29André Publicado: Maio 24, 2010 Autor Publicado: Maio 24, 2010 pois, não sei quanto a ti, mas é mesmo a primeira vez que tento isto e sou um completo nabo :D só espero não fazer nada de mal para não prejudicar os :animal_fish:
DunKz Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 pois, não sei quanto a ti, mas é mesmo a primeira vez que tento isto e sou um completo nabo :D só espero não fazer nada de mal para não prejudicar os :animal_fish: eu ia fazer criaçao mas nunca fiz, já a umas boas semanas que nao faço nada xD apenas estou a comprar tudo primeiro e montar para depois fazer criaçao, visto que de 9 bettas so tenho 3 LOL Cumprimentos
29André Publicado: Maio 24, 2010 Autor Publicado: Maio 24, 2010 Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas. Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia?
DunKz Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas. Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia? ele nao faz mais ninho porque nao é capaz ou por outros motivos? alimentaçao? temperatura? (antes de mostrares femea claro) Cumprimentos
29André Publicado: Maio 24, 2010 Autor Publicado: Maio 24, 2010 não sei, a alimentação que lhe dou é granulado e minhocas vermelhas especiais para bettas, e a temperatura da água, como disse acima, está a 27 graus e a coluna está a 10cm. A comida sei que não é a melhor, mas não consigo arranjar larvas de mosquito quer era o que pretendia =/
António Lourenço Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas. Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia? Olá Para conseguires reproduzir bettas splendens tens que conjugar vários factores na mesma altura. Se não tiveres um deles não vale a pena stressar o peixe com mudanças. Os factores principais são: casal em boas condições fisicas, ninho e femea ovada. Sem isto....bem podes tentar que não consegues. Cumpr. antónio
29André Publicado: Maio 30, 2010 Autor Publicado: Maio 30, 2010 (editado) bom, passada uma semana, e com a fêmea devolvida ao comunitário à algum tempo, reparei que um dos machos estava a construir um ninho. Mudei-o ,logo para o aqua de criação, e ele fez um pouco mais no vidro. Depois, juntei a fêmea dentro de um copo, e deixei-os ficar assim de noite. Hoje de manhã, notei que ele largou o ninho do vidro, e construiu um colado ao copo. E agora? O que faço? Vou ter de deixar ficar o copo?Ou posso deslocar o ninho? EDIT: A fêmea apresenta o ovipositor bem visível. Editado Maio 30, 2010 por 29André
DunKz Publicado: Maio 30, 2010 Publicado: Maio 30, 2010 bom, passada uma semana, e com a fêmea devolvida ao comunitário à algum tempo, reparei que um dos machos estava a construir um ninho. Mudei-o ,logo para o aqua de criação, e ele fez um pouco mais no vidro. Depois, juntei a fêmea dentro de um copo, e deixei-os ficar assim de noite.Hoje de manhã, notei que ele largou o ninho do vidro, e construiu um colado ao copo. E agora? O que faço? Vou ter de deixar ficar o copo?Ou posso deslocar o ninho? EDIT: A fêmea apresenta o ovipositor bem visível. supostamente quando se coloca o copo, deve ser depois de ele construir em algum sitio e o copo nao pode ter nada a beira ou acontece-te isso, vais deixar o copo? podes tentar mas nao sei Cumprimentos
29André Publicado: Maio 30, 2010 Autor Publicado: Maio 30, 2010 não percebi muito bem o que disses-te, mas ele já tinha construido um no vidro, e depois iniciou outro no copo, mas tenho medo que ao tirar o copo, destrua o ninho.
teo Publicado: Maio 30, 2010 Publicado: Maio 30, 2010 eu uso uma rede para separar o aquario de reproduçao de bettas. num lado ta o macho e no outro tenho a femea. e quando a femea ta pronta pronta para o "acto" eu tiro a rede com cuidado... e se o ninho for danificado so um cadito, o macho depressa o repara... Cumps. Cumprimentos, Teo Mendes
DunKz Publicado: Maio 30, 2010 Publicado: Maio 30, 2010 tenta juntar os ninhos, se nao der deixa o maior, na minha opiniao Cumprimentos
Rúben Ferreira Publicado: Maio 30, 2010 Publicado: Maio 30, 2010 Boas! Com uma colher junta as bolhas todas num só sitio (sem ser colado ao copo)! Em principio ele depois deverá continuar a fazer nesse sitio o ninho. Se quiseres garantir isso coloca um copo cortado ao meio por cima da zona onde vais colocar todas as bolhas. Instintivamente ele vai achar o sitio mais indicado, devido à humidade que é criada entre o copo e a água. Boa sorte! A minha mascote
29André Publicado: Maio 31, 2010 Autor Publicado: Maio 31, 2010 Obrigado pelas dicas pessoal, vou tentar fazer isso!
29André Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 Bem, agora com as férias vou dedicar-me a isto a sério. =D Dúvida: Quando o macho está a fazer o ninho, não devemos mostrar-lhe um espelho ou outro macho? Isso vai estimulá-lo ou por outro lado, desfazer o que já tinha construído até então?
teo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 eu pensava que ja tinhas conseguido ter criaçao Cumprimentos, Teo Mendes
29André Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 não, ainda não, e também decidi parar porque estava totalmente sem tempo para depois cuidar dos alevins. E quanto à minha dúvida, sabes?
teo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 eu faxo assim, meto o macho e a femea numa caixa de vodafone, mas eles tao com uma rede a separar ao meio, deixo eles axim durante a noite toda. e no outro dia de manha vou la ver se a femea ja ta pronta e se tiver, tiro a rede com cuidado e o macho vai logo ter com a femea para ela ir para baixo do ninho. ja agora durante a noite quando eles tao seperados o macho constroi sempre um bom ninho... nunca usei espelho nem nada dixo... Cumprimentos, Teo Mendes
29André Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 O espelho é apenas para o macho exercitar as suas barbatanas. Como li por aqui, e concordo perfeitamente, os machos de criação não devem ser moles. =D
teo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 mas tu queres acasalar o betta macho com outro macho ou com uma femea? ele com a femea exercita as barbatanas muito bem... devias fazer como te digo... se metes um espelho e ele ve outro macho, perde o interese de ir ter com a femea. pq ve o outro macho e quer defender o seu territorio... Cumprimentos, Teo Mendes
29André Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 (editado) mas tu queres acasalar o betta macho com outro macho ou com uma femea? :D Eu sei que a fêmea é o melhor para excitar o macho, logicamente. Mas não vou estar a tirá-la todos os dias do aqua para a juntar ao macho, não o acho correcto. O espelho não é para a altura em que pretendo reproduzir, apenas para o macho ver outro, e delimitar o seu teritório, defendê-lo, exercitar as barbatanas, etc. Um espelho 30 minutos por dia, é apenas isso. É utilizado por muitos users, e os resultados são bem visíveis. Editado Junho 8, 2010 por 29André
teo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 nao consegues meter o mecho e a femea juntos mas separados, para eles se verem um ao outro? é pk dessa forma nunca mais consegues fazer criaçao... pk o macho e a femea tem que se verem um ao outro... é como tu e uma miuda, tens que a ver e ela tem que te ver. para acontecer alguma coisa... pensa la bem nisso que te estou a dizer... isso do espelho é bom é para ele de vez em quando ele exercitar as barbatanas... mas nao é bom para o acasalamento de dois seres vivos... Cumprimentos, Teo Mendes
29André Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 (editado) mas eu nunca disse que o espelho era para o acasalamento!!! Logicamente o peixe não vai acasalar com macho e muito menos com um espelho! O que estava a tentar perguntar, e que se calhar não foi percebido, foi se ajudava ou não o macho ver outro macho durante a construção do ninho. Claro que para acasalar será precisa uma fêmea, eles não são hermafroditas, tipo peixe-palhaço :D Editado Junho 8, 2010 por 29André
teo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 (editado) mas é o que tas a dar a entender... tipo ele ao ver outro macho nao aguda muito... o que ajuda para fazer o ninho é a femea... ixo do espelho é so para as barbatanas nao tarem sempre baixas, para exercitar uma pouco. Editado Junho 8, 2010 por teo Cumprimentos, Teo Mendes
Rúben Ferreira Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Boas! OS bettas fazem ninhos por duas razões: marcar território e para criação. Portanto poderás usar o espelho no inicio para "picar" o macho e ele iniciar o ninho mais rapidamente. Quando ele der inicio ao ninho podes então colocar a fêmea de forma que ele a veja, mas sem se poderem tocar. A partir deste momento, não voltas a mostrar o espelho em frente do macho. Força nisso, vamos lá ver se é desta. A minha mascote
29André Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 Boas! OS bettas fazem ninhos por duas razões: marcar território e para criação. Portanto poderás usar o espelho no inicio para "picar" o macho e ele iniciar o ninho mais rapidamente. Quando ele der inicio ao ninho podes então colocar a fêmea de forma que ele a veja, mas sem se poderem tocar. A partir deste momento, não voltas a mostrar o espelho em frente do macho. Força nisso, vamos lá ver se é desta. AH!!!! obrigado, era mesmo essa a minha dúvida!! Se o macho ao ver outro macho (ou neste caso, o espelho) iria ou não apressar a construção do ninho! Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.
Recommended Posts