Tiaago Publicado Abril 21, 2010 Publicado Abril 21, 2010 (editado) Bom dia. Recentemente adquiri testes para fosfatos, no3 e uns gerais (PH, GH, KH, NO3, NO2) para tentar perceber a razão de algas filamentosas e greenspots que me tem vindo a aparecer no aquario. Com os testes cheguei inicialmente aos seguintes valores: PO4 = 0 NO3= 25 NO2=0 PH= 6.4 GH= 4º a 7º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta bom) KH= 3º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta baixo) Entretanto, dado que os nitratos estavam relativamente altos, fiz TPAS e consgui que ficassem entre os 15 e 20 PPM. Para este valor de NO3 (15 a 20), segundo o que li aqui no forum precisava de PO4 a 1,5/2. E foi isso mesmo que tentei com o Seachem Phosphorus. Vi a quantidade necessária (20 tampas) - 100ml e deitei apenas metade do recomendado para não ser muito brusco. Deitei mais nos dias seguintes. O que acontece é que o nivel que deveria ir para 1PPM de acordo com a bula, não passou dos 0.25. (10 tampas para 230L agua aprox). Continuei a fazer TPAS, a monitorizar os niveis e repor PO4, mas em 5 dias já gastei 250ml e o PO4 não passa de 0.25, 0.50 no maximo. As TPAs que faço não são em grande quantidade, tanto que o NO3 se mantém estável com as TPAs que faço; cerca de 20% a cada dois dias. Fertelizo com Tropica Plant Nutrition de acordo com o que vem no produto (5ml /50L por semana) O aquario tem cerca de 230L, tem 2 filtros externos, 6 discus juvenis e mais alguns peixes pequenos (bebados, raboras, ottos) a agua esta a 31º. O Substracto é em AKadama especial, e por baixo tem JBL aquabasis (acho que é isto) - é substrato fértil. Tenho dus lampadas de 54W T5, o aquario tem 60cm de altura. Alguem me poderá ajudar a perceber o que se passa para os fosfatos "desaparecerem"? Será excesso de tpas? 2 Dias depois da primeira introdução de fosfatos coloquei CO2 caseiro no aquario. Cumprimentos e obrigado desde já pela disponibilidade. Tiago. Editado Abril 21, 2010 por Tiaago
$HMN$ Publicado: Abril 21, 2010 Publicado: Abril 21, 2010 Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio. Que filtros tens? Hugo Nunes
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Olá. Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio. Hmmm???? Podes explicar melhor isso? Já agora, água a 31º C é para quê? Estás a ver se cozes os peixes e as plantas para comer? Baixa isso para 25º C antes que dês cabo das plantas... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Tiaago Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 Boas! Estive a re-ver o Seachem Phosphorus e directamente do site da seachem: For example to raise 20 gallons* to 0.1 mg/L phosphate you would use: 0.8*20*0.1=1.6 mL. Foi esta formula que segui, e confirmei com o software que eles tem de apoio às dosagens. Total Phosphate (P2O5) 0.3% Soluble Potash (K2O) 0.2% Estas são as analises segundo a seachem. A temperatura está alta porque tenho Discus que tiveram ictio. Mas assim que puder já baixo um pouco! Umas plantinhas cozidinhas ao jantar, já com caracolada e tudo, sabem uma maravilha... eh eh eh Então, mas em relação aos fosfatos, que acham que se passa para não subir como indica no site/embalagem? o Teste que tenho para PO4 é da Nutrafin de reagentes. Parece-me estar bom, porque antes de iniciar a fertilização o resultado deu zero e depois de colocar (já foi toda a embalagem em menos de uma semana) os fosfatos o teste deu entre 0.25 e 0.5. mas nunca 1 como indicava no site. Cumprimentos, Tiago.
joniclicks Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 boas pra mim a causa sao as tpas.e claro as plantas tbm ajudam a consumir nutrientes.plantas a consumir e tu a fazer tanta tpa q os fosfatos la vao.aumenta a dose de comida aos peixes tbm ajuda a subir os fosfatos.outra coisa essa iluminaçao podia ter mais uma lampada. mas fazes assim antes de pouco tempo de ligar as lampadas no inicio do periodo vê a quantidade de nitratos e fosfatos. e depois quando acabar o periodo voltas a medir.depois diz alguma coisa. esta é pro $HMN$ essa do po4 ser fosfatos e tbm potassio nao percebi. explica-t cumps joni
$HMN$ Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 (editado) há 70% de ipotesses de estar enganado mas eu penso(provavelmente penso mal ) que os níveis de Po4 também dependem do potássio e não apenas do fosforo,isto é se subires o potássio também vais subir o PO4. agora estou confuso, eu não sou iniciante, mas também não sou nenhum pró nisto por isso é bem provável que eu esteja enganado. Editado Abril 24, 2010 por $HMN$ Hugo Nunes
$HMN$ Publicado: Abril 26, 2010 Publicado: Abril 26, 2010 Ninguem??? Caso não tenham percebido o que eu disse: Eu acho que se aumentarmos o potassio estamos a aumentar o Po4. Certo ou Errado ? Hugo Nunes
joniclicks Publicado: Abril 26, 2010 Publicado: Abril 26, 2010 (editado) errado os constituintes quimicos do fosfatos sao uma molecula de fosforo mais 4 moleculas de oxigenio. os constituintes do potassio é so o potassio nada mais.nao tou a ver a ligaçao. agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas. ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4. ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores. cumps joni Editado Abril 26, 2010 por joniclicks
Luís Fortunato Publicado: Abril 27, 2010 Publicado: Abril 27, 2010 Olá. agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas.ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4. ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores. A quantidade de Potássio (K+) que se introduz quando se usa KH2PO4, ou mesmo K2HPO4 é desprezável. Porquê? Porque para cada ppm de PO4 adicionado, pouco potássio é aumentado. Isto aliado aos níveis de PO4, em ppm serem bastante baixos quando se fertiliza, faz com que se possa desprezar a parcela de K+ adicionada quando se adiciona KH2PO4 ao aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joniclicks Publicado: Abril 27, 2010 Publicado: Abril 27, 2010 boas eu isso sei mas de todas as maneiras adicionas fosfatos no aqua de uma maneira desprezavel mas adicionas. agora como disse o nosso amigo q se introduzisse-mos fosfatos tbm aumentava o potassio isso nao é verdade so nesta condiçao ou entao algum produto q tenh as duas substancias. mas penso q o nosso amigo ja esteja com as duvidas tiradas. cumps joni
pedrioo Publicado: Abril 27, 2010 Publicado: Abril 27, 2010 (editado) Viva, Vejo quatro possíveis causas para as algas... 1ª hipótese: excesso de micros: As plantas consomem menos do que introduzes e não estas a retirar o excesso com tpa. Para isso podes reduzir a dosagem ou aumentar a tpa. Podem não estar a consumir muito porque tens pouca luz, pouco co2 ou por serem plantas de crescimento lento. 2ª hipótese: para os green spot, uma das causas são os níveis baixos de fosfatos. Tens de os aumentar e não é com seachem que lá vai...tens de fazer solução caseira para não entrares em falência lol. 3ª hipótese: luzes com demasiado tempo de uso ou de qualidade chinesa ou temperatura imprópria. 4ª hipótese: o excesso de temperatura cumps Editado Abril 27, 2010 por pedrioo Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts