusão, acabaram por morrer. Fiquei um bocado decepcionado e sinceramente acho que não vou arriscar, por agora, com este tipo de peixes (ou parentes próximos).

Tive também na fauna 2 'ottos', que foram comprados como tal, mas que afinal eram CAE e estavam a tornar-se agressivos e tive de os dar. Se calhar complete com 1 verdadeiro otto ainda não sei.. dependendo da proliferação das algas.

Flora:

- Anubias

- Musgo Java

- Feto java

- mais umas 2 plantas que já não sei o nome :)

Em relação a flora acho que não vou acrescentar mais nada. 'Tá porreiro pá!' :P

Data de inicio 29-02-2010, valores medidos ao dia de hoje (29-04-2010)

- Temp: Entre 26º a 27º C

- NO3 = 0

- NO2 = Entre 0 e 1

- GH = ~6ºd

- KH = ~8ºd

- PH = ~6,8

- NH3/NH4 = 0

Ficam as fotos: (qualidade fraquinha)

Dia da montagem

gallery_43850_2109_139299.jpg

Agua ficou logo amarelada passadas 24 horas agora esta mais clara mas ainda não perdem o tom amarelado.

gallery_43850_2109_404674.jpg

Planorbis

gallery_43850_2109_342563.jpg

O Ram

gallery_43850_2109_286337.jpg

gallery_43850_2109_305172.jpg

Um marisco que apanhei a jeito

gallery_43850_2109_6757.jpg

E por fim uma foto ao dia de hoje, mudei a disposição de algumas coisas desde a montagem inicial, nada de especial. A agua esta mais amarelada que o seu tom habitual porque estive a fazer a habitual TPA e adicionei bio nitrivec da Sera o que deixa sempre a agua mais esbranquiçada.

gallery_43850_2109_33914.jpg

E pronto por agora é tudo, eu vou actualizado, opinem, sugiram, ou digam só que está uma porcaria xD

Grande abraço.

Editado por Ric.Gomes
Partilhar nas redes sociais

as dimenções são 60*30*30... esqueci-me de meter essa info. o tronco eu não faço a mínima ideia o que será... só sei que comprei na Aquaplante.

boas,

só uma pequena questão pessoal, tenho notado que os meus Ramirezi estão sempre escondidos e só aparecem para comer isto é normal?

boas,

Tenho notado que os meus Ramirezis andam bastante escondidos.. será normal? antes eram mais desinibidos...

tirei os CAE... e mudei uma planta de sitio. estão um pouco mais descontraídos, mas não os noto tão à vontade como inicialmente!

Dá-lhes tempo de descanso sem muitas mexidas no aqua.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

então mas consegue-se ver de um lado ao outro do aqua. a lateral que na foto fica ao fundo tem cartolina preta tal como a parte traseira do aquario. se calhar por essa lateral estar escura pode confundir em relação a profundidade.

em relação à cor, sim é mesmo amarelada como na foto, o tronco deu uma cor amarelada à água, gradualmente tem vindo a ficar mais clara, muito pela ajuda das tpas. :roflroll2:

• 2 semanas depois...

boas pessoal,

fiz algumas alterações a nível da fauna no meu aqua. consegui finalmente inserir neons sem que morram, fui compra-los a uma outra loja.

substitui também a fêmea ramirezi gold por uma german blue. lindíssima por sinal. :animal_fish:

ficam mais algumas fotos:

gallery_43850_2109_398646.jpg

gallery_43850_2109_273016.jpg

gallery_43850_2109_368931.jpg

Editado por Ric.Gomes

• 2 semanas depois...

epa isso receio não ser possível... em frente ao aquario está um bocado da lateral do meu roupeiro, e não me dá ângulo para tirar uma frontal creio.

vou tentar ;)

Ta mt fixe, mesmo a meu gosto..

Tenho um aqua de mesmo tamanho mas com iluminação insuficiente (calha original 18w), mas no teu caso tens mesmo a certa..

Gostava de ver a tua iluminação, é DIY?? se for possível mostra foto.. tb tenho curiosidade nas moonlight, como foram feitas? ;)

ora cá está ela.

gallery_43850_2109_30276.jpg

fiz a caixa à medida, toda em madeira, depois os cantos e juntas foram todas seladas com silicone preto e depois levou 2 ou 3 camadas de tinta preta mate.

1 é o balastro electrónico, esta envolvido em fita reflectora.

2, lâmpada

3, coloquei esta pequena placa de acrílico para conferir mais protecção ao balastro em relação a humidade, tenho a superfície do aqua coberta com uma outra placa de acrílico mas como na parte posterior (zona em que o balastro se encontra adjacente) estão as aberturas para o acesso das tubagens do filtro bem como os cabos de energia do termo. e da bomba de ar decidi colocar mais esta de protecção para o balastro, há sempre alguma evaporação por isso mais vale prevenir que remediar.

4, é a moonlight... não fui eu quem as construiu, comprei num leilão aqui no fórum, foram baratas, vinha a placa com os 4 leds e desta saiam os cabos, fase e neutro, depois foi só descarnar a fase e neutro de um transformador de 12 volts e fazer a ligação e isolar. embora sejam só 4 leds dão uma iluminação formidável mesmo, o ângulo de incidência é que reduzido, prai uns 60º apenas, mas pessoalmente gosto assim parece que um raio de luz lunar irrompe ali no meio do aqua.

5, esta parte é aberta pois em cima assenta um pequeno vidro para permitir uma acessibilidade mais fácil ao aqua. :thumbup3:

basicamente é isto... embora esteticamente eu goste bastante, e uma boa tinta como acabamento ajuda bastante, é algo pesado e um pouco difícil de manobrar. já tenho aqui outro projecto para fazer uma nova caixa para a iluminação e pelos cálculos que fiz fica ainda mais barato que este sistema mas agora ando sem paciência para meter mãos a obra :flick_tongue:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!