Recommended Posts

Publicado

Boas ...

estou a montar um aquário de 90 litros, para meter 2 discos a ver se crescem até ter o projecto de 375 litros Pronto ... o set up do aquário é o seguinte, aquecedor eheim 300W Filtro Externo Jebo 815 (novo) e mais nada nem plantas nem nada só uma calha de leds "homemade" para não estar tudo escuro ...

o que se passa é que coloquei a agua e deixei o filtro a circular a agua, ao fim de dois dias nem se conseguia cheirar a agua com o cheiro a bolor, pensei como o filtro é novo podia ter lavado mal as matérias toca de desmontar tudo, tirar a agua toda lavar tudo bem lavado e toca a encher de novo ... presentemente ao fim de 3 dias já se sente de novo o cheiro a bolor na água ... alguém me pode dar uma dica do que poderá ser ??

Aquele Abraço

Paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado: (editado)

Não tenho um outro comunitário, plantado com escalares e 1 dolar , mas nunca me acontece ter a agua assim ...mesmo apesar de ter outro, não deixo de ser novato nisto :) ... outra coisa que não disse é que o aquário não está exposto á luz do sol ...

Aquele Abraço

Paulooliveira

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado:

Desculpa a pergunta, mas há pessoas que quando se iniciam acham estranho o cheiro característico dos aquários, o que não é o teu caso.

Como só tens agua é estranho, nem substrato nem tronco?

As bactérias de que marca são?

A agua esta limpa?

não é que cheira mesmo mal, não é o cheiro da água é mesmo cheiro de bolor ... quando limpei a primeira vez a agua e as borrachas estavam cheias de uma espécie de "algodão" branco assim que mexi veio tudo para a superfície da água ... as bactérias são made in "Comunitário" ... e esse nunca teve nenhum tipo de problema deste género ... aliáz está de muito boa saude .... ja não sei o que pensar ...

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado:

Cheiro a bolor ou a lodo?

Se for a lodo, não achas a água também um pouco gelatinosa, que parece ter gordura? Se sim, acho que isso é um problema de algas (terás o aquário exposto à luz solar?). pode ser também um problema com a luz (ainda não percebi como funcionam os leds, em termos de potência adequada para o aquário).

Se a água tiver nutrientes e não tiver plantas, depressa vai criar algas...

É a única coisa que eu, leigo nestas coisas, te posso dizer...

Quanto a luz solar é Zero ... isto porque tenho o sitio onde está o aquário completamente fechado, para não entrar luz ...o tempo que os leds tão ligados é cerca de 3 horas por dia visto não ter plantas nem peixes no aquário não justifica ter mais, penso eu de que e só ligo para dar um pouco de luz a sala do pc, porque gosto do efeito dos leds na água ... quanto á agua da ultima vez estava muito "gordurosa/Gelatinosa" desta vez não sei se por ter passado pouco tempo ainda está normal e cristalina, só tem mesmo o cheiro .. agora se é bolor, caruncho ou lodo, penso que se assemelha a um bolor com Lodo ... sinceramente já não sei o que fazer ...

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado:

Isso parece-se muito com um problema que tive. Dá uma vista de olhos aqui e confere. Se for, são cianobactérias...

É uma sugestão, não sei se é ou não. Tens que fazer muita pesquisa. Se for isso, tens aí o tratamento que eu fiz...Dá trabalho, mas resulta...

Publicado:

das duas opçoes penso qua a mais certa sejam mesmo as bacterias, isto porque o aquario tem 90 litros e o filtro a partida faz 900 l/h por isso penso nao ser disso, até porque da prineira vez tive la 2 escalares e notava-se bem a circulaçao da agua... De qualquer maneira vou mudar a flauta da saida de agua para uma lateral do aquario, em vez de estar na parede traseira... Mas atençao que nao tou a descartar a hipotese de ser o filtro ...

Abraço

Paulooliveira

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado:

boas

penso q nao sejam cianobacterias pq elas nao se instalam em 3 dias de funcionamento.se tu dizes q a agua tava gelationosa oleosa é isso mesmo.

isso pode ser biofilme de oriegm proteica ou entao uma bacteria chamada Eisenbacteria.

tens aqui uma explicaçao tirado de um site.

Esta é uma proteína de película biológica, provavelmente desencadeada por oi níveis orgânicos, má circulação e baixos níveis de CO2.

organismos nêuston facilmente desenvolver nele (ou abaixo dele), como as bactérias / zoo-esporos / protozoários, hidras, worms até os caracóis pequenos.

Esta espuma é muito compacta e, muitas vezes verde. É impossível quebrá-lo com o dedo. Eu tentei isso, eo filme só cresce para trás junto em um segundo. Visualmente parece "óleo".

Eu removi o filme usando toalhas de papel de cozinha, colocando-as sobre a superfície, muitas vezes, até que a espuma tinha desaparecido. Depois que eu executei uma enorme mudança de água 80%, lavados com o meio filtrante muito bem (que na verdade estava sujo) e introduziu uma bomba filtro extra (circulação extra e agitação da superfície).

Além disso, eu comecei a usar Easy Carbo (como Excel) em vez do CO2.

Tudo parece estar em ordem agora.

Só mais uma coisa, eu não podar plantas em um longo tempo para que eles cobriram a superfície inteira. E por isso, a circulação do tanque era pobre, fazendo com que os níveis de O2, provavelmente, menor também. Tudo isto induziu a espuma da superfície.

Há um outro tipo de superfície do filme causados pelo Eisenbacteria (bactérias Ferro). Este filme parece ser esbranquiçado, muito fino e quebra facilmente ao toque. Melhorar a agitação da superfície irá ajudar no combate a este tipo de filme.

cumps joni

Publicado:

Tenho então de começar a fazer uns testes ... so outra questão será que o filtro poderá estar estragado ?? e nao ter o débito indicado ?? se bem que a corrente é bem forte dentro do aquário ...

Aquele Abraço

Paulooliveira

Aquele Abraço

Paulooliveira

Publicado:

Pois, não posso afirmar o que quer que seja, mas se não houve tempo para as cianobactérias, também não me parece que houvesse tempo para se formar esse problema...Mas não sei.

Tenta medir o volume do caudal. Faz com que a água que vem do filtro vá para uma garrafa, cronometra e depois fazes as contas (ex: 1 minuto para encher uma garrafa de litro e meio, equivale a 90 litros por hora). Mas acho que é fácil de ver se tem um caudal minimamente forte para o aquário...De qualquer das formas, mete a flauta o mais perto da tona de água possível...

Boas ...

Pois é do filtro não é fiz o teste e enche a garrafa bem rápido ... tirei a flauta e ficou só o tubo a superfície ... vamos ver o que dá ... e comecei a seguir o que fez o amigo crush, para já começou com o apagão e comecei a fazer o seachem - stability ...

aquele a Abraço

Paulooliveira

Aquele Abraço

Paulooliveira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!