Recommended Posts

Publicado

Boa tarde pessoal.

já todos sabemos que não podemos usar medicamentos que contenham cobre em aquários de invertebrados.

mas existem muito sem cobre, o que se pode usar para acabar com planárias em aquários de invertes? especialmente se estes forem Crystal red.

cumprimentos

Ricardo Pinheiro

• Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Tambem tenho o mesmo problema...E apareceram aquelas lapas brancas agarradas aos vidros e plantas. São minusculas mas são muitas.

Comprei dois Anatome helena para ver se comiam esta bicharada, mas até ao momento não vejo resultados. O senhor da loja que me vendeu os Anatome , falou-me que existem uns peixinhos muito pequenos que não atingem tamanho suficiente para comer os camarões e são muito bons a eliminar estas pragas, mas estão esgotados Já há bastante tempo.

Publicado:

No artigo que está escrito em Português existe aí uma certa controvérsia no que diz respeito aos predadores das planárias, pois o autor recomenda as ampulárias para eliminar as planárias em aquários com camarões, mas já li aqui no Forum várias opiniões que indicam precisamente o contrário ! São as planárias que atacam as ampulárias e depositam ovos dentro da casca que depois de nascerem consomem a ampulária.

Publicado: (editado)

Rineloricaria sp. tenho esse peixe, muito engraçado, um bocado caro em relação a outros comedores de algas, e é seguro com camarões e come algas das plantas.

Editado por Quo
Publicado:

tirar os camarões pode-se tornar impossivél pois tenho centenas de crias, que mal se vêm.

pedrosoares disse:
Tambem tenho o mesmo problema...E apareceram aquelas lapas brancas agarradas aos vidros e plantas. São minusculas mas são muitas.

Comprei dois Anatome helena para ver se comiam esta bicharada, mas até ao momento não vejo resultados. O senhor da loja que me vendeu os Anatome , falou-me que existem uns peixinhos muito pequenos que não atingem tamanho suficiente para comer os camarões e são muito bons a eliminar estas pragas, mas estão esgotados Já há bastante tempo.

penso que esse tipo de lapa não faz mal as camarões

Quo disse:
Rineloricaria sp. tenho esse peixe, muito engraçado, um bocado caro em relação a outros comedores de algas, e é seguro com camarões e come algas das plantas.

não estamos a falar de algas!

o que eu vejo no aquário são tipo minhocas, muito pequenas, não mais do que 5 mm e muito finas e andam no meio do substrato, e volta e meia vai desaparecendo um ou outro camarão (vejo os mortos)

eu so as vejo quando mexo no areão, mas provavelmente durante a noite andam a caça dos camarões

Publicado:

São planarias e sim atacam camarões, principalmente crias mas juntas atacam também camarões adultos.

Hugo R. Silva disse:
Publicado:

E será que os camarões juvenis se aguentam ao tratamento ??? Hoje é que vi bem que já tenho um trio de parasitas mesmo com a mudança de substrato....lapas, piolhos de água doce e umas minhocas brancas microscópicas que andam no vidro.

Publicado:

Pedro pelo que li ele utilizou o Fluvermal num aqua de criação.

O user foi o Luis Alves, passo a citar:

Citação
boas

tambem tinha o meu plantado e o meu aquario de criaçao de camaroes cheio de planarias... muitas mesmo... no plantado cheguei a ver a devorarem camaroes (era a duzia em volta de 1).... sei que utilizei um medicamento humano que me foi indicado aqui no forum, e ate hoje nao vi mais nenhuma, tive foi de tirar os caracois neritina porque aqui mata-os... e nao tenho visto a praga de caracois minusculos que agora me falha o nome....

O nome que lhe faltava era o Fluvermal como indiquei aqui.

Segundo ele não teve baixas.

Abraço

João

Publicado:

Pois....É uma questão de arriscar. Mas até lá ainda vou tentar a solução de ter um peixinho, penso que é esta espécie : Nannostomus marginatus

nannos10.jpg

Come os parasitas mas não ataca os camarões.

Publicado:

Além da excelente função que têm são bonitos os peixes.

Boa sorte então e vai dando noticias.

Acho que esses peixitos ñ devem ser faceis de encontrar pelo que tenho lido mas se souber algo digo-te.

Abraço

João

Publicado:

Ok , obrigado João ! Parece que se confirma que estes peixitos vão dar trabalho a encontrar......

Abraço

Publicado:

em varios sites de camarões falam sobre este medicamento Fenbendazole, será fácil de arranjar por cá?

pelo que pesquiso, terão que ser mesmo eliminadas com um químico, pois se as cortar-mos ou esmagar-mos elas voltam-se a regenerar, e em vez de uma passamos a ter 2 em caso de apenas um corte, ou varias dezenas em caso de as esmagar-mos...

amanha ja vou andar ai as voltas para ver o que consigo encontrar este medicamento.

para ajudar a festa, também tenho disto Nematóides, o que vale é que o tratamento é o mesmo das planarias.

amanha vou andar a caça de planarias e Nematóides.

vou tirar grande parte dos invertebrados, mas vou deixar alguns mesmo para experiência, se tudo correr bem farei um topico apenas para isso, se correr mal, aviso aqui e altero o nome deste tópico LOL

Publicado:

Boas, eu também estou com o mesmo problema num aquário com camarões! Planárias, minúsculos vermes brancos e dáfnias...

O nannostomus marginatus (peixe-lápis anão) é mesmo uma solução para as planárias, dáfnias, etc? E deixará as crias de camarão em paz?

Se alguém me pudesse confirmar agradecia.

Cumps.

João Amaral

Publicado:

penso que o grande problema de usar outros animais para comer planarias e afins é mesmo esse, as crias de camarões também poderão fazer parte da ementa.

existe ainda outro problema, as planarias são animais nocturnos e durante o dia andam sempre dentro de substrato, não sei que comportamento têm esses peixes, se também andam a casa durante a noite.

Publicado:

Boas

Já agora será que aqueles caracóis carnívoros que se alimentam de outros caracóis não comem as Planarias?

Outra maneira de dificultar a vida das planarias seria deixar uma luz ligada.

Sempre são formas mais naturais de lidar com esta praga.

Publicado:

Boas,

Tenho aquário com musgo de java e neocaridinas e ultimamente não tenho dado comida, eles apenas se alimentam dos detritos no musgo e das algas...

Mas as pragas continuam lá. Ainda ontem vi as planarias a deslizar pelo vidro, e as dáfnias a nadar... Pensei que ao não introduzir comida no aquário estes animais acabariam por desaparecer mas pelos vistos...

Cumps.

João

Publicado:

Neuras é difícil acabar com elas só deixando de dar comida, isto pq o próprio aquário ao estar maturado é uma fonte de alimentação.

Fenbendazole = Panacur (medicamento veterinário).

Publicado:
  RicardoPinheiro disse:
em varios sites de camarões falam sobre este medicamento Fenbendazole, será fácil de arranjar por cá?

pelo que pesquiso, terão que ser mesmo eliminadas com um químico, pois se as cortar-mos ou esmagar-mos elas voltam-se a regenerar, e em vez de uma passamos a ter 2 em caso de apenas um corte, ou varias dezenas em caso de as esmagar-mos...

Ricardo, se quiseres um pouco de Fenbendazol apita q t desenrasco isso.

Eu tive grandes problemas no passado c planárias no aqua dos CRSs e nos dos Sulawesi, devo dizer q morreu quase tudo - havia novelos de planárias em volta dos camarões mortos mas sempre pensei q fosse culpa minha.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Desmontei os dois aquas :) .

Mas foi o melhor q fiz, hoje, depois da remodelação, os aquas estão espetaculares e transpiram saúde.

Num deles ainda usei Fluvermal mas como tinha muita matérias orgânica penso q ficou agarrado e qualquer coisa q colocava dentro (especialmente camarões) iam morrendo lentamente.

Quanto ao Fenbendazol ainda não experimentei c camarões mas já li em vários sites q é bom para este tipo de praga - eu tenho-o p desparasitar os discus quando necessário.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.