Tiaago Publicado Abril 21, 2010 Share Publicado Abril 21, 2010 (editado) Bom dia. Recentemente adquiri testes para fosfatos, no3 e uns gerais (PH, GH, KH, NO3, NO2) para tentar perceber a razão de algas filamentosas e greenspots que me tem vindo a aparecer no aquario. Com os testes cheguei inicialmente aos seguintes valores: PO4 = 0 NO3= 25 NO2=0 PH= 6.4 GH= 4º a 7º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta bom) KH= 3º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta baixo) Entretanto, dado que os nitratos estavam relativamente altos, fiz TPAS e consgui que ficassem entre os 15 e 20 PPM. Para este valor de NO3 (15 a 20), segundo o que li aqui no forum precisava de PO4 a 1,5/2. E foi isso mesmo que tentei com o Seachem Phosphorus. Vi a quantidade necessária (20 tampas) - 100ml e deitei apenas metade do recomendado para não ser muito brusco. Deitei mais nos dias seguintes. O que acontece é que o nivel que deveria ir para 1PPM de acordo com a bula, não passou dos 0.25. (10 tampas para 230L agua aprox). Continuei a fazer TPAS, a monitorizar os niveis e repor PO4, mas em 5 dias já gastei 250ml e o PO4 não passa de 0.25, 0.50 no maximo. As TPAs que faço não são em grande quantidade, tanto que o NO3 se mantém estável com as TPAs que faço; cerca de 20% a cada dois dias. Fertelizo com Tropica Plant Nutrition de acordo com o que vem no produto (5ml /50L por semana) O aquario tem cerca de 230L, tem 2 filtros externos, 6 discus juvenis e mais alguns peixes pequenos (bebados, raboras, ottos) a agua esta a 31º. O Substracto é em AKadama especial, e por baixo tem JBL aquabasis (acho que é isto) - é substrato fértil. Tenho dus lampadas de 54W T5, o aquario tem 60cm de altura. Alguem me poderá ajudar a perceber o que se passa para os fosfatos "desaparecerem"? Será excesso de tpas? 2 Dias depois da primeira introdução de fosfatos coloquei CO2 caseiro no aquario. Cumprimentos e obrigado desde já pela disponibilidade. Tiago. Editado Abril 21, 2010 por Tiaago Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
$HMN$ Publicado: Abril 21, 2010 Share Publicado: Abril 21, 2010 Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio. Que filtros tens? Hugo Nunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 Olá. Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio. Hmmm???? Podes explicar melhor isso? Já agora, água a 31º C é para quê? Estás a ver se cozes os peixes e as plantas para comer? Baixa isso para 25º C antes que dês cabo das plantas... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiaago Publicado: Abril 22, 2010 Autor Share Publicado: Abril 22, 2010 Boas! Estive a re-ver o Seachem Phosphorus e directamente do site da seachem: For example to raise 20 gallons* to 0.1 mg/L phosphate you would use: 0.8*20*0.1=1.6 mL. Foi esta formula que segui, e confirmei com o software que eles tem de apoio às dosagens. Total Phosphate (P2O5) 0.3% Soluble Potash (K2O) 0.2% Estas são as analises segundo a seachem. A temperatura está alta porque tenho Discus que tiveram ictio. Mas assim que puder já baixo um pouco! Umas plantinhas cozidinhas ao jantar, já com caracolada e tudo, sabem uma maravilha... eh eh eh Então, mas em relação aos fosfatos, que acham que se passa para não subir como indica no site/embalagem? o Teste que tenho para PO4 é da Nutrafin de reagentes. Parece-me estar bom, porque antes de iniciar a fertilização o resultado deu zero e depois de colocar (já foi toda a embalagem em menos de uma semana) os fosfatos o teste deu entre 0.25 e 0.5. mas nunca 1 como indicava no site. Cumprimentos, Tiago. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 boas pra mim a causa sao as tpas.e claro as plantas tbm ajudam a consumir nutrientes.plantas a consumir e tu a fazer tanta tpa q os fosfatos la vao.aumenta a dose de comida aos peixes tbm ajuda a subir os fosfatos.outra coisa essa iluminaçao podia ter mais uma lampada. mas fazes assim antes de pouco tempo de ligar as lampadas no inicio do periodo vê a quantidade de nitratos e fosfatos. e depois quando acabar o periodo voltas a medir.depois diz alguma coisa. esta é pro $HMN$ essa do po4 ser fosfatos e tbm potassio nao percebi. explica-t cumps joni Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
$HMN$ Publicado: Abril 22, 2010 Share Publicado: Abril 22, 2010 (editado) há 70% de ipotesses de estar enganado mas eu penso(provavelmente penso mal ) que os níveis de Po4 também dependem do potássio e não apenas do fosforo,isto é se subires o potássio também vais subir o PO4. agora estou confuso, eu não sou iniciante, mas também não sou nenhum pró nisto por isso é bem provável que eu esteja enganado. Editado Abril 24, 2010 por $HMN$ Hugo Nunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
$HMN$ Publicado: Abril 26, 2010 Share Publicado: Abril 26, 2010 Ninguem??? Caso não tenham percebido o que eu disse: Eu acho que se aumentarmos o potassio estamos a aumentar o Po4. Certo ou Errado ? Hugo Nunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Abril 26, 2010 Share Publicado: Abril 26, 2010 (editado) errado os constituintes quimicos do fosfatos sao uma molecula de fosforo mais 4 moleculas de oxigenio. os constituintes do potassio é so o potassio nada mais.nao tou a ver a ligaçao. agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas. ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4. ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores. cumps joni Editado Abril 26, 2010 por joniclicks Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 27, 2010 Share Publicado: Abril 27, 2010 Olá. agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas.ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4. ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores. A quantidade de Potássio (K+) que se introduz quando se usa KH2PO4, ou mesmo K2HPO4 é desprezável. Porquê? Porque para cada ppm de PO4 adicionado, pouco potássio é aumentado. Isto aliado aos níveis de PO4, em ppm serem bastante baixos quando se fertiliza, faz com que se possa desprezar a parcela de K+ adicionada quando se adiciona KH2PO4 ao aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Abril 27, 2010 Share Publicado: Abril 27, 2010 boas eu isso sei mas de todas as maneiras adicionas fosfatos no aqua de uma maneira desprezavel mas adicionas. agora como disse o nosso amigo q se introduzisse-mos fosfatos tbm aumentava o potassio isso nao é verdade so nesta condiçao ou entao algum produto q tenh as duas substancias. mas penso q o nosso amigo ja esteja com as duvidas tiradas. cumps joni Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Abril 27, 2010 Share Publicado: Abril 27, 2010 (editado) Viva, Vejo quatro possíveis causas para as algas... 1ª hipótese: excesso de micros: As plantas consomem menos do que introduzes e não estas a retirar o excesso com tpa. Para isso podes reduzir a dosagem ou aumentar a tpa. Podem não estar a consumir muito porque tens pouca luz, pouco co2 ou por serem plantas de crescimento lento. 2ª hipótese: para os green spot, uma das causas são os níveis baixos de fosfatos. Tens de os aumentar e não é com seachem que lá vai...tens de fazer solução caseira para não entrares em falência lol. 3ª hipótese: luzes com demasiado tempo de uso ou de qualidade chinesa ou temperatura imprópria. 4ª hipótese: o excesso de temperatura cumps Editado Abril 27, 2010 por pedrioo Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts