arzebiu Publicado Abril 22, 2010 Share Publicado Abril 22, 2010 Olá, Gostava de perguntar aos mais experientes como fazem as TPAs em aquários maiores. Eu tenhoum de 230l e para mudar 30-40l ainda não consegui um método óptimo. Retirar a água é fácil, uso uma daquelas mangueiras com bomba, puxo um bocado e a gravidade faz o resto. Mas colocar de volta é que é mais complexo: tenho de pôr água a temperatura +- igual e sem cloro, então coloco água da torneira num recipiente grande, com o anti cloro e a uma temperatura amena. Depois, não consigo usar a mangueira para mover a água para o aqua, tenho de estar com um recipiente de 2l xoc xoc a mover à mão. Algumas dicas para optimizar o processo? Citar Blog: Arzebiu aos Molhos (Secção de Aquariofilia) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Gama Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Boas Eu tenho num recipiente de 40lts depois coloco lá dentro uma bomba de retorno ligada à mangeira.... Cumprimentos Álvaro Gama Citar Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
0ri0nte Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 como eu. Troco 100L de cada vez. 4 baldes de 50L, uma mangueira da casa de banho ate aos baldes, meto o anti cloro. Tirar uso o sifão. Pra meter com uma bomba de retorno fazes isso rapidamente. hà umas jebo que elevam a 1.6m por 15€ +/- Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Eu vai directamente da torneira para dentro do aquário, no inverno vai de forma mais lenta, no verão vai normalmente. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tiagoluz Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Eu meto directamente da torneira, Tenho uma torneira misturadora que me facilita quanto á temperatura. de resto é directamente da torneira, e nunca tive problemas. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_Costa Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Boas, Eu aqui na empresa tenho a facilidade de encher directamente da torneira com a mangueira ... ph ok dai sigaaaa. Em casa no meu 60 lts consigo colocar um bidon de 20 lts mais alto que o aqua e faço da mesma maneira que tu e eu tiramos a agua. Mesmo que não seja os 40 lts que desejas colocar de 1 só vez .... um recipiente maior sempre colocas mais agua que os 2 lts que falas. Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrosoares Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Eu comprei um bocado de mangueira suficiente para chegar do aquário até à banheira. Para retirar a água do aquário chupo um bocadito na ponta da mangueira até ferrar e depois a gravidade faz o resto e a água corre directamente para o ralo da banheira. Para repor a água no aquário, arranjei uma peça em plástico que adaptei à ponta da mangueira e que enrrosca perfeitamente na bixa do chuveiro, depois é só abrir a torneira e no fim deitar um pouco de anti-cloro. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nhinjah Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Eu para retirar a água uso uma mangueira do aqua até à banheira. Para repôr a água, tenho daquelas caixas de arrumação transparentes grandes, encho com água da torneira, ponho anti-cloro e de seguida uso uma bomba de retorno. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Oi! Eu comprei este "aspirador" que alem de dar para limpar (filtrando a água no "saco" e retornando para o aquário) tb dá para tirar a água do aquário ou do recepiente para o aquário, tirando o saco e colocando um tubo até ao recepiente para onde envio a água. Custou 20 e tal euros e leva duas pilhas para iniciar a trabalhar, depois siga... Não tiro para a banheira mas para uma daquelas caixas de plastico de arrumação (estilo as do IKEA) de 60l pq utilizo essa água depois para limpar os filtros e/ou regar as plantas. Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts