Recommended Posts

Publicado

bem vou montar um aquário de 90L aproximadamente, e preciso de um filtro para ele, como não tenho

assim mt dinheiro para comprar um externo, encontrei esta solução AQUAEL FZN-2, o que vos parece? filtro

parece-me ter um grande volume para colocar matérias filtrantes, este filtro será muito inferior a um externo?

tambem tinha pensado no EHEIM LIBERTY 150 , mas tem menos capacidade para matérias filtrantes e l/h.

ja agora não sei bem que substrato adquirir, areia do rio(amarelada) não sei se ficara muito bem com xisto, algum me sabe dar umas alternativas? areia branca(filtro de piscina)... :sign_welcome:

obrigado

queria acrescentar que tenho a possibilidade de adquirir um filtro externo Prime 10 Filtro Canister,

comparando com os filtros que referi anteriormente, qual aquele que vocês optariam?

Prime 10 Filtro Canister

AQUAEL FZN-2

EHEIM LIBERTY 150

cumprimentos

alguém me pode dar uma opinião :)

Publicado: (editado)

mas achas que o Prime 10 Canister e melhor que o outros? este não e um modelo muito conhecido... tenho algum receio na sua qualidade ele apenas faz 300l/h o que me parece pouco para um aquário de 90l

as vezes um cascata pode ser melhor que um externo de uma marca menos conhecida? também andei a ver os da aquaclear...

Prime 10 Filtro Canister 300/h

AQUAEL FZN-2(cacata) 800l/h

EHEIM LIBERTY 150(cascata) 560l/h

aquaclear 30 (cascata) 570l/h

Editado por baigodes
Publicado:

Olá,

O facto de fazer mais litros por hora não significa tudo, até por vezes pode ser o contrário, repara que o mais importante é a capacidade que o filtro leva para matérias filtrantes, isto é o mais importante num filtro.

Parece-me que se esse externo não chega, os de cascata muito menos....

Publicado:

ma achas que este filtro eterno não e grande coisa? não serve para um aquário de 90l?

mas pelo que vi os filtro cascata pareciam ter muito espaço para matéria filtrantes, nem o aqualclear? que pelo que tenho lido tem uma grande capacidade para matérias filtrantes

obrigado pela resposta

Publicado:

Eu tenho filtros de cascata nos meus aquários de camarões, mas não se comparam a um externo.

Agora podem resolver a situação, isso é opção de cada um, eu para peixes optaria por externo.

Publicado:

ok então vou mesmo pensar num filtro eterno, aquele que referi era uma boa opção(prime10)?

posso também adquirir um usado da eheim 2213, apenas esta com pouco fluxo, penso que seja preciso mudar o rotor, já agora a vossa opinião.

obrigado

torneiras duplas? não estou a qual e a diferença :S

mas relativamente a avaria, caudal fraco!! qual será o problema? rotor? ou este filtro costuma ter outro tipo de avarias?

é este 2213

2213 será sempre melhor opção (se vier com torneiras duplas ainda melhor).
Editado por baigodes
Publicado:

e sobre a suposta avaria? lol vai ca uma confusão com os links :thumbup3:

Não consigo ver a foto. Eu conheço o filtro, penso que nem todos trazem as torneiras duplas que são uma mais valia para limpeza.

Hugo, aproveito este topico para te perguntar ao nivel dos Filtros de Cascata, quais o que utilizas nos teus aquas de Inverts?

Estou a fazer a montagem de um novo aqua, falta o filtro e a calha ainda.

Tenho um 2211 no 60x30x30 com peixes mas para os Inverts queria um mais barato, dai ter pensado nos de Cascata.

Sera para um 50x50x42 no entanto e devido à menor capacidade de colocação de materias filtrantes como tens gerido a manutenção e utilização dos teus.

Apesar de tudo satisfeito com o equipamento (ruidos e etc´s)?

Baigodes:

Ao nivel da suposta avaria, penso que possa ser problema de limpeza ou ar ainda dentro do filtro (mal ferrado). Digo-te isto porque no meu 2211 tive esse mesmo problema e só depois vi que era da esponja de protecção que tinha pros Red´s bébés estava completamente imunda da Akadama.

Tinha a esponja 1 mês ..... nunca pensei .... limpei tudo OK.

Os tubos sujos podem tb ser origem de um caudal menor.

No entanto como cada equipamento ha sempre a possibilidade de avaria claro. Mas tenho o meu 2211 faz tanto tempo e funciona 5* ... silêncio que nem dou por ele.

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Publicado:

O fluxo reduzido pode ser obstrução nas mangueiras, matérias filtrantes muito sujas e/ou compactas.

João eu tenho Eheim Liberty 200 com esponja para pré-filtro (para não sugar os camarões). Retirei tudo o que ele trás, coloquei cerâmicas, e 'lã branca'. nas saídas também coloquei a dita 'lã branca'.

Em termos de barulho o normal se o nível de água desce, pois caí não há hipótese de fugir a isso.

Principal problema que vejo é em caso de falha de electricidade, por vezes tem dificuldade no arranque e podem ficar a trabalhar a seco.

Publicado:

Obrg Hugo.

Fico ja com uma ideia da coisa ...

Ao nivel das materias irei aproveitar algumas do outro aqua ... sempre ajudam no ciclo a lã compro depois.

Esponja tenho la uma nova da Sera será essa mesmo.

Ver preços do mercado ... tvl haja por ai em 2ª mão em conta e em bom estado.

Abraço

João

• 2 anos depois...
Publicado:

boas,

estou indeciso entre um AQUAEL FZN-3 e um 2211... os preços sao muito diferentes... diferença de quase 50euros ( novos )... contudo vi no ebay um 2213 por 57euros... acham que é preferiver optar pelo 2213?

estou a contruir um novo aqua... tinha um de 20lt e vou passar para um de 100lt :D

tenho pouca experiencia, mas o vosso forum ja me tirou muitoas duvidas...

outra duvida que tenho é a seguinte ( apensar de nao estar relacionado com esse tema )...

tenho é peixes de "agua fria", mas nunca usei plantas naturais so arteficiais! terei beneficios em usar naturais? em que? e quais aconselham?

abx e obrigado desde ja pela ajuda!!!

boas,

estou indeciso entre um AQUAEL FZN-3 e um 2211... os preços sao muito diferentes... diferença de quase 50euros ( novos )... contudo vi no ebay um 2213 por 57euros... acham que é preferiver optar pelo 2213?

Uma pequena pesquisa na internet com as palavras chave "Eheim 2213 Plus" resultou num filtro pouco mais caro. Tens de ver a diferença entre o Simples Eheim 2133 com o Plus senão tens de comprar torneiras a parte e fica-te mais caro.

tenho é peixes de "agua fria", mas nunca usei plantas naturais so arteficiais! terei beneficios em usar naturais? em que? e quais aconselham?

abx e obrigado desde ja pela ajuda!!!

Não tenho experiencia em agua fria com plantas... pelo que oiço alguns peixes de agua fria comem as plantas, mas...

Posso-te dar alguns nomes de plantas que aguentem agua fria:

Ceratophyllum demersum 'Foxtail' 10º - 28º

Egeria densa 10º - 26º

Eleocharis parvula 10º - 28º

Hydrocotyle verticillata 10º - 26º

Proserpinaca palustris ''Cuba'' 10º - 28º

Riccia fluitans 10º - 28º

Salvinia natans 12º - 30º

Foi o que consegui tirar do catalogo da Tropica. Há outras que vão até 15º mas se na tua casa a temeratiura baixa mais que isto podem morrer ou então ficar com o crescimento estagnado.

Destas algumas plantas são exigentes. Pesquisa na internet e conhece melhor cada uma.

As plantas beneficiam muito o meio aquatico. Filtram-te a agua tirando metais pesados, Amonio, Nitritos, Nitratos da água, etc..., mas com água fria o metabolismo baixa, crescem menos, retiram menos nutrientes da coluna de agua.... mas tal como te disse não tenho experiencia com agua fria e por isso não te posso dizer muita coisa.

Cumprimentos

Aires justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!