Tozé Nunes Publicado Abril 19, 2010 Publicado Abril 19, 2010 (editado) por favor peço a vossa ajuda para o seguinte problema: Já perdi 2 espadas e 2 caracois e tenho 2 colisas super-inchados e com os olhos salientes, será que ainda vou a tempo de os salvar? por favor ajudem-me. a agua tem ph a 6.9/7, 0 de amónia e 0 de nitratos, aumentei a temperatura de 24º para 26º, será suficiente? tenho além dos 2 colisas, 7 tetras cardinais, 6 neon chineses, 1 espada femea e 6 ampularias num aquario com 135 lts agradecia respostas o mais rápido possivel a ver se paro esta sangria, 1 abraço António Nunes Editado Abril 24, 2010 por brancaman Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
J_Rosado Publicado: Abril 20, 2010 Publicado: Abril 20, 2010 Boas, Introduzis-te algo recentemente no aquario? Plantas, peixes ou invertebrados? Como estamos de manutenção? TPA's em dia? Pode ser bacteriano, mas é necessário dares mais informação para alguém te poder ajudar com alguma certeza, como por exemplo: - Dimensão do aquario; - Habitantes existentes e se houve alguma recentemente; - Doenças recentes; - Dureza da água (sobretudo KH) - Caracteristicas do aquario (plantado? Co2? filtros? Manutenção periódica? TPA's?) Porque dizer-te que é uma doença de origem bacteriana e para fazeres isto ou aquilo é o mais fácil, mas posso não te estar a ajudar porque muitas vezes o problema está na qualidade da água ou existem aspectos que podem influenciar o diagnóstico e consequente o tratamento adequado. Abraço e boa sorte A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Tozé Nunes Publicado: Abril 20, 2010 Autor Publicado: Abril 20, 2010 (editado) boas, realmente eu fiz a mudança de aquario de um 65L para 130L no fim de semana anterior, mantendo o filtro exterior e aproveitando toda a agua antiga. os peixes existentes eram à altura da mudança: 1 espada macho com um ano(RIP) 2 espada femeas com uma semana (uma delas foi a 1º baixa, a outra parece-me estar saudável) 2 colisas chuna com dois meses 8 caracois maça com tres meses 6 neon chineses com dois meses 7 tetra cardinal com uma semana tb flora hz e egerias densa já existentes rotalas, sessifloras e blixas acrescentadas ao novo aquario troncos co2 fermentação ph 6,9/7º filtro tetra 600lt/h kh/GH? 4º não sei ql só tenho um teste de um deles scalare 72x50x45 36w luz (breve upgrade para o dobro) ultima tpa de 30 lts efectuada no sabado, logo após retirada da espada no domingo retirei o espada e dois caracois hoje à noite vou montar um aquario hospital(40L) e colocar os colisas lá e adicionar esha 2000, agua a 29/30º? parece-vos bem? devo adicionar sal tb? e o que faço no comunitário- devo fazer tratamento preventivo tb? Editado Abril 23, 2010 por brancaman Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Abril 20, 2010 Autor Publicado: Abril 20, 2010 ok, cheguei a casa e não tinha baixas retirei 30 lts ao aquario e coloquei-os num aquario hospital, aumentando a temperatura para 30º o problema foi apanhar um dos colisas ( o menos inchado) coloquei 8 gotas de esha 2000 agora é esperar. duvidas... devo por sal? e quantidade? o aqua comunitário logicamente levou reposição de agua(30 lts), os peixes e caracois parecem estar bem, devo colocar esha 2000/sal/ aumentar a temperatura (actualmente 26º)? Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
J_Rosado Publicado: Abril 21, 2010 Publicado: Abril 21, 2010 (editado) Boas, Se o comunitário está bem (até ver) não faças nada. Quanto ao sal se o adicionares (pouco, ex. colher de café para os 30 L) é apenas no aquario hospital, pois se tens plantas no comunitário lembra-te que elas não gostam de sal. Em relação ao aquario hospital, não concordo com o facto de teres aumentado a temperatura para 30ºc, pois no caso de ataque bacteriano tal não é recomendável, mas se voltares a baixar lembra-te de o fazer gradualmente. Boa sorte! Editado Abril 21, 2010 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Tozé Nunes Publicado: Abril 21, 2010 Autor Publicado: Abril 21, 2010 boas, até agora tudo na mesma, sem baixas :D adicionei ontem uma colher de chá de sal no hospital agora coloquei a 2ª dose de esha2000, mas não noto melhorias no inchaço dos colisa, se aé ao fim-de-semana não diminuir dou-lhes ducolax entretanto no comunitário tudo parece normal, a ver vamos já reduzi para 28º amanhã baixo para 26º, pode ser? Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 ok, relatório diario os pacientes continuam vivos, assustei-me um pouco quando cheguei a casa, estavam muito parados e o que tinha o quadro clinico pior perdeu um bocado de cor, assim mais para o pálido, apesar de ter reduzido o inchaço, mantendo os olhos salientes. o outro colisa é que, parece-me a mim, o obriga a ir mexendo-se, fiz uma tpa de 10l, reduzi o termostato para 26º e adicionei a 3ªe última dose de esha2000. Entretanto no comunitário tudo se mantêm igual, o que me deixa muito feliz meanwhile, adquiri uma madeira difusora da redsea, para colocar no hospital, mas aquilo não bomba, será normal? a bomba de ar- uma tagus 1000- só com o tubo em escape livre larga 10 bolhas por segundo (mais bolha, menos bolha) Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Abril 23, 2010 Autor Publicado: Abril 23, 2010 boas, se alguem ainda tiver o trabalho de vir aqui ler isto, o meu muito obrigado, só gostava que fossem mais participativos! ok, dia 4 do internamento: um dos colisas - o menos afectado - parece-me pronto para receber alta, mas não quero deixar o/a companheiro/a sozinho/a (quando mos venderam garantiram que era um casal, coisa que até hoje não consegui confirmar, por ignorância minha - parece-me) o paciente que continua a requerem muitos cuidados desinchou bastante, será da cura ou de não comer? e quando está mais parado fica assim meio de lado - parece aqueles barcos que começam a meter agua! mantêm os olhos salientes e por isso mesmo resolvi continuar o tratamento com esha 2000 por mais dois dias, a ver se melhora. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Visitante Publicado: Abril 23, 2010 Publicado: Abril 23, 2010 É melhor manteres o tratamento, olhos inchados e meia de lado não é normal. Se tiveres problemas diz que existe sempre alguém que ajuda. Como todo corre bem as pessoas passam e seguem, é normal
Tozé Nunes Publicado: Abril 24, 2010 Autor Publicado: Abril 24, 2010 (editado) foto do peixe mais debilitado a 19 de abril foto do peixe mais debilitado a 23 de abril foto do outro peixe a 23 de abril Editado Abril 24, 2010 por brancaman Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Abril 24, 2010 Autor Publicado: Abril 24, 2010 ok, relatório diário do hospital, dia 5 peixes ainda vivos, nova dose de esha 2000 peixe que aparece nas fotos 1 e 2 acima passa o dia ao cimo da agua em posição quase vertical, dá para perceber pelas referidas fotos a evolução da doença de super inchado a quase esqueleto, mas enquanto ele lutar pela vida eu não baixo os braços. peixe da ultima foto continua na mesma, só não o transfiro já para o comunitário por receio de contaminação e por também fazer companhia ao outro, é tipo a família que está a acompanhar o paciente. já agora e apesar da má qualidade das fotos será possível identificar o sexo deles? sinceramente agradecia que vocês se manifestassem, para não me sentir tão só nesta luta ah, no comunitário apareceu um cacho de ovos das ampulárias e um dos cardinais está assim pó redondinho, estará gravida? Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
jorgehcosta Publicado: Abril 25, 2010 Publicado: Abril 25, 2010 Olá António Tal como tínhamos falado essa situação não será fácil de resolver. Pelas fotos parece-me Hidropsia... Faz uma pesquisa na net e poderás confirmar se é isso ou não. Nas fotos não se consegue identificar se é um casal, mas nas colisas é extremamente fácil de distinguir, os machos apresentam uma cor mais intensa e a barbatana dorsal termina em bico, enquanto na fêmea a barbatana na ponta é redonda. As melhoras dos meninos Abraço Jorge Costa Um Abraço Jorge Costa
Tozé Nunes Publicado: Abril 26, 2010 Autor Publicado: Abril 26, 2010 (editado) olá, este vai ser o último relatório deste tópico, visto um dos peixes ter morrido esta noite, mas vamos por partes: ontem, domingo, decidi dar alta do hospital ao colisa que se apresentava em bom estado- o da ultima foto acima e coloca-lo no comunitário, onde todos se encontram de boa saúde, até ver. Foi uma atitude talvez um pouco arriscada, mas entendi que já tinha feito a sua quota-parte de companheirismo e ainda havia a possibilidade de me adoecer devido ao estar exposto ao estado terminal do outro. De seguida fiz uma tpa de 10L no hospital e dei nova dose (a sétima!) de esha 2000 e fiquei a aguardar por melhorias . Encontrava-se junto à superficie o tempo todo, só se mexendo quando eu lhe tocava no corpo. Fui me deitar e de manhã quando me levantei fui encontra-lo rigido e meio enrolado exactamento no mesmo sítio onde se encontrava sempre. Foi com tristeza e algum alívio que o retirei do aquário. Desta experiência retirei boas ilações, a ver: Foi provavelmente da passagem de peixes entre aquarios que surgiu o problema, apesar de ter utilizado a agua, o areão e o filtro do anterior na montagem do novo. O stress causado deixou marcas evidentes tendo morrido 1 casal de espadas, dois caracois e o colisa. Destes só a espada era recente ( uma semana). E perdi o meu peixe favorito (todos temos um) do qual e em jeito de memória aqui apresento foto do Benfica. Obrigado por terem seguido este tópico, as melhoras dos vossos peixes que estejam doentes e o meu muito obrigado a todos aqueles que de uma forma ou outra me ajudaram/deram conselhos/ incentivaram nestes momentos. OBRIGADO. António Nunes Editado Abril 27, 2010 por brancaman Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Visitante Publicado: Abril 26, 2010 Publicado: Abril 26, 2010 Bem António, ninguém está livre de um azar desses, mas temos de seguir em frente.
Recommended Posts