Recommended Posts

Publicado

Viva,

ontem tive a fazer uns testes a agua do meu aquario, e para minha surpresa (ou nao!) tenho alguns valores "desnorteados"...

kh = 4 8)

calcio = entre 440 e 480 (nao tenho a certeza pois cairam-me varias gotas do reagente dentro da proveta... :D )

os nitritos tambem tinham subido (devido a morte de alguns turbos...) mas estao inferiores a 0,5ppm

os niveis de calcio d kh devem estar assim devido a maneira deficiente como utilizo o kalk... para os estabilizar de momento parei de adicionar o hidroxido de calcio, mas assim so irei adicionar agua de oi, nao havera problemas?

abraços e brigado pela ajuda!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

Qual o ph? Se o ph estiver dentro dos parametros normais 8/8.3, eu diria para manteres a dição de kalk a pingar com OI e adicionares Bicabornato de Sódio. O calcio está bom, o KH é que está imensamente baixo. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

viva,

o ph ta fixe! entre 8.0 e 8.5 (entre as duas cores do teste...), mas inclinar-me-ia para um valor mais proximo de 8.5...

bicarbonato de sodio... onde posso arranjar isso? tipo nas lojas de aquariofilia? e se sim qual o nome que se da a isso... tipo e mesmo bicarbonato de sodio? ou tem nome especifico? e qual a dose?

abraços

Publicado:

Olá,

Como deves saber o Kh e os níveis de cálcio estão intimamente relacionados, como tens o Kh bastante baixo ( deverias ter entre 8 e 12 ), convem adiconares algum buffer, eu uso um da seachem e tenho-me dado muito bem com ele.

Tenta manter o ph ( 8.3 ) e o Kh ( 8 a 12 ) estáveis e depois tenta que o nivel de calcio esteja no nível optimo para as exigências dos teus corais.

Acima de tudo não tentes ficar com os níveis optimos de um dia para o outro, convém que seja uma mudança gradual pois irá ter menor impacto nos teus seres vivos.

Faz essa adição de kalk bem feita, há imensos posts neste forum como essa adição deve ser feita.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Olá

Bicarbonato de sódio (NaHCO3) compra-se em qualquer farmácia.

Pode-se adicionar uma colher de NaHCO3 por cada 150 l de água. Ir adicionando diariamente até o ph estabilizar.

É aconselhavel diluir primeiro o bicarbonato de sódio numa chavena de água doce sem cloro, e só então verter o conteudo da chavena no aquario

Publicado:

Viva,

neste momento eu nem me preocuparia muito com esses valores, pois tenciono mudar de aquario em breve, e começar tudo de novo... mas tenho observado que a alga coralina tem estado a morrer... o que me alarmou... e de certo que a razao sera tal valor de kh... a adiçao de kalk tenho-a feita de forma deficiente pois nao tenho possibilidade de a fazer gota-a-gota... isto porque ainda nao descobri 1 nome para pinga-pinga que os farmaceuticos conheçam aqui... tipo fiquei com 4 ou 5 a olharem pra mim com cara de trolls... :roll: e sai de todas as farmacias mais vermelho que a camisola do benfas... lol

a forma como tenho adicionado o kalk deve ser, se nao e mesmo, a pior de todas... tipo deixar depositar o kalk durante o dia e a noite decantar a agua para o aqua... de certo sera por isso que o kh tera caido tanto... pois ha cerca de 2 meses tinha o kh a 7, apesar de ser mau sempre era melhor e a alga coralina crescia bem... agora e ao contrario... e mais morte dela que o seu crecimento...

inté!

Publicado:

Olá,

isto porque ainda não (palavra corrigida) descobri 1 nome para pinga-pinga que os farmaceuticos conheçam aqui... tipo fiquei com 4 ou 5 a olharem pra mim com cara de trolls... icon_rolleyes.gif e sai de todas as farmacias mais vermelho que a camisola do benfas... lol

Também me aconteceu isso, fala-lhes de pinga pinga para soro fisiológico.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

pois... foi o que fiz, mas ainda assim ficaram a olhar para mim... ate comecei a explicar: "aquelas coisinhas de plastico que se usa nos hospitais para admnistrar o soro aos pacientes... para fazer o soro gotejar...", mas tambem nao devo ser a melhor pessoa do mundo para explicar alguma coisa quando nao sei o que e... ninguem conhece outro nome para aquilo? ou uma maneira melhor para explicar isso... ou ainda outro sistema de pinga pinga para alem desse? um que seja ainda mais facil para encontrar... e mais facil de explicar o que e...

Publicado:

"... ninguem conhece outro nome para aquilo?"

Chama-se "sistema de soro". Parece idiota, mas é por esse nome que os conhecem em Lisboa.

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

Duarte ja tens a minha morada... e so mandares! os portes tambem nao devem ser do outro mundo... mas e que aqui nao conhecem mesmo... e triste e ridiculo mas ...

depois diz qualquer coisa entao, please...

• 1 mês depois...
Publicado:

Viva,

ontem, quando me preparava para fazer mais uma tpa, lembrei-me de verificar os valores da agua que sai da minha osmose...

Fosfatos: 0

Nitratos: 0

Nitritos: 1mg/L(penso que e o mesmo que ppm)

kH: 2

pH: 6,5

Amoniaco/Iões de amónio: 0

Ca: não efectuado

a maior parte dos valores nao me assusta, até porque com a adiçao de sal eles vão ao sitio (pH e kH), mas agora os nitritos... :lol: não percebo como poderei ter nitritos na agua da torneira, e consequentemente na osmose... já é um problema que eu tinha constatado a algum tempo antes de comprar a unidade de osmose... mas pensei que fosse algum problema, ate porque entretanto os nitritos no aquario baixaram... que poderei fazer para contornar esta situaçao?

quanto ao "Pinga-pinga" ja consegui que percebessem o que era, mas como nem tudo e um mar de rosas, TA ESGOTADO NO ARMAZEM!!! :lol:

abraços e obrigado pela ajuda que venham a dar (espero :lol: )!

Publicado:

Olá Miguel,

Esses nitritos não são nada normais. Qual o valor de nitritos directamente da torneira?

Experimente testar a água de um vizinho teu. Se a situação for a mesma, pega na tua factura da água, telefona para os serviços técnicos e confronta-os com os resultados que obtiveste.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

hmmm... e bem pensado! quem sabe tenho direito a uns anitos com agua de borla :twisted: mas antes de ir ao vizinho vou testar nos outros andares da casa... quem sabe e da canalizaçao! ja o devia ter feito... mas nao me tinha lembrado!

Publicado:

Viva,

ja fiz testes em outros locais da casa, e na agua de uma vizinha minha (mora por cima de mim). os resultados em ambas foi de nitritos superiores a 0,05 mg/L, mas inferiores a 1 mg/L. ultimamente a agua tambem tem tido um cheiro estranho! que fazer??? :twisted:

Publicado:

Os valores desses nitritos não me parecem exagerados. O que me parece estranho é que da tua osmose também saia 1 mg/l, ou seja, o teu sistema de osmose não está a remover os nitritos! :)

Tens a certeza destes valores?

João Cotter

Publicado:

Viva,

de facto tambem acho estranho esse valores a saida da osmose! sera que e por ser uma unidade com apenas dois estágios?

de qualquer das maneiras assim que me for possivel chegar a casa de banho (o chao esta molhado! lol) irei fazer novo teste!

abraços e obrigado

Publicado:

Ja verifiquei estes valores. E como eu tinha dito, nitritos, apesar de inferiores a 1mg/L, sao superiores a 0,5mg/L. no caso da agua de OI, ela tem um valor inferior a da torneira (segundo a cor das duas apos o teste).

que fazer?

abraços

Publicado:

Penso que deves testar se a membrana ainda está boa com um medidor TDS. Se não tiveres, leva uma amostra da água da torneira e de osmose a alguém que tenha para testar.

Se a osmose estiver a trabalhar bem, eu não me preocuparia com esse valor de nitritos.

É possível que também seja defeito do próprio teste de nitritos.

João Cotter

Publicado:

Viva

Penso que deves testar se a membrana ainda está boa com um medidor TDS.

Nem mais... será que não tens a membrana de permuta iónica já saturada? Não que eu perceba muito sobre OI's mas parece-me ser o que o João Cotter diz....

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.