Emerson.fuchs Publicado Abril 18, 2010 Publicado Abril 18, 2010 Boa tarde pessoal. Precisava de uma grande ajuda de voces. Ha pouco comprei um aquario de presente a minha esposa, mas sou eu o responsavel pela manutencao e venho tendo alguns problemas. Tenho 4 peixes dourados ainda pequenos (por volta de 6cm cada) - Meu aquario e um Juwel de 60 litros que ja comprei novo e completo. Possui lampada fluorescente day lite de 15watts / 438mm, um filtro interno com bomba de 280 l/h, termostato, termometro. - Tenho duas plantinhas anubias, 1 tronco e no fundo tenho somente cascalho (pedrinhas), tudo comprado na loja e recomendado pela vendedora. Acho que em Portugal voces chamam o cascalho de areao, nao estou certo. Tenho este aquario desde 30/03 e os peixinhos foram colocados em 31/03, portanto nao fiz o ciclo do azoto, pois me faltavam informacoes. Tambem nao fiz testes de niveis de PH, nitritos e nitratos. Os peixes estao bonitos e nao tenho visto mudanca de comportamento deles. Penso que sao bem resistentes. Fiz ate hoje duas TPA's de aprox. 30% visto que a agua tem ficado um tanto turva mais para branco. Depois da primeira TPA em 13/04 ela ficou mais clara, porem hoje novamente fiz outra pois ficou turva novamente. Percebi que uma especie de farelo se deposita em cima das anubias. Parece uma poeira e estou preocupado com a saude das plantas e dos peixinhos e gostaria de pedir uns conselhos de voces, experientes no assunto. - De onde devo partir para controlar esse farelo e a coloracao da agua? O tronco que tenho nao havia sido fervido quando o coloquei no aquario dia 31/03. Comprei tambem na loja e apenas o lavei bem com agua da torneira. Usei um anti-cloro para tratamento da agua antes da por os peixinhos e toda agua nova tambem e tratada antes de entrar no aquario. Fervi o tronco hoje apos ler um topico sobre agua turva - Ambas TPA's foram feitas com sifonagem de fundo do cascalho. Penso que estava dando muita comida aos peixes e por isso fiz uma limpeza no aquario (sifonagem e filtro). Desde o inicio nunca tive uma agua cristalina e isso me preocupa bastante. - O meu filtro e interno e tem apenas uma esponja azul no interior que faz a filtragem da agua. Quando limpo o filtro (na propria agua do aquario retirada antes) eu mato as bacterias benignas que estao nele? E quando faco a sifonagem de fundo tambem mato as bacterias? Li que elas sao necessarias para manter a agua cristalina e o bem estar no habitat, entao nao sei se o que fiz esta bem ou nao. - Devo colocar um filtro externo para meu aquario? Esse que comprei veio completinho e a vendedora me disse que nao precisava de mais nada, mas agora tenho minhas duvidas. - Sei que 4 kinguios para este aquario e muito peixe, mas ainda sao pequenos. Mesmo assim voces acham que ja a populacao de peixes e muito grande? A loja disse que quando ficarem maiores terei ou que troca-los para um aqua maior ou devolver a loja por falta de espaco para eles. No inicio tinha 2 kinguios e um casal de molinesias, mas o machinho atacava os kinguios e decidi devolve-los e manter apenas os dourados para nao haver briga. - O que devo fazer para ter um ambiente harmonioso, com plantas e peixes saudaveis com agua cristalina? Muito obrigado e um abracao aqui da Polonia. Citar
Ugenio17 Publicado: Abril 18, 2010 Publicado: Abril 18, 2010 primeiro temos que saber os dados sobre seu aquario, as dimensões dele, qual a capacidade do filtro, como é a iluminação do aquario, todas essas coisas são importantes pra se ter uma boa agua e para que os peixes estejam saudaveis, quanto tempo depois de ter montado o aquario você introduziu os peixes? e a vegetação como está? uma foto ajudaria bastante cumps. Citar
Emerson.fuchs Publicado: Abril 18, 2010 Autor Publicado: Abril 18, 2010 @gajo_com_falta_de_oculos: 60L o aquario, 280 l/h a bomba. É normal a água ao início ficar "turva" ou "esbranquiçada", isso com o tempo passa.. O tronco é normal criar uma "nhanha" branca que se pode soltar do mesmo, convinha era ter um bichos para comerem isso.. tipo camarões, L's ou SAE. Obrigado jbrazio, Voce saberia me dizer se fazer TPA's frequentes afetaria de alguma maneira a criacao da colonia de bacterias no filtro e no aquario? e seria necessario instalar algum outro tipo de filtro ou somente o original do aquario me basta? Valeu e abs, Emerson Citar
crush Publicado: Abril 18, 2010 Publicado: Abril 18, 2010 Atendendo que não fizeste o ciclo de azoto e que tens peixes de água fria que fazem muita porcaria (e ainda por cima dizes que dás comida a mais - dica: para saber a quantidade mais ou menos, a comida deve ser comida em 2 minutos. Se demorar mais, é sinal que estás a colocar demasiada comida), deves fazer TPAs frequentes. Talvez até mais do que uma por semana. Não faz bem às bactérias, no início do ciclo, mas neste momento tens mais que preocupar-te com os teus peixinhos, por isso, tens mesmo que fazer. Quanto à lavagem do filtro, não sei como a fazes, mas não deves passar por água da torneira. Deves sim, quando fizeres uma TPA, usar a água que tiraste do aquário para limpar a esponja, pois desta forma, não matarás a colónia de bactérias. A água não estar cristalina pode ser por muitas coisas: morte de bactérias, fraca filtração, falta oxigenação (há corrente de água visível?), areão e tronco não fervidos, poluição...Ou provavelmente um misto de algumas destas coisas... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Emerson.fuchs Publicado: Abril 19, 2010 Autor Publicado: Abril 19, 2010 Atendendo que não fizeste o ciclo de azoto e que tens peixes de água fria que fazem muita porcaria (e ainda por cima dizes que dás comida a mais - dica: para saber a quantidade mais ou menos, a comida deve ser comida em 2 minutos. Se demorar mais, é sinal que estás a colocar demasiada comida), deves fazer TPAs frequentes. Talvez até mais do que uma por semana. Não faz bem às bactérias, no início do ciclo, mas neste momento tens mais que preocupar-te com os teus peixinhos, por isso, tens mesmo que fazer. Quanto à lavagem do filtro, não sei como a fazes, mas não deves passar por água da torneira. Deves sim, quando fizeres uma TPA, usar a água que tiraste do aquário para limpar a esponja, pois desta forma, não matarás a colónia de bactérias. A água não estar cristalina pode ser por muitas coisas: morte de bactérias, fraca filtração, falta oxigenação (há corrente de água visível?), areão e tronco não fervidos, poluição...Ou provavelmente um misto de algumas destas coisas... Olá. Sim, quanto à alimentação, já está controlada. Realmente estava dando muito antes. Há corrente de água visível sim. Continuarei fazendo TPA's frequentes e monitorando a claridade da água. Ações tomadas: fervi o tronco, diminuí a qtdade de alimento e TPA's 1 mais frequentes. Espero que consiga sanar o problema. Muito obrigado pelas sugestões. Manterei posts na sequência. Citar
Recommended Posts