Recommended Posts

Publicado:

Olá

Se calhar o problema está na frequencia e o modo como estás a fazer as TPA´s.

Mas pode não ser isso...é dificil ajudar-te sem ter toda a informação.

Agora uma coisa sei: um macho saudável, sem situações de stress, num aquário estabilizado não tem nenhuma razão para não fazer ninho.

Cumpr.

antónio

• Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

vou tentar ter mais cuidado com isso, mas creio que não estava a fazer nada de errado.

TPA´s semanal de 30%, num aqua de 7 ou 8 Litros, com àgua a uma temperatura semelhante àquela do interior do aqua (cerca de 26º / 27º)

logofino320x76.jpg

Publicado:

por acaso o meu betta bastou eu colocar um espelho e ele começou logo a fazer o ninho,

mas tive de o mudar de aqua e coloca-lo num cubo sem filtro, porque com o filtro o ninho vai à vida...

boa sorte com esse, não desistas, ou melhor é arranjares outro macho :thumbup3:

Publicado:

Boas!

Aparentemente estás a dar-lhe todas as condições necessárias para que ele seja saudável e que faça ninho, no entanto ele não faz. Pode realmente estar a sentir-se numa situação de stress como diz o António ou então haver algum impedimento.

Se bem me recordo à uns tempos atrás houve aqui um membro que fez de tudo para que o macho dele fizesse ninho e nada. Mais tarde apercebeu-se que o macho tinha um pequeno fio de silicone na boca que o impedia de fazer bolhinhas. Dificilmente teremos aqui um caso semelhante, mas nunca se sabe, visualiza bem se poderá haver algo que o esteja a impedir de fazer ninho.

Se não encontrares nada, sugestiono o seguinte:

Dado que tens outro o outro macho Plakat, noutro aquário, troca-os de aquário, a ver no que dá. Pode parecer estúpido, mas às vezes pode resultar.

Boa sorte e vai dando noticias! Ainda havemos de ver um ninho feito por esse menino!

Publicado:
e como é que fazes a reposição da agua ?

a reposição é feita muito lentamente, por vezes demoro 10 minutos a colocar uns 2 ou 3 litros. é mesmo muito devagar.

logofino320x76.jpg

Publicado:
Boas!

Aparentemente estás a dar-lhe todas as condições necessárias para que ele seja saudável e que faça ninho, no entanto ele não faz. Pode realmente estar a sentir-se numa situação de stress como diz o António ou então haver algum impedimento.

Se bem me recordo à uns tempos atrás houve aqui um membro que fez de tudo para que o macho dele fizesse ninho e nada. Mais tarde apercebeu-se que o macho tinha um pequeno fio de silicone na boca que o impedia de fazer bolhinhas. Dificilmente teremos aqui um caso semelhante, mas nunca se sabe, visualiza bem se poderá haver algo que o esteja a impedir de fazer ninho.

Se não encontrares nada, sugestiono o seguinte:

Dado que tens outro o outro macho Plakat, noutro aquário, troca-os de aquário, a ver no que dá. Pode parecer estúpido, mas às vezes pode resultar.

vou tentar também essa técnica.

Boa sorte e vai dando noticias! Ainda havemos de ver um ninho feito por esse menino!

isso é que era =D

logofino320x76.jpg

Publicado:

nestes últimos dias tenho passado mais tempo a observar o betta em questão, e não vejo nada que possa impedir a construção do ninho. Parece estar bem de saúde, mas não sei porque não o faz.

Tenho uma dúvida, existe alguma fase da vida de um betta em que este pare de se reproduzir, ou seja, comparando com os humanos seria como a menopausa ou melhor, a andropausa.

Se um betta for realmente velho, continua com as capacidades necessárias para conseguir suportar o esforço físico que é construir o ninho, mantê-lo e ainda cuidar dos alevins, passando vários dias sem comer`?

logofino320x76.jpg

Publicado:
nestes últimos dias tenho passado mais tempo a observar o betta em questão, e não vejo nada que possa impedir a construção do ninho. Parece estar bem de saúde, mas não sei porque não o faz.

o meu HM tambem nao faz o ninho apesar de ser mais animado que o super delta :S

Cumprimentos

Publicado:

Boas a todos,

como nesta semana não tive muito tempo para me dedicar aos aquas cá de casa, decidi esperar que um dos macho fize-se um ninho grande, para ver o que dava.

O macho plakat cujas fotos estão postadas neste tópico construiu um ninho bem grande, mais completo e maior do que o anterior ( que foi destruido acidentalmente durante uma TPA) de sexta para sábado.

Como tal, vou tentar a primeira técnica que me foi aqui indicada, a de colocar o ninho de um outro macho no aqua do macho que pretendo reproduzir. Vou fazê-lo na terça, porque o plakat ainda anda a acabar o ninho.

Depois posto os resultados =D

logofino320x76.jpg

Publicado:

já coloquei o ninho do outro betta, mas o ,macho nem lhe liga, não fez diferença nenhuma.

Reparo que faz umas bolhas (sem influência do ninho, porque já as fazia antes), mas são grandes, e não são como as pequeninas do ninho. Elas não se destroem, mas são muito grandes, e poucas, apenas 3 ou 4. Isto é normal?

logofino320x76.jpg

Publicado:

Boas, a todos.

Hoje de manhã, fui alimentar o meu betta, como de costume, e parti para a escola.

Á hora do almoço, chego a casa, e reparo que ele já começou a construir o ninho!!!!

Agora preciso de ajuda sobre o que fazer. Será que devo colocar a fêmea no cubo ao lado, para ele ficar mais empenhado? Ou mostro-lhe o outro macho?

Vou tirar umas fotos, e não tarda coloco-as.

logofino320x76.jpg

Publicado:

Boas, deixo aqui as fotos, para poderem dar uma ajuda :)

img153.jpg

img157v.jpg

logofino320x76.jpg

Publicado:

mete a femea :)

Cumprimentos

Publicado:

meto-a no mesmo aqua, ou num aqua para se verem? deixo quanto tempo?

logofino320x76.jpg

Publicado:

este é o macho a exibir-se para a fêmea:

dsc08948v.jpg

e esta é a fêmea:

dsc08953.jpg

já agora, o que acham que sai se eu cruzar estes dois exemplares?

logofino320x76.jpg

Publicado:

Tu roubas-te me a femea??? a minha é fotocopia loool sem tirar nem por

belo macho, curti a cor

Cumprimentos

Publicado:

obrigado :)

sim XD

já tinha referido isso no teu post, que era igual á tua. A tua também tem os rebordos das barbatanas em azul?

O que sai deste cruzamento?

logofino320x76.jpg

Publicado:

yup, é 100% igual... eu ia fazer com um CT e femea plakat mas ela morreu )):

agora terei de fazer como tu, depois diz me o que deu nisso heheh

Cumprimentos

Publicado:

eu não queria reproduzir já já, uma vez que não tenho alimento para os pequenos.

Já agora, alguém sabe onde posso comprar daquelas saquetas da sera com artémia que é só juntar água?algum centro comercial ou assim?

PS:Boa sorte =D

logofino320x76.jpg

Publicado:

artemia congelada?

vai ao site que tenho na assinatura ;)

Cumprimentos

Publicado:

Boas, juntei hoje a fêmea ao macho, e não aconteceu nada, apenas o ninho ficou um pouco reduzido, já que com uma ou outra correria o macho acertava nas bolhas.

A fêmea foi umas quantas vezes para de baixo do ninho, mas não aconteceu nada.

Fiz um video, mais tarde, depois de o editar, coloco-o aqui

logofino320x76.jpg

Publicado:

nao achas que esse acasalamento ja esta a demorar demasiado tempo? talve seria melhor voltares a tentar com outro macho

Cumprimentos

Publicado:

Boas, então é assim, neste momento tenho de optar por uma de duas decisões:

1-escolho reproduzir o macho cuja fotografia se encontra postada em cima, com a fêmea anteriormente apresentada.

2-escolho reproduzir o macho que deu início a este tópico, o plakat, com a fêmea anteriormente apresentada.

Neste momento apenas tenho aquela fêmea, e não sei se consigo arranjar outra em breve.

Gostaria de obter opiniões sobre qual o casal escolhido para a reprodução.

logofino320x76.jpg