AntonioFerrao Publicado Dezembro 9, 2004 Publicado Dezembro 9, 2004 ola. tenho um aquario de 60x30x30 onde pretendo ter apistos (especie principal do aqua) o aqua é para ser bem plantado e com: iluminação - 2 x 20W de 6400K + 1 x 20W de 2700K (DIY kuase pronto) substrato - camada fertil de barro + terra para bonsai (turfa + humus) e areao usado por cima (pronto) fundo placa de esferovite para esconder filtro interno200-400 L/h e termostato-100W, esculpida cheia de tocas de varios tamanhos e coberta com cimento (falta por a argamassa de cimento) em termos de flora ainda n sei bem mas para ser bem plantado pretendo especies de cores diferentes para fazer um layout bonito e provavelmente um tapete de glosso á frente, umas elodeas e fetos de java dos lados a tapar o vidro e musgo a fazer a tapar os pes.. e o resto eh ver o espaço k sobra e o k se arranja. a fauna é k eh o meu problemakeria por: 1 casal Apistogramma agassizi 1 casal Apistogramma cacatuoides cardume neons (ja os tenho num outro akuario e como o ph é compativel) corys ?? gostava k me dissessem se posso sem problema ter varios casais de apistos, que outras especies de apistos valem a pena colocar, se vale a pena por corys,limpa-vidros,sae's, "caracois", "camaroes" - se tiver problemas de algas. e ainda k outras especies se podem colocar c apistos para alem dos neons (se é k posso colocar neons) obrigado para ter o aqua pronto so falta passar os guppies k agora o habitam para outro aqua, acabar a iluminaçao, fundo, substrato etc, ciclar.. qto a fotos em breve vou por na secção propria. http://tadechuvalafora.blogspot.com
hotrodder Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 olha! atenção que o teu aquario por si só ja tem pouca litragem, e o fundo rouba muito espaço, no meu roubou cerca de 100 litros (1/3 do volume total) abraço A Água está cada vez mais Viva!
Diesel_Car Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 Olás, Esse aquário é muito pequeno para 2 casais... 1 casal fica aí muito bem, mas eu não colocaria as corydoras. Quanto aos néons...tanto poderão ser uma excelente adição como um grande desastre. Geralmente os casais de ciclideos "gostam" de alguma competição aquando da desova, assim, com néons, o casal tanto poderá sentir uma maior necessidade em proteger os filhos...como assustar-se e comê-los...como assustar-se e comer os néons e os filhos! Podes colocar os néons no inicio, mas quando os apistos desovarem trata de retira-los... Com grande quantidade de plantas, talvez seja bom adicionares um comedor de algas. Não apostaria muito nos ottocinclus pois são muito fracotes e poderiam ser atacados pelos apistos. Um SAE ou flying-fox talvez seja melhor. Camarões são benvindos...mas os caracois poderão comer os ovos caso haja desovas. Boa sorte! Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
AntonioFerrao Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Publicado: Janeiro 6, 2005 obrigado os 2 pelas dicas.. entretanto depois de estudar varias hipoteses e de ler o k esta pagina diz www.apistogramma.com (bastante informaçao, imagens e conselhos) comprei um teste de kh da sera e se nao me enganei a fazer o teste, a agua da torneira que uso nas tpa's tem 4dKh e a agua no aquario neste momento tem 5dKh. o ph da torneira e do akuario anda entre 7-7,5 (nao consigo perceber bem pk so tenho testes 3-10 tenho de arranjar um 6-7,6 ou coisa k o valha) o akuario ainda nao esta na versao final mas penso que se a agua da torneira tiver mesmo esse valor vou conseguir manter os apistos contentes. estou a pensar em juntar areia de rio 1-3mm(da loja de bricolaje do custume) ao areao que ja tenho (pouco) 4-8 mm vou agora mudar de filtro e no novo tenho turfa (mais esponjas,ceramica e la); voltar a encher o garrafao de CO2 (diy) e volto a fazer uns testes pois keria um ph mais entre os 6-6,5. de qq maneira ja abandonei a ideia de ter/manter apistos no akuario que tinha referido (60cm) e vou (estou) a preparar um de 100x30x40 - os testes foram feitos neste. o akuario mais pekeno talvex venha a ser ume akua de crescimento mas por agora vai servir para manter os peixes k tenho ate lhes arranjar novo dono. nao se inibam de dar concelhos e dicas pk ja vi k ha ai pessoal com exemplares desta familia ja agora tava a pensar em ter 2 casais (se os conseguir arranjar): A. agassizii "Double red" A. cacatuoides “Triplered” obrigado e bom ano http://tadechuvalafora.blogspot.com
Just_me Publicado: Janeiro 6, 2005 Publicado: Janeiro 6, 2005 Olha que a argamassa de cimento demora muito tempo a curar num aquario, várias mudas de agua, e vai-te meter a agua muito alcalina... e se pretenderes colocar a agua com valores ácidos vais ter graves problemas. E não recomendo a cura com peixes lá dentro. Os appistos no entanto são resistentes e adaptaveis...mas preferem aguas macias e acidas e é ai que mais provavelmente vão ter crias. Quanto aos appistos que escolheste para o grande, são muito bonitos, e podes encontra-los com nomes diferentes: por exemplo o cacautoides "triple red" é tambem conhecido por "double red" ou "super red". os nanjeshan também são muito bonitos, tal como os borelli,etc... :D enfim...dá para perceber, em principio se tem appistograma antes é quase garantia de peixe bonito se bem tratado :D Mas ha uns mais sensiveis que outros. Pedro Alves P.S.:mesmo conhecendo tu a página, deixo aqui um link mais especifico: http://www.apistogramma.com/cms/index.php?...id=11&Itemid=44 Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
AntonioFerrao Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Publicado: Janeiro 6, 2005 obrigado pela resposta just_me o cimento esta ah 3/4 semanas em agua sem peixes nem plantas com mudas de agua totais e parciais cada vex k tenho tempo e nao me doiem as costas :D por agora vai apenas servir como disse para mudar para la os peixes k tenho no outro akuario eskuanto o monto e nao lhes arranjo dono, nem k os deixe numa loja. de qq maneira mesmo com a agua fria e sem luz vejo mtos caracois (dos redondos mto pekeninos k veem c as plantas) por isso a agua n deve tar assim tao ma.. mas ainda fiz testes. nesse mesmo akuario meti turfa por baixo do areao.. estou para ver o resultado em principio hj ah noite tenho a iluminaçao feita po akuario e portanto mais dia menos dia começo a ciclar e a pensar no layout.. http://tadechuvalafora.blogspot.com
Recommended Posts