Recommended Posts

Publicado

Olá

estou com um problema.

o meu platty macho está, aparentemente, como uma doença, nao sabendo eu de qual se trata. O que me leva a crer que está doente é o facto de andar com a barbatana superior e a cauda tipo "comidos" e piorar a cada dia que passa. Leva-me a crer também que já vinha assim da loja, pois uns 2/3 dias depois, voltei á loja onde foi comprar e eles estavam em processo de tratamento dos peixes nesse dia e tinham um aquário cheio de espadas no mesmo estado.

Bem, adiante, deixo uma foto (qualidade de telemóvel) para que me possam ajudar, se possível.

img0323g.jpg

img0319t.jpg

Caso seja mesmo doença, gostaria também que me ajudassem a resolve-la.

Obrigado

Publicado:
Não dá para ver bem, mas parece-me que pode ser tratado com sera baktopur juntamente com umas vitaminas. Artemia também ajudará.

obrigado pela resposta

e esta doença é contagiosa aos outros peixes?

para aplicar esse Sera backtopur, terei que retirar o carvão do filtro? :/

Publicado:

Penso que isso seja um fungo, mas não é totalmente perceptível. Pelo que sim, é contagioso.

Caso não tenhas um aquário à parte para fazer o tratamento, então retira o carvão desse aquário. Aliás, tira tudo o que tens de matérias no filtro, mantendo-as num recipiente com água do aquário. Dessa forma, não matas as bactérias do filtro.

Publicado:
Penso que isso seja um fungo, mas não é totalmente perceptível. Pelo que sim, é contagioso.

Caso não tenhas um aquário à parte para fazer o tratamento, então retira o carvão desse aquário. Aliás, tira tudo o que tens de matérias no filtro, mantendo-as num recipiente com água do aquário. Dessa forma, não matas as bactérias do filtro.

sendo assim, para estar a evitar o trabalho de tirar as matérias todas do filtro, posso fazer o tratamento ao platty numa caixa vodafone, por exemplo?

Publicado:

Certifica-te também (se ainda for a tempo) que a temperatura da água da caixa está quente (à temperatura da do aquário). Desculpa, esqueci-me de dizer isso.

Não sei se tens termostato para isso, mas no site da aquapicanço, há uns termostatos muito pequenos (acho que começam em 5watts), muito eficazes. Não têm regulador de temperatura, mas funcionam muito bem. São bastante baratos e aquilo vem em correio verde e os portes ficam baratos. Cabe até na caixa de correio convencional.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!