Hugo Duarte Publicado Abril 19, 2010 Publicado Abril 19, 2010 Boas, há umas semanas atrás fiz uma reestruturação no meu aqua e na altura não substitui o areão. Antes de o fazer, não tinha qualquer problema mesmo tendo em conta a presenca de 1 V. Sextiguttata. Agora aquilo parece um dia de nevoeiro. Parece que pelo facto de ter remexido o areão trouxe ao cimo pó, como se o areão se tivesse desfeito ao longo do tempo. Agora a Valencianea ainda traz mais problemas e não há forma de conseguir evitar aquilo. Estou a pensar substituir, colocando menos kg desta vez. Então as primeiras dúvidas que me surgem são: - Será seguro ir tirando um bocado de areia de cada vez que faço 1 TPA e ao fim de 3 ou 4 TPAs colocar o areão todo novo? - Por outro lado, que tipo de areão será mais viável? O que tenho é sugar size comprado na Aquaristic. Tem lá outros dois tipos: 1mm e 2,5mm. Que acham? Abraço Hugo
joao_judicibus Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Boas Hugo, Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto. Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização.... Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm. Abraço Abraço, João Judicibus
bpimenta Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Apenas para concordar com o que o João disse. Também tive o "nevoeiro" que falas quando substitui o areão. Cumprimentos Boas Hugo, Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto. Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização.... Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm. Abraço --------------- http://bpimenta.co.nr
Hugo Duarte Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 Boas Hugo, Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto. Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização.... Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm. Abraço Boas João, de facto tenho que substituir o areão. Começa a perturbar os corais e não pode ser... E vais usar so de 2,5mm? Não será muito grande? Nunca vi nenhum aqua com essa granulometria. Abç
joao_judicibus Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Boas Hugo, Neste momento já troquei de aquário, usei o meu antigo areão mais o areão que tinha no Jaubert ( ARM da carib Sea, com 2.5 mm de grão ). Algumas zonas nota-se a mistura do areão e noutras não, mas até gostei do efeito. Quando vieres a Lx, avisa e vês "in loco". Abraço Abraço, João Judicibus
Hugo Duarte Publicado: Abril 24, 2010 Autor Publicado: Abril 24, 2010 Boas, estava a pensar usar este areão Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate que tem uma mistura de granulometria de 1 a 2,5mm. Só não sei é se a Valencianea se vai engasgar com este areão Que acham? Ou sugerem outro tipo de areão? Abç Hugo
joao_judicibus Publicado: Abril 24, 2010 Publicado: Abril 24, 2010 Boas Hugo, Eu já usei areia viva, no primeiro aquário, mesmo para descargo de consciência, mas este último areão seco que usei fez exactamente a mesma coisa.... Mas, como te digo, se nunca experimentas-te, experimenta, mas não todo, acho que gastas dinheiro desnecessáriamente. Abraço Abraço, João Judicibus
Recommended Posts