Recommended Posts

Publicado

Boas, antes de mais desculpem se já existe tópico parecido mas não encontrei nada que fosse mais adequado na minha situação :S

Estou a pensar em criar bettas e gostava de saber se me podem dar umas dicas de como criar uma beteira simples e não muito dispendiosa pq já gastei um pouco demais nesta cena de bettamania xD

ja tenho alguns cubos da vodafone etc cheers

algo que desse para criar com condições de vida e sem dar muito trabalho pq tempo nem sempre é o suficiente para estar horas de volta deles

Ajudem me, aceito sugestões =D

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Boas!

Tens aqui algumas ideias para bettários:

1 - Este é o meu, foi feito por mim e os custos foram mínimos - PODES VER AQUI

2 - Este é do Filipe Gaio e é sem dúvida melhor que o meu e de manutenção mais fácil, no entanto é mais dispendioso, e mais trabalhoso, mas nada demais pelo que sei. Além disso poupa-te tempo depois na manutenção - PODES VER AQUI

3 - Tens ainda este o Aquatropic que é muito parecido ao do Filipe Gaio, creio até que o Filipe Gaio se terá inspirado neste - PODES VER AQUI

Creio que ainda andam por aí outros projectos, mas estes são os que me lembro agora. Portanto já tens algumas fontes de inspiração agora faz um projecto e antes de avançares com a construção se quiseres opiniões vens aqui e perguntas ao pessoal.

Editado por Rúben Ferreira
Publicado:

Ruben curti muito o teu, mesmo o que eu tinha ideias em fazer mas se alguem tiver feito mais agradeco opinioes :thumbup3:

So uma coisa rubem, o teu filtro acho que é o mesmo que o meu, ele tem potencia para fazer a agua subir tanto??

e outra coisa, tenho so alguns cubos por enquanto e alguns nao tenho divisoria, nesses coloco femeas ou so 1 macho? ou entao alvenis??

Cumprimentos

Publicado:

Muito sinceramente os outros eu acho que são melhores que o meu. O meu tem a grande desvantagem de a manutenção ser complicada, no entanto a montagem é mais simples de fazer e mais barata.

O filtro tem força suficiente para mandar a água lá para cima (força até a mais), tive de colocar uma derivação para que parte da água voltasse ao cubo de origem, senão secava o cubo antes da água chegar cá abaixo. (mas esta parte foi por experiências)

Posso avançar uma dica, caso decidas por algo do género do meu. Não tenhas medo em colocar bastante silicone, pois tive alguns problemas com fugas de água, após algum tempo de funcionamento e já tive de remendar metade deles.

Outra dica que posso avançar é para tentares criar um caudal maior que o que tenho no meu, mais buracos entre os cubos e também maiores na passagem de cima para baixo (não exageres, para eles não passarem de uns cubos para os outros). Desta forma talvez evites ter de fazer regulações depois no filtro.

Eu apenas coloco machos nos meus cubos, as fêmeas mantenho todas num aquário. Os alevins deves cria-los também à parte, são pequenos demais e seria complicado impedi-los de passarem de uns cubos para os outros.

Não te atrapalhes decidas o que decidires tens tempo para ir fazendo, numa criação nunca leva menos de 2 meses até conseguires distinguir os primeiros machos.

Bom trabalho!

Publicado:

isso de voltar ao cubo de origem tem a ver com a corrente que crias-te. eu colei 3 cubos e testei sem nada e a agua passa na boa 100% sem fugas, tive tambem a pensar que nesses sitios vou colocar daqueles tubos transparentes pequenos para evitar a agua passar no silicone =D

depois claro tens de ter inclinaçao ou nada volta ao sitio, digo eu :P

Cumprimentos

Publicado:

Eu coloquei desse tudo que falas nos buracos e acabei por ter de remover, pois como inseri musgo nos cubos, alguns dos buracos acabavam entupidos. Mas o pior mesmo é que não facilitava na limpeza.

Mas minhas fugas deveram-se a ter poupado no silicone. Elas não foram imediatas, foi com o tempo que começaram a aparecer. A inclinação não é propriamente necessária, pois o peso da água é suficiente.

Publicado:
boas

so uma pequena pergunta ao Ruben, esse teu sistema tem aquecedor ou e agua a temperatura ambiente?

tem termostato o dele :eusathink:

tipo ruben nao é poupar, eu fiz as coisas de maneira a ficarem bem a primeira e nao fiz pra ficar feio demais :2gunfire:

vamos a ver como vai ficar no fim, ainda preciso de cubos mas os 3 unicos que uni ficaram bem e mal se nota

Cumprimentos

Publicado:
boas

so uma pequena pergunta ao Ruben, esse teu sistema tem aquecedor ou e agua a temperatura ambiente?

Boas!

Tem dois termostatos, para conseguir manter as temperaturas entre os 26°C e os 28°C.

Além disso as caixas estão com tampa. Na foto que coloquei ainda não tinha colocado as tampas nem os termostatos.