C S Publicado Outubro 12, 2003 Publicado Outubro 12, 2003 Olá a todos, Provavelmente, já é um assunto bastante debatido, mas não tenho encontrado muito a esse respeito e gostaria que os frequentadores do forum dessem o seu parecer sobre o FBF invertido. Tenho um pequeno aquário da Aquapor de 15 lt onde se deu a catastrofe provocada pela saturação de um FBF a funcionar de forma clássica. Sei que não passa da amostra de um aquário, bastante complicado de manter estável, mas é graças a ele e a três kinguios que devo a descoberta deste hobby. Este micro aquário está a ser a minha escola. Construí um daqueles filtros externos fechados com uma pequena bomba submersa (eden 106) e estava a equacionar a hipótese de ligar a saída deste, no local do FBF onde existia a torre com a pedra porosa, passando a fazê-lo funcionar ao contrário, na reactivação deste aqua. Provavelmente dir-me-ão para tirar o FBF e colocar um filtro de esponja mas mesmo assim gostaria de saber o que pensam desta hipótese. Agradecia as vossa opiniões e ideias Cumps Citar O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.
João Branquinho Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Boas! Em tempos eu cheguei a considerar esta hipótese num aquário de 30 litros (o meu primeiro aquário) que também chegou à dita situação de saturação, muito por causa de uma série de erros que cometi... os típicos de excesso de alimentação, de população, etc... Ao estudar um pouco melhor esta alternativa, cedo que apercebi que provavelmente o fundo não iria ficar completamente limpo e que toda a porcaria iria ser projectada para a parte de cima!!! A ideia não me agradou e optei por desmontar o aquário e voltar a montar tudo de novo, e desta vez com mais calma. Actualmente, no meu aquário de 120 litros, apenas uso o sistema de aquecedor do substrato, com um filtro externo. Espero ter ajudado! Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Tambem já dei 1001 voltas com os FBF e cheguei à conclusão que as placas que tinha em casa só tinham uma boa utilização, separar o substrato do areão. Não há melhor .... agora como filtro, só se for para um aquário com pouca dinamica e que seja utilizado de vez em quando ... uma maternidade por exemplo. Abraços Citar
HomemPeixe Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Tirar o FBF é a melhor solução como já disseram. Mas podes manter o FBF para aumentar o tempo de manutenção do filtro exterior uma vez que o FBF funciona com pré filtro. Para funcionar tens de aspirar o aquário com frequência. O FBF invertido não sei para que serve e nunca exprimentei. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 homempeixe, é a mesma coisa, faz passar a água pela colónia de bactérias no areão, mas de baixo para cima. Mantem o areão um pouco mais limpo porque os detritos ficam em suspensão na água, mas prejudica um pouco o sistema de raizes e não exclui a utilização de outro filtro para retirar os detritos da água. Citar
HomemPeixe Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 É melhor fazer uma explicação maior. O FBF é uma placaque se coloca no fundo do aquário. A quem coloque uma manta geotextil a seguir. Depois coloca-se o areão e quando maior a espessura do areão mais tempo o sistema funciona. Após algumas experiências pelos aquariofilos verificou-se que passsado algum tempo no máximo 1 a 2 anos os detritos ficavam em suspensão na água. Ou seja por mais mundaças de água que se efectua-se esta estava turva. E por vezes as plantas ficavam sufecadas e os peixes mortos. O sistema de FBF ligado a um filtro exterior já funciona melhor. Quando a água passa primeiro pelo filtro de fundo este funciona como um pré-filtro das particulas maiores, tal como o pré-filtro de esponja. E para o seu correcto funcionamento é necessário aspirar o areão sobre o FBF com frequência. Quando a água é retirada do aquário e entra atraves do FBF, funciona em sistema inverso. As particulas são retidas no filtro exterior e o areão fica mais limpo. O que é mau para um aquário com plantas e perigoso para um aquário apenas com peixes porque a porcaria fica em suspensão na água. Para ivitar que fique em suspensão na água e esta turva o filtro exterior tem de ser mais potente e ter manutenção com maior frequência. Deste modo não vejo vantagem neste sistema. E conforme explique os dois sistemas filtragem pela ordem FBF - Filtro Exterior ou Filtro Exterior - FBF (sistema inverso) são bastante diferentes. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
C S Publicado: Outubro 13, 2003 Autor Publicado: Outubro 13, 2003 Olá, Quero começar por agradecer aos participantes que leram este post as opiniões que enviaram. Pelos relatos das vossa experiências, a situação pouco se iria alterar com o funcionamento de forma inversa do FBF. Apenas poderia demorar um pouco mais, a repetir uma péssima experiência. Parece que o melhor mesmo, será reactivar o aquário sem as malfadadas placas. Como não vou iniciar de imediato a montagem (vou aproveitar para fazer umas novas melhorias no sistema de iluminação - colocar uma fluorescente de 8 W) caso mais alguém queira enviar opiniões, continuarei atento. Muito obrigado a todos pela vossa ajuda. Citar O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.
Recommended Posts