Recommended Posts

Publicado:

Julius, eu sei bem ler e entender as opiniões e sugestões e acredite achei todas válidas tanto que já resolvi que vou deixar meu Kinguio no áquario dele só vou colocar mais um como companheiro.

Este aqua novo que vou montar quero que seja correto em relação a plantado de agua doce.

Por isso questiono todas as fases.

Faço isso querendo acertar, sei que durante o processo irão aparecer mais dúvidas, vários erros e acertos, mas quero poder contar com todos aqui.

Rosesil

Publicado:
Julius, eu sei bem ler e entender as opiniões e sugestões e acredite achei todas válidas tanto que já resolvi que vou deixar meu Kinguio no áquario dele só vou colocar mais um como companheiro.

Este aqua novo que vou montar quero que seja correto em relação a plantado de agua doce.

Por isso questiono todas as fases.

Faço isso querendo acertar, sei que durante o processo irão aparecer mais dúvidas, vários erros e acertos, mas quero poder contar com todos aqui.

Da minha parte estou disponivel para ajudar no que puder.

Faz como te disse, da uma olhada nos posts sobre "ciclo do azoto".

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Bom, vou começar a montagem amanhã.

Vou ir fazendo fotos para ir postando e sabendo se esta correto.

Boa sorte para mim.

Rosesil

Publicado: (editado)

Em 330 L já podes meter mais peixes de agua fria do que 2 kinguios.

Repara nestes pormenores:

Plantas como disse o Julius (feto de java, anubias e elodeas) são excelentes para os peixes em questão mas não te esqueças caso não saibas que anubias e feto de java tem de se amarrar a um bocado de madeira ou numa pedra, as elodeas basta enterrar no areão.

Outras plantas próprias dos plantados não se adaptam aos kinguios, eles adoram comer plantas, alias eles adoram comer e estão sempre a pedir comida, por isso outras plantas possíveis obriga a que o aquário seja destapado e que sejam envasados.

A resistência coloca no mínimo de temperatura, o ideal para os peixes é entre os 16 e 18 graus portanto se o termostato no minimo for 20 graus deixas estar nos 20 graus.

Nesse aquario podes ter varios peixes vermelhos ou kinguios como se diz no Brasil mas atenção para ir colocando os peixes aos poucos, um peixe por semana, caso contrario vais ter um aumento considerável na carga orgânica a qual o filtro vai demorar a responder.

Se quiseres ter mesmo um plantado muito bonito então ja sabes que tens de ir para peixes de agua quente e mesmo assim não são todos compatíveis com plantados.

No caso de ficares com os kinguios fica o aviso para não colocares mais nenhum peixe doutra espécie dentro do aquario.

Espero ter ajudado mas tem em mente que plantados e kinguios não é possivél, plantas para eles é salada.

Editado por Visitante
Publicado:

Gente, comecei a montagem dia 30.

Olha só, coloquei o substrato Sera Floredepot e areia fina e a laterita .

Coloquei as plantinhas as rochas e água.

O filtro externo Atman HF-800 funcionando bem.

Termostato com aquecedor submerso de 300W.

Quatro dias de funcionamento faltando o gás.

Já li vários links que falam do CO² caseiro, vou fazer isso hoje.

Rosesil

Publicado:

E sobre a equipe de limpeza.

Quais peixinhos seriam os ideais, os limpa vidros ou existem outros tipos?

Já que o aqua é de +ou- 300lts.

Rosesil

Publicado:
Uma nota, o peixe deve ter um companheiro, deixar um peixe desses sozinhos não é boa ideia.

Se tiveres um aquario com pelo menos 80 L podes manter dois desses, não compres cometas shubukins ou os mais normais.

Boas

Ismenio

Normais seriam os comuns? Por quê ? Eles crescem mais que os outros?

cumps.

Jaqueline

Publicado:

Talvez umas corys, ou uns SAE mas não vão ter nada para limpar, os peixes vermelhos comem tudo.

Os CAE nem pensar.

Publicado:

Bom dia pessoal.

estou um pouco preocupada com a cor da água do meu aquario.

Ontem a noite verifiquei o ph e estava 7 NEUTRO.

Só que a água não esta cristalina esta meu esbranquiçada, porque será?

Alguém consegui me esclarecer.

Rosesil

Publicado:

Bom, com esta historia de que os peixes oranda comem tudo, como já falamos antes, o meu Kinguio ficou no aquario menor e comprei 4 limpa vidros destes comuns para colocar no outro aquario quando estiver tudo certo.

O problema é que ontem a noite quando cheguei em casa só avistava 3, o outro estava limpa vidro não aparecia e para minha surpresa na boca do Kinguio quase imperceptivel, apenas um pedaçinho bem pequenininho de algo diferente, então peguei uma pinça e tirei da boca do fish, era o coitado do limpa vidro já mortinho.

Será que é normal um Kinguio comer outro peixe?

Agora não sei muito o que fazer, pois tenho medo de quando voltar hoje outro coitadinho esteja no jantar do oranda.

Rosesil

Publicado:

Olá pessoas.

Meu aquario esta indo bem, só que notei algo em relação a água.

Ontem pela manhã a água já estava bem cristalina, tanto que o aquário ficou bem mais bonito aparecendo tudo.

E o mais intrigante é que hoje pela manhã estava novamente coma água esbranquiçada.

Alguém já passou por esta situação e poderia me dizer se é normal?

Rosesil

Publicado:

Bom dia pessoal.

É realmente normal que a água esteja demorando para ficar cristalina.

Também as plantinhas não cresceram nada e nem nasceu mudinhas novas.

O que estou fazendo de errado?

Rosesil

Publicado:

Sim, demora a ficar cristalina, a montagem é recente.

Sim, os kinguios comem todo que lhes caiba não boca, até pedras.

Que plantas é que não crescem?

Publicado:

Ismenio, eu plantei as Cabombas carolineana, umas Limnophila sessiflora, uma bananinhas que são Nymphoides aquatica e alguns Salmolus parviflorus que são alface de água.

Por aqui onde moro não encontro plantas carpete e gostaria muito de te-lás em meu aqua.

Rosesil

Publicado:

Cabombas carolineana, Limnophila sessiflora e Salmolus parviflorus são plantas exigentes a nível de iluminação e não só e a alface d´agua tem a particularidade de gostar de agua fria

As bananinhas não conheço, parece bonita mas nunca vi isso em Portugal.

Mas mesmo que cresça a oranda vai depenicar as plantas, a oranda não vai gostar muito da cabomba e é a planta mais indicada para teres mas ela também não cresce se tiver muita luz e nutrientes uma vez mais.

Não sei o que fertelizas nem como fertelizas se fertelizas, a iluminação tambem não faço minima ideia mas com peixes vermelhos é dificil.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde pessoal.

Meu aqua esta indo bem.

Já tenho 11 Mato grosso, 03 Limpa fundo, 02 Carpinhas, 03 Kinguios.

Ah, só para lembrar, os kinguios comem mesmo as plantas, mas tenho feito uma boa manutenção.

O Kinguio maior que notei estar com problemas, cauda como se fosse ruida, olhos pretos e fios vermelhos na cauda.

Será que esta sofrendo por bactérias.

Já li muito por aqui, e falam em colocar sal grosso na água, mas pósso fazer isso mesmo tendo limpa vidros?

O que fazer?

Rosesil

Publicado:

Tudo bem, eu tenho um aquario hospital bem menor, vou colocar o kinguio lá e estou pesando em usar bacter para trata-lo.

Mesmo assim posso colocar sal grosso no aquario maior mesmo tendo limpa viros, por aqui dizem que são peixe de pele.

E podem queimar com o sal grosso. O que fazer?

Rosesil

Publicado:
Pessoal,

Ontem fui até uma loja de aquás e tive que trocar o filtro pois o Canisters Fluval 203 não funcionou.

Então comprei o filtro externo Atman HF-800 que o vendedor disse que é ideal para aquários de água doce até 350 litros.

Comprei o termostato de 300W.

Comprei o substrato Sera Floredepot Substrato Fertil.

Comprei 500ml do anticloro.

Achei tudo caro, mas estes já adquiri, agora o que falta espero economizar alguns R$.

Pelo que já me informaram ainda falta a iluminação, as rochas o tronco e as plantinhas.

Mas agora já posso começar com o que tenho? E de que maneira começo?

oi, apenas umas ideias...

será que não consegues trocar esse filtro por um eheim 2215 ou 2217?! tens mais facilidade em arranjar peças para manutenção (eu por exemplo acabei de comprar online uma turbina e veio novo para um filtro que comprei usado...)

em relação ao tratamento da agua, não tens acesso a agua de nascente?! facilita muito pois deixa de ser necessário os trtatamentos anti-cloro.

se quiseres reduzir drásticamente o ciclo do azoto podes adquirir um acelerador biologico ( bactérias nitrificantes num frasco que se fixam nas superficies e materias filtrantes)

quanto à iluminação tem de ser adequada às plantas que vais meter. é nesta fase em que optas por um plantado low tech ou um exigente. a diferença é na conta da luz no final do mês e na necessidade ou não de introduzires CO2.

exemplos de plantas que não necessitam de CO2 nem luz muito forte e que até são giras...

sagitaria subulata (para tapete),valisnerias spiralis(para colocares atrás) musgos, fetos de java (tens os normais, windelov e narrow leaf) , egeria densa, cabomba... (musgos, fetos, egeria e cabomba nem necessitam de substrato fertil!)

no aqua, introduzes caracois primeiro, e só passado algum tempo os peixes e camarões

Publicado:

Ve a amonia e nitritos, alguma coisa está mal.

Ja agora, as carpinhas não podem ficar ai, muito grandes e destroem o aquario 10 vezes mais depressa que os kinguios.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá pessoal!

Meu Kinguio passou dias no aquario hospital e já esta bem como antes.

E bastante faminto, pare que não posso chegar perto do aquario que ele pensa que lá vem comida.

A manutenção vai indo bem, TPAs e PH indo bem.

Por enquanto muito obrigada por todas as dicas.

Rosesil

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!