Recommended Posts

Publicado

Boa tarde :sign_welcome: !!!

Eu sou novato nisto do Co2 e gostava de por no meu aqua de 120 l mas não cria algo que fosse muito caro mas que funcione bem pois não quero gastar muito dinheiro nisto, também gostava que me dessem sugestões de plantas para por no aqua, se já houver algum tópico com este assunto agradeço que me ponham o link obrigado.

Cumprimentos Dani35 :)

Publicado: (editado)

boas,

Co2 conheço uma loja que vende botijas de 2Kg por 27€ depois só tens de compara os manometros(não é totalmente necessário mas é aconselhável) e depois precisas do difusor ou reactor e de um conta bolhas se não quiseres gastar tanto €€€€ podes comprar daqueles "difusores" com conta bolhas da nutrafin.

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Neste momento para já não quero sistemas de Co2 com butija cria uns mais simples, estive a ver esses a nutrifin e de outra marcas mas não me conseguiram explicar qual a quantidade de Co2 necessária para 120 l, não sei se depende do numero de plantas não percebo ainda muito disto de Co2 e plantas se alguem me podesse dar uma "aulinha" curta agradecia! :):):)

Editado por Dani35
Publicado:

Peço desculpa pela ignorância mas o que são fermentadores em série?

Esta receita de Co2 resulta mesmo?

Publicado:
Procura no artigo do fermentador pelo capitulo que diz "Fermentador Duplo".

Claro que funciona ! Utiliza basicamente o mesmo principio do fermentador da Nutrafin.

Uma questão pode ser garrafas de água de 1.5 l ou têm mesmo de ser de coca-cola e.t.c?

Publicado:
Adonde ? São botijas à "homem" ou daquelas de alumínio ?

Desculpem...Não são 2Kg são 400g.

Desculpem lá o engano :)

tinha ideia que isto fosse qualquer coisa como 1900g,

Nas lojas de aquariofilia quanto custa uma de 500g?

Mas de aluminio não são,aquilo é tipo aço :medieval_mace:

Hugo Nunes

• 1 mês depois...

Meu setup:

2 x t5 red 14w

2 x t5 blue 14w

4 x t5 Yellow 14w

1 x t5 Marine 21w

1 x t5 pink 21w

1 x HQI 150w 5000k

CO2 Caseiro

laterita + bassalto

ph 7.0 a 7.2 (depende do CO2 pois como não consegue controlar sua produção que no inicio é forte depois dimunui no final da garrafada)

dh 4

t 25º

nh 0

1 atman hf 800 + 1 atman hf 600 + 1 jebo 508

Setup: 1.00x0.60x0.60

So com as t5 já se vê a fotossintese acontecendo (as bolhinhas de O2 subindo moderado ) mas quando a HQI é acionada (funciona com timers simulando a luz do dia,

25% cedo, 50% intermediario, 100% meio dia, 50% e finalmente 15% a noite e deixo uma lampada que vai desligando durante a moite simulando a lua com 5% de iluminação até amanhecer ), mas como ia dizando a HQi quando funciona parece que tem várias bombas de ar dentro do aqua ... subindo bolhinhas por todo lado.... muito legal.

As lampadas Full

dsc03467d.jpg

a fotossintese

do lado esquerdo o CO2 e mais a direita as pequenas bolhas de O2, na foto foi logo no inicio do processo, tem vezes que sobe tanta bolha que mais parece que o aqua ta é fervendo ... rsrs

dsc03468o.jpg

dsc03472.jpg

Utilizo uma garrafada para meu aqua que tem 360L bruto.

Comecei com o caseiro para ver os resultados e por não gastam mais que R$3,50 por mes... (depende do preço da acucar... rsrs)

Meu CO2 receita:

1,50 Litros de aqua (de preferencia sem cloro)

10G fermento em pó desidratado

20G de Bicabornato de Sódio

500G de açucar (de preferencia refinado mas pode usar a normal, basta bater no liquidificador, ela mais fina mistura mais rapido na agua )

Dissolva o fermento em pó em um pouco de agua (ja da receita para nao ultrapassar os 1,5L) em um copo

Com 1L de agua disolva o açucar

disolva o bicarbonato

apos tudo disolvido coloque na garrafa de 2L PET e misture tudo agitando a garrafa por alguns segundos.

em 1 Hora mais ou menos ja esta proticamente full a produção de bolhas.

para montar com difusor utilize uma garrafa PET de 600ml para se evitar que o aqua fique com mal cheiro devido a fermentação e para evitar desastres (ocorrer a sucção da agua na garrafa para dentro do aqua).

Sistema pronto

2zybvb9.gif

Leia este topico.

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

Abs.

Editado por Luciano Bandeira
  • 4 semanas depois...