Recommended Posts

Publicado

:crazyeyes: Olá pessoal!

Cheguei agora nesta de ter um aquário em casa.

Até tenho um pequeno apenas com um Calda de véu dourado e com plantinhas artificiais.

Agora adquiri um aquario de 110 x 50 x 60cm e quero que seja um plantado de água doce.

Gostaria de ajuda para montá-lo. Já tenho um Filtro Fluval 203.

Alguém pode ajudar.

Rosesil

Publicado:

Precisas de ajuda em que sentido??? Primeiro deves por uns 2 ou 3 cm's de substrato fértil, depois juntas o areão préviamente fervido. Desenhas um hardscape ao teu gosto com rochas e troncos. Enches um pouco com àgua, dispoes as plantas no substrato, acabas de encher o aqua e começas a ciclar, pondo comida de peixes todos os dias na água para ajudar na ciclagem...

Publicado:

Então vamos lá:

1º o substrato fertil 2 a 3 cm

2º areão previamente fervido ( como assim?)

3º hardscape, pode ser qualquer rocha ou tronco?

4º água, um pouco até cobrir o areão?

5º plantar no substrato, sabes dizer quais são as melhores plantinhas e bem coloridas?

6º completar a água.

7º colocar comida para peixe para ajudar na ciclagem (por quanto tempo?).

E como coloco o filtro?

Lembre-se sou totalmente novata nesta de plantado.

O que tenho é completamente artificial, só o peixe que não.

Rosesil

Publicado:
:sign_welcome: Olá pessoal!

Até tenho um pequeno apenas com um Calda de véu dourado e com plantinhas artificiais.

Agora adquiri um aquario de 110 x 50 x 60cm e quero que seja um plantado de água doce.

Alguém pode ajudar.

Bem vinda\o.

Bom, aconselho-te a fazeres umas pesquisas pelo forum. Encontras resposta a todas as tuas duvidas nos mais diversos tópicos e a Aquariofilia é mais complexa do que a generalidade das pessoas julga. Podes começar por ver uns Passo-a-Passo, para entenderes como se processa a montagem de um aquário.

O Assunto mais importante no início do Hobby, e o erro mais comum, é a preparação da água (Ciclo do Azoto). Pois a água da torneira contem antibactericidas que acabam por ser, indirectamente, venenosas para os peixes.

O teu aquario tem tampa? é que com 60 cm de altura, vais precisar de uma boa iluminação se quizeres ter isso bem plantado.

Boa sorte e dispõe sempre

cumprts

José.Dias

PS: Clika neste link em baixo- Pode ser que tires algumas duvidas iniciais.

Publicado:

Também podes ver no meu link (aquário de 90 litros), que tenho lá passo a passo, com fotos, a montagem do aquário.

Quanto ao ciclo, introduzir comida todos os dias, durante 3/4 semanas (vais medindo os valores da amónia, nitritos e nitratos, para veres a evolução do ciclo).

O areão deves meter numa panela ao lume, até ferver e passar várias vezes por água, de forma a tirares todos os resíduos e matares possíveis bactérias...

Os troncos não podem ser quaisquer uns. Procura em lojas de aquariofilia, que já são próprios e pergunta se estão tratados (de qualquer das formas, trata novamente, pois nunca são de confiar). O tratamento é o mesmo que do areão e pedras. Quanto às pedras, não devem ser calcárias, para não alterar o pH. Para saberes se são calcárias, quando estiverem bem secas, metes algo ácido (limão, vinagre, etc.) e se fizer bolhinhas, então é calcário.

Quanto às plantinhas, vai depender do substrato que meteres e da iluminação que fores ter. Se tiveres um bom substrato e uma boa iluminação (entre 0,5 e 1 watt por cada litro do aquário), então podes partir para plantas mais difíceis. Se te quiseres manter por plantas básicas, nada como ir ali ao motor de busca e escrever plantas fáceis. Podes ir também aqui e veres que plantas precisam de mais luz e maiores cuidados e escolhes, consoante as tuas condições e os teus gostos. Nos videos, podes também ver técnicas de colocar várias plantas exemplares...

Como colocar o filtro? Sendo um interno, é só colar com as ventosas no vidro, perto da tona de água, de forma a causar agitação da água no cimo e ligar à corrente.

Vê no manual de início na aquariofilia tudo o que precisas de saber de base.

Publicado: (editado)

Bem, eu limitava-me ao areão e não colocava substrato, uma anubias ou uns fetos de java ficam bem, ou umas echinodorus grandiflorus ou algo do género que saia de fora de agua.

Não se esqueçam que é um carassius auratus (kinguio)

Editado por Visitante
Publicado:

boas

peixes de aguac fria e plantas não da muita margem de manobra por um simples razão, esse peixe vira tudo do avesso :P

o que podes fazer e arranjar um amigo com um lago e colocar la o peixe eu fiz isso e agora quando vou a casa da minha madrinha vejo os meu 5 peixitos ja com 25CM, sairam de minha casa com uns 6cm o.O tavam num aqua de 1 metro lol agora de certeza que são muito mais felizes :P

prontos depois podes fazer um aqua de agua quente e ai sim ja podes jugar com um layout mais elaborado

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Boas!

1º Metes substrato fértil, ou não. depende das plantas que quiseres

2º Metes areão inerte por cima e colocas troncos e pedras decorativas

3º Enches o aquário ai uns 25%(deve chegar)

4º Plantas as plantas que quiseres ter

5º Acabas de encher o aquário

6º Metes tudo a trabalhar(filtro, aquecedor, lampadas...)

Ai o começa o ciclo do nitrogénio que transforma a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos, isto demora cerca de um mês, durante esse mês vais pondo um pouco de comida para peixe todos os dias, passado três semanas podes ir pondo os peixes mais resistentes e menos territoriais.

Acabado o ciclo vais colocando os peixes aos poucos.

O filtro caso seja interno é só coloca-lo no vidro com ventosa se for externo o balde fica fora do aquário e vão dois tubos para dentro do aqua um leva agua ao filtro onde é filtrada e depois devolvida pelo outro tubo.(os externos são mais eficientes)

Quando fores trocar a agua trocas apenas 20% porque se retirares toda a agua vais ter de voltar a fazer o ciclo.

Na altura da manutenção do filtro trocas metade das matérias filtrantes de cada vez ou então deixas pelo menos as ceramicas.

Durante o ciclo vais medindo os parametros da agua.

Os mais basicos e essenciais sao:

Amonia

Nitritos

Nitratos

PH

depois tens outros que não deixam de ser importantes mas podem ser dispensados ao inicio como:

dH

kH

Alguma duvida é só dizer.

Não sou nenhum pro mas esta é a maneira como faria no meu aquário.

Cumps, LaVey

Editado por filipegordo
Publicado:

E fazias muito bem Filipe mas o peixe em questão procura comida no fundo, engole o areao e cospe se não tiver nada para comer e além disso come plantas :P

E fazias muito bem Filipe mas o peixe em questão procura comida no fundo, engole o areao e cospe se não tiver nada para comer e além disso come plantas :P

Sim mais vale um aquário de agua quente e uns corydorias que são mais calmos e ajudam na limpeza, também pode ser um pleco que come as algas das plantas e vidros sem as danificar.

Editado por filipegordo
Publicado:

Pessoal,

Ontem fui até uma loja de aquás e tive que trocar o filtro pois o Canisters Fluval 203 não funcionou.

Então comprei o filtro externo Atman HF-800 que o vendedor disse que é ideal para aquários de água doce até 350 litros.

Comprei o termostato de 300W.

Comprei o substrato Sera Floredepot Substrato Fertil.

Comprei 500ml do anticloro.

Achei tudo caro, mas estes já adquiri, agora o que falta espero economizar alguns R$.

Pelo que já me informaram ainda falta a iluminação, as rochas o tronco e as plantinhas.

Mas agora já posso começar com o que tenho? E de que maneira começo?

Rosesil

Publicado:

Mas vais manter a Oranda? É que orandas e plantados são incompatíveis !

Publicado:

Como assim?

Você diz que se eu fizer um aquário plantado não posso colocar meu oranda (calda de veu)?

Não entendo o porque?

Rosesil

Publicado:
Como assim?

Você diz que se eu fizer um aquário plantado não posso colocar meu oranda (calda de veu)?

Não entendo o porque?

O cauda de veu vai comer plantas, arrancar plantas, abrir buracos no areão até chegar ao substrato, eu tenho muitos peixes vermelhos como orandas, telescopios, caudas de veu etc mas tenho as plantas dentro de vasos enterrados no areão para não se verem e são todas plantas grandes.

Tambem ja tive a triste ideia no iniçio de fazer um plantado com os kinguios mas é impossivél porque eles destroem (comem) as plantas.

OK ?

Publicado:

ISMENIO.

Mesmo sendo apenas um calda de véu poderia fazer este estrago todo?

E como é feito plantas em vasos, se usa o mesmo substrato? E como fica escondido no areão?

Rosesil

Publicado:

Em se tratando de Orandas, mesmo sabendo que cedo ou tarde ele irá comer as plantinhas, o que se tem a fazer é uma manutenção e substituílas com certa regularidade, é isso?

Rosesil

Publicado:

Eles comem arrancam, plantas fazem parte da dieta deles, e como eles ficam grandes conseguem comer tudo.

Publicado:

Eu moro no Sul do Brasil.

É outono e a temperatura de dias frios no outono é 7ºc ao sol.

Quando chegarmos no inverno dias muito frio faz até 1ºc negativo.

Hoje vou a procura de rochas e tronco para o aqua, me informaram que tronco de goiabeira tão bem como de aroeira.

Quanto as rochas são mais difíceis de encontrar por aqui.

Comprei cascalho branco médio, será que poderei usar no aqua?

Rosesil

Publicado:

Pessoal eu não entendo nada de aquarismo.

Eu tenho um aquario pequeno em casa todo artificial e com um peixinho que é Kinguio.

Agora que tenho este vidro maior quero fazer algo que fique bom para os peixinhos.

Quero que seja um aquario com plantinhas, rochas e troncos e com um layout simples mais bonitinho.

Aqui onde moro tanto os equipamentos como os decorativos são realmente muito caros, quero ver se consigo

deixar bom o aquario sem gastar muito.

Rosesil

Publicado:

o 1º que tens a fazer e desisto«ir da ideia de colocar o kinguio no aquario

quando fizeres isso vai pedindo opiniões :evil:

em termos de coletar material e fazer por ti mesma para poupar dinheiro vai falando aqui no forum das tuas ideias

quanto ao tronco não o conheço´´cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Publicado:

Os kinguios são peixes de lago e as melhores plantas para eles são as de lago.

O ideal é arranjar plantas grandes como a echinoduros grandiflora fetos de java ou outras plantas de lago desde que sejam grandes como ponderia cordata.

Depois arranjas um vaso que não seja muito alto 5 ou 6 cm e colocas as plantas com terra mas atenção a um pormenor, a terra não pode ter fertilizantes e passa a terra antes por agua, não esquecer de colocar uma boa camada (2 cm) de areão no topo do vaso de maneira que ao colocar o vaso dentro do aquario a terra não se solte.

Depois é so colocar areão com declives a gosto de maneira a fazer desaparecer os vasos.

Podes usar pedras redondas na decoração, agora não uses tronos nem nada que seja áspero para o peixe de maneira a não se aleijar.

Publicado:

Uma nota, o peixe deve ter um companheiro, deixar um peixe desses sozinhos não é boa ideia.

Se tiveres um aquario com pelo menos 80 L podes manter dois desses, não compres cometas shubukins ou os mais normais.

;) Olá pessoal!

Alguém pode ajudar.

Boas, rosesil vieste pedir ajuda certo?

Se não estas por dentro do assunto acho que fizeste a escolha acertada e é com todo o prazer que recebemos mais uma pessoa para este cantinho.

Aqui poderás expor as tuas dividas e aprender com o pessoal tal como nós também iremos de certeza aprender contigo.

Agora...se pedes ajuda tens que saber ler, aceitar e seguir o que te dizem certo?

Já muitos te disseram que orandas com o plantado que queres fazer não dá bom resultado, mas continuas a querer manter a oranda, quer dizer, assim não vamos a lado nenhum.

Queres ouvir e aprender ou queres ouvir e ignorar?

Tens vários posts na secção de iniciantes onde explicam claramente o assunto "ciclo do azoto".

Lê por favor toda a informaçao que precises.

Arranja também troncos ou pedras se as quiseres meter no teu aquario, e de plantas aconselho feto de java, anubias e elodeas que são as mais faceis de manter.

Após teres instalado tudo direito, inicia o ciclo do ozoto e de seguida iremos continuando a ajudar te.

Oranda esquece ok?

Cumprimentos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!