Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia.

Recentemente adquiri testes para fosfatos, no3 e uns gerais (PH, GH, KH, NO3, NO2) para tentar perceber a razão de algas filamentosas e greenspots que me tem vindo a aparecer no aquario.

Com os testes cheguei inicialmente aos seguintes valores:

PO4 = 0

NO3= 25

NO2=0

PH= 6.4

GH= 4º a 7º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta bom)

KH= 3º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta baixo)

Entretanto, dado que os nitratos estavam relativamente altos, fiz TPAS e consgui que ficassem entre os 15 e 20 PPM.

Para este valor de NO3 (15 a 20), segundo o que li aqui no forum precisava de PO4 a 1,5/2. E foi isso mesmo que tentei com o Seachem Phosphorus. Vi a quantidade necessária (20 tampas) - 100ml e deitei apenas metade do recomendado para não ser muito brusco. Deitei mais nos dias seguintes.

O que acontece é que o nivel que deveria ir para 1PPM de acordo com a bula, não passou dos 0.25. (10 tampas para 230L agua aprox).

Continuei a fazer TPAS, a monitorizar os niveis e repor PO4, mas em 5 dias já gastei 250ml e o PO4 não passa de 0.25, 0.50 no maximo. As TPAs que faço não são em grande quantidade, tanto que o NO3 se mantém estável com as TPAs que faço; cerca de 20% a cada dois dias.

Fertelizo com Tropica Plant Nutrition de acordo com o que vem no produto (5ml /50L por semana)

O aquario tem cerca de 230L, tem 2 filtros externos, 6 discus juvenis e mais alguns peixes pequenos (bebados, raboras, ottos) a agua esta a 31º.

O Substracto é em AKadama especial, e por baixo tem JBL aquabasis (acho que é isto) - é substrato fértil. Tenho dus lampadas de 54W T5, o aquario tem 60cm de altura.

Alguem me poderá ajudar a perceber o que se passa para os fosfatos "desaparecerem"? Será excesso de tpas?

2 Dias depois da primeira introdução de fosfatos coloquei CO2 caseiro no aquario.

Cumprimentos e obrigado desde já pela disponibilidade.

Tiago.

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Publicado:

Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio.

Que filtros tens?

Hugo Nunes

Publicado:

Olá.

Acho que o Po4 não é so o fosforo tambem é o potassio.

Hmmm???? Podes explicar melhor isso?

Já agora, água a 31º C é para quê? Estás a ver se cozes os peixes e as plantas para comer? :bs_quesexclaim:

Baixa isso para 25º C antes que dês cabo das plantas...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas!

Estive a re-ver o Seachem Phosphorus e directamente do site da seachem: For example to raise 20 gallons* to 0.1 mg/L phosphate you would use: 0.8*20*0.1=1.6 mL.

Foi esta formula que segui, e confirmei com o software que eles tem de apoio às dosagens.

Total Phosphate (P2O5)

0.3%

Soluble Potash (K2O)

0.2%

Estas são as analises segundo a seachem.

A temperatura está alta porque tenho Discus que tiveram ictio. Mas assim que puder já baixo um pouco! ;) Umas plantinhas cozidinhas ao jantar, já com caracolada e tudo, sabem uma maravilha... eh eh eh

Então, mas em relação aos fosfatos, que acham que se passa para não subir como indica no site/embalagem? o Teste que tenho para PO4 é da Nutrafin de reagentes.

Parece-me estar bom, porque antes de iniciar a fertilização o resultado deu zero e depois de colocar (já foi toda a embalagem em menos de uma semana) os fosfatos o teste deu entre 0.25 e 0.5. mas nunca 1 como indicava no site.

Cumprimentos, Tiago.

DBDportugal.gif
Publicado:

boas

pra mim a causa sao as tpas.e claro as plantas tbm ajudam a consumir nutrientes.plantas a consumir e tu a fazer tanta tpa q os fosfatos la vao.aumenta a dose de comida aos peixes tbm ajuda a subir os fosfatos.outra coisa essa iluminaçao podia ter mais uma lampada.

mas fazes assim antes de pouco tempo de ligar as lampadas no inicio do periodo vê a quantidade de nitratos e fosfatos.

e depois quando acabar o periodo voltas a medir.depois diz alguma coisa.

esta é pro $HMN$

essa do po4 ser fosfatos e tbm potassio nao percebi.

explica-t

cumps joni

Publicado: (editado)

há 70% de ipotesses de estar enganado mas eu penso(provavelmente penso mal bang ) que os níveis de Po4 também dependem do potássio e não apenas do fosforo,isto é se subires o potássio também vais subir o PO4.

agora estou confuso, eu não sou iniciante, mas também não sou nenhum pró nisto por isso é bem provável que eu esteja enganado. cheers

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Publicado:

Ninguem???

Caso não tenham percebido o que eu disse:

Eu acho que se aumentarmos o potassio estamos a aumentar o Po4.

Certo ou Errado ?

Hugo Nunes

errado

os constituintes quimicos do fosfatos sao uma molecula de fosforo mais 4 moleculas de oxigenio.

os constituintes do potassio é so o potassio nada mais.nao tou a ver a ligaçao.

agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas.

ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4.

ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores.

cumps joni

Editado por joniclicks
Publicado:

Olá.

agora pode haver fertilizantes q tenham as duas substancias em conjunto e ai sim sobe as duas.

ou tas a confundir com fosfato monopotassico kh2po4.

ai sim se utilizares este constituite sobes os dois valores.

A quantidade de Potássio (K+) que se introduz quando se usa KH2PO4, ou mesmo K2HPO4 é desprezável. Porquê?

Porque para cada ppm de PO4 adicionado, pouco potássio é aumentado. Isto aliado aos níveis de PO4, em ppm serem bastante baixos quando se fertiliza, faz com que se possa desprezar a parcela de K+ adicionada quando se adiciona KH2PO4 ao aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

boas

eu isso sei mas de todas as maneiras adicionas fosfatos no aqua de uma maneira desprezavel mas adicionas.

agora como disse o nosso amigo q se introduzisse-mos fosfatos tbm aumentava o potassio isso nao é verdade so nesta condiçao ou entao algum produto q tenh as duas substancias.

mas penso q o nosso amigo ja esteja com as duvidas tiradas.

cumps joni

Viva,

Vejo quatro possíveis causas para as algas...

1ª hipótese: excesso de micros: As plantas consomem menos do que introduzes e não estas a retirar o excesso com tpa. Para isso podes reduzir a dosagem ou aumentar a tpa. Podem não estar a consumir muito porque tens pouca luz, pouco co2 ou por serem plantas de crescimento lento.

2ª hipótese: para os green spot, uma das causas são os níveis baixos de fosfatos. Tens de os aumentar e não é com seachem que lá vai...tens de fazer solução caseira para não entrares em falência lol.

3ª hipótese: luzes com demasiado tempo de uso ou de qualidade chinesa ou temperatura imprópria.

4ª hipótese: o excesso de temperatura

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa