Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou com um problema de ph no meu aquário, tenho o aqua montado há cerca de 2 anos e ao principio tinha o ph muito alto porque a minha água sai da torneira com 7.8. Entretanto meti-lhe umas plantas e um tronco grande. Fui metendo os peixes e reparei q o ph foi baixando lentamente. O que acontece agora é q está baixo demais, cerca de 4! Morreram-me todos os bótias, alguns até já tinham algum tempo e algumas corydoras. Já comprei mais bótias e mais corydoras e nem 2 dias se aguentaram. Os q se vão aguentando bem são os discos, as rasboras e uns que têm a cabeça vermelha (n sei o nome). Quando mudo a água, 1 vez por semana, sobe um pouco como é natural mas depois volta a baixar. Gostava de saber se posso meter no aqua pedras calcárias ou alguma coisa dentro do filtro para fazer subir um pouco o ph. Tenho um aqua de 200lts e um filtro ehein 2217.

Agradeço desde já,

Pedro Cardoso.

Publicado:

olá! isso parece complicado hein!?!?

penso que o melhor para já e como medida urgente talvez um investimento num produto para equilibrar PH?

espera por mais respostas!

abraço

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Publicado:

Uma colher ou duas de areia coralina dentro do filtro e o ph vai logo par os 6 ou mais, evitas colocar quimicos e fica barato.

Publicado:

Quando parecia q estava a ficar controlado... Queria evitar esses produtos para não ter de andar sempre a acrescentar. Vou experimentar isso da areia. Obrigado. Abraço.

Publicado:

Atenção, tens de acrescentar a areia coralina aos poucos para não matares os peixes com a variação brusca do ph.

Publicado:

oi isso a mim pareceme falta de co2 ou seja quando falta co2 no aquario o kh dexe e fas com que o ph descha rapidamente.corrigam me se estivere errado

Publicado:
Só vou fazer perguntas estúpidas:

- Tens feito TPAs ? Qual é o pH que sai da torneira ?

- Tens a *certeza* que o test kit do pH está dentro da validade ou não é dos chineses ?

Eu aproveito para fazer as mesmas...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Problemas de CO2 ? Só se for CO2 a mais ! Quanto mais CO2 se injecta mais desce o pH.

Eu não consigo perceber porque mandam bitaites sem tentarem despistar o problema, é logo mete isto e mete aquilo e blá blá blá wiskas saquetas.

Estou de acordo contigo. Tens que verificar o teu teste de pH. Compra o de JBL, um dos melhores. Outra coisa: o teu pH pode baixar por cause do tronco: se calhar ele foi tratado com produtos acidos e estes acidos estao a se dissolver na tua agua. Tira-me este tronco rapidamente e fazes testes de pH regularmente.

Fabrice (a french man in Salreu)

http://www.demoulins.com

Publicado:
Só vou fazer perguntas estúpidas:

- Tens feito TPAs ? Qual é o pH que sai da torneira ?

- Tens a *certeza* que o test kit do pH está dentro da validade ou não é dos chineses ?

Faço tpas todas as semanas, cerca de 20% da água. A água da torneira sai a 7.8. Os testes são da marca nutrafin e estão dentro da validade. Penso q talvez seja do tronco.

Publicado:

Comprei o troco na Aquaplante e deixei-o ficar no aquário, sem peixes, durante 2 meses. Só depois comecei a introduzir peixes. Só q já lá vão quase 2 anos, acho q já tinha tempo de estar bom. Queria evitar tira-lo do aquário pq os meus peixes mais pequenos vão comer em cima dele e não no "chão". Acham q faz mal introduzir essa areia coralina? Assim de repente parece-me a melhor solução. Obrigado a todos pelas respostas.

Publicado: (editado)

Aqui pode haver um problema do kh ser 1º dk ou menos, mesmo com o ph a 7,6 se for bem plantado o aquário em questão pode sofrer quedas abruptas do ph devido as plantas comerem o que resta a dureza carbonatada, e numa situação destas colocar co2 evita a queda do ph.

Isto aconteceu comigo e saliento que só respondi a uma pergunta.

Editado por Visitante
Publicado:

pois!ph a 4 por causa de um tronco...deve ser um tronco especial :).lol

Agora a sério.O ph nunca desceria tanto por causa de um tronco,pelo menos é a minha opnião...eu já usei vários tipos de troncos e nunca tive variaçõs assim tão grandes e 1 ANO é mais que suficiente para isso estabilizar. ;)

Pode ser que se aumentares as TPAs para 30 ou 40% isso melhore.

Hugo Nunes

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!