Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Como o titulo indica estou a ter um problema com algas verdes no vidro frontal do aqua.

Elas começaram por parecer pó acumulado no vidro mas ultimamente começaram a adquirir mais "volume" e a ficarem mais verdes.

A questão é que tenho dois ancistrus mas parecem não darem conta da situação.

Tenho dado courgette aos ancistrus...será por isso que não me limpam as algas? é que eles limpam tudo...plantas,tronco etc... mas onde eu queria que eles limpassem ...nada!!

tenho somente 15 w de luz no aqua e inicialmente tinha ligada 10 horas /dia.

reduzi para 8 horas/dia e faço tpa semanal de 30%.

Porem já é a 3ª tpa que faço e o problema persiste.

tenho o aqua plantado com algumas anubias,um pedaço de musgo de java e a parte traseira com valisnérias como podem ver na foto do meu avatar. o substracto é Tropica Aquacare.

De referir ainda que o aqua é capaz de apanhar alguma luz natural de uma janela próxima mas a mesma tem uma cortina e não consigo mudar o aqua de sitio...tem mesmo que ficar onde está....mas creio que a luz que pode eventualmente apanhar será muito pouca e nunca de uma forma directa tipo exposição solar.

O que aconselham??

Estou mesmo a ficar farto de ver aquelas coisas no vidro e não queria ter que recorrer aquelas cenas de imã para limpeza dos vidros pois já li algures que se corre o risco de riscar o vidro.

Qualquer ajuda é bem vinda!!

Obrigado e Cumprimentos

Editado por mrross
Publicado:

Boas,

Pela descrição penso que são greenspot e a causa é a luz directa da janela, ou niveis de CO2, fosfatos baixos. A razão pela qual os ancistrus não as comem é porque as greenspot são duras ou seja mesmo que lá andem nao vão conseguir remover na totalidade e volta a desenvolver de novo, o que pode ajudar a comer a greenspot são as Neritina Zebra ou entao tenta remover o maximo com uma lamina de barbear :o .

De qualquer das maneiras coloca a questão do tópico Algas a ajuda pode ser mais rápida e filtrada .

Cumps

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

O meu aquário "Pinni"

Publicado:

Boas

Como o titulo indica estou a ter um problema com algas verdes no vidro frontal do aqua.

Elas começaram por parecer pó acumulado no vidro mas ultimamente começaram a adquirir mais "volume" e a ficarem mais verdes.

A questão é que tenho dois ancistrus mas parecem não darem conta da situação.

Tenho dado courgette aos ancistrus...será por isso que não me limpam as algas? é que eles limpam tudo...plantas,tronco etc... mas onde eu queria que eles limpassem ...nada!!

tenho somente 15 w de luz no aqua e inicialmente tinha ligada 10 horas /dia.

reduzi para 8 horas/dia e faço tpa semanal de 30%.

Porem já é a 3ª tpa que faço e o problema persiste.

tenho o aqua plantado com algumas anubias,um pedaço de musgo de java e a parte traseira com valisnérias como podem ver na foto do meu avatar. o substracto é Tropica Aquacare.

De referir ainda que o aqua é capaz de apanhar alguma luz natural de uma janela próxima mas a mesma tem uma cortina e não consigo mudar o aqua de sitio...tem mesmo que ficar onde está....mas creio que a luz que pode eventualmente apanhar será muito pouca e nunca de uma forma directa tipo exposição solar.

O que aconselham??

Estou mesmo a ficar farto de ver aquelas coisas no vidro e não queria ter que recorrer aquelas cenas de imã para limpeza dos vidros pois já li algures que se corre o risco de riscar o vidro.

Qualquer ajuda é bem vinda!!

Obrigado e Cumprimentos

Publicado:

boas de novo

Estive a pesquisar e parece-me que o tenho é isto:

Green Dust Algae (GDA)

greendust.jpg

Green Dust Algae (GDA) is a “dusty” green film that appears on the surface of the glass. It’s caused by zoo-spores, and seems to avoid attaching to hardscape items or plant leaves.

Se bem que o meu vidro ainda não chegou a este extremo...

Logo a noite a ver se consigo tirar uma foto para colocar aqui.

Entretanto ajuda é bem vinda...

Cumprimentos

Publicado:
Só tens de por uns quantos destes.

Obrigado pela resposta

Por uns quantos entende-se quantos? 2/3? ou mais?

O meu aqua não é mto grande e não queria estar a enche-lo de caracois...

Desculpa la a pergunta mas quem não sabe pergunta.... :)

Cumprimentos

Publicado:

Olá,

a minha sugestão só remedia o problema, não o elimina pois desconheço os motivos que levam ao aparecimento dessas manchas verdes...

o que faço (estive mm agora a fazer antes do jantar e vou acabar daqui a pouco) é separar o iman de limpeza e usá-lo como esfregão.

Ou seja, pego nas duas partes, coloco de lado a peça que fica de fora do aqua e, à mão, esfrego lentamente essas área do vidro que têm isso.

No meu caso é no vidro de trás... com calma, para a água não transbordar com os movimentos do braço, conseguirás limpar isso tudo na boa.

Neste caso, sugiro que mantenhas o filtro ligado, para que essas particulas possam ser levadas para o filtro e não fiquem em suspensão na água, onde poderiam voltar a encontrar um vidro onde se agarrarem...

isto é o que faço. Se está certo ou não, nao sei. O que sei é que, por agora, resulta.

AB!

Publicado:
Olá,

a minha sugestão só remedia o problema, não o elimina pois desconheço os motivos que levam ao aparecimento dessas manchas verdes...

o que faço (estive mm agora a fazer antes do jantar e vou acabar daqui a pouco) é separar o iman de limpeza e usá-lo como esfregão.

Ou seja, pego nas duas partes, coloco de lado a peça que fica de fora do aqua e, à mão, esfrego lentamente essas área do vidro que têm isso.

No meu caso é no vidro de trás... com calma, para a água não transbordar com os movimentos do braço, conseguirás limpar isso tudo na boa.

Neste caso, sugiro que mantenhas o filtro ligado, para que essas particulas possam ser levadas para o filtro e não fiquem em suspensão na água, onde poderiam voltar a encontrar um vidro onde se agarrarem...

isto é o que faço. Se está certo ou não, nao sei. O que sei é que, por agora, resulta.

AB!

Obrigado pela tua resposta.

No entanto já li que estas algas se "reproduzem" por esporos e que por isso não convém raspá-las do vidro pois ao fazer isso estas a descolá-las do vidro directamente para a coluna de água e a proporcionar que elas se reproduzam.

Isto foi o que li...agora se está certo ou não tambem não sei...

Há quem diga que a melhor forma de controlar isto é de facto através dos caracois,outros dizem que a injecção de co2 no aqua ajuda,outros ainda dizem que tapar o aquario todo com panos ou plasticos pretos para não entrar luz nenhuma durante uns dias que é remédio santo....

Não sei bem o que fazer...isto existem uma serie de opiniões diferentes para o mesmo problema....estou um bocado á toa.

Por enquanto decidi reduzir ainda mais o foto-periodo...tinha inicialmente 10 horas /dia,passei para 8 e agora diminui para 6.

Pode ser que ajude.

Vou tentar fazer a mistela de co2 caseiro e arranjar 2 ou 3 caracois e depois logo se vê...

na pior das hipoteses arranco aquilo á facada e faço uma salada.... lol

Cumprimentos

Publicado:

ja tive essa alga no meu nano, apanhei-a porque usei areão fino do rio. Nao usaste nada apanhado na natureza? sei que as ampularias douradas as comem muito bem. se as neritinas também, melhor ainda. também podes ir fazendo TPAs. 2 caracois, nao vai funcionar, vao limpar bem, mas como isso cresce... precisas de mais.

• Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado: (editado)
ja tive essa alga no meu nano, apanhei-a porque usei areão fino do rio. Nao usaste nada apanhado na natureza? sei que as ampularias douradas as comem muito bem. se as neritinas também, melhor ainda. também podes ir fazendo TPAs. 2 caracois, nao vai funcionar, vao limpar bem, mas como isso cresce... precisas de mais.

Boas

Obrigado pela resposta.

Utilizei uns calhaus que apanhei na natureza no inicio da montagem mas escovei-os e fervi-os mto bem e além disso só estiveram prái umas duas semanas no áqua.

Penso que não tenha sido disso...penso que tenha sido por excesso de nutrientes na agua...

Estou a pensar em fazer uma mistura de soluções....

1º limpar com a cena de iman.

2º colocar co2 caseiro

3º colocar uns caracolitos.

O que achas?

Obrigado

Editado por mrross
Publicado:

No meu caso o iman resultou. Sem TPA nenhuma entretanto, não voltaram.

Mas eu tb n tenho grande iluminação...